Porto Santo, esta é a joia escondida paradisíaca ao lado da Ilha da Madeira

Pin
Send
Share
Send

Ilha de Porto Santo perto da Madeira em Portugal

Você já ouviu falar da ilha de uma ilha paradisíaca perto Madeira chamado Porto Santo? se não fosse por um capricho do destino, certamente não voltaríamos, e teríamos voltado sem saber.

Em nossa recente viagem à Madeira quando estávamos prestes a pousar no aeroporto, eles nos disseram que, devido ao forte vento, tinham que desviar o avião para as proximidades Ilha do Porto Santo.

Devido à sua localização geográfica,Madeira Tem ventos fortes que podem complicar o pouso, o que já sabíamos, mas o que não sabíamos é o que acontece se esses ventos o impedirem.

Ilha de Porto Santo perto da Madeira em Portugal

E já temos a resposta, eles desviam você para o Ilha do Porto Santo até o vento diminuir e você pode terra na Madeira de novo.

Mas isso nos fez saber que existe uma jóia escondida, uma bela ilha dos quais nunca ouvimos falar, eles guardam como um de seus grandes segredos.

Obviamente, naquele primeiro vôo, não podíamos sair para visitar a ilha, mas já estávamos na retina com as vistas do avião daquelas longas praias que nos fizeram reservar um dia para visitar Porto Santo.

Características do Porto Santo

É uma pequena ilha muito parecida com uma paraíso no Atlântico perto da Madeira e da costa africana, onde vivem cerca de 5.000 pessoas durante o ano e nas quais 60% das casas da ilha pertencem a habitantes da Madeira.

Onze quilômetros de extensão, em Porto Santo nove quilômetros de uma imensa praia de areia fina e águas azuladas e cristalinas de um paraíso tropical.

De fato, Porto Santo é uma ilha com seis pequenas ilhas que a cercam, que há muito tempo se uniram, como refletido por estudos geológicos recentes, de modo que era quatro vezes maior que hoje.

Como o Porto Santo foi formado

A primeira coisa que chama a atenção nesta ilha são as suas enormes praias, algo muito raro em ilhas de origem vulcânica. E isso é devido a uma natureza única que ocorreu na ilha com o passar do tempo.

30.000 anos atrás, o Ilha do Porto Santo Já estava acima do nível do mar e era uma ilha tropical com um clima quente e úmido de águas quentes, completamente cercado por recifes de coral típicos do atual mar do Caribe.

Após as glaciações, as águas recuaram e todos esses recifes de coral foram expostos aos fortes ventos polares que eventualmente corroeram e se decompuseram.

Ilha de Porto Santo perto da Madeira em Portugal

Os restos acabaram sendo transportados por via aérea para a ilha para cobrir uma parte importante dela. Por ele Porto Santo tem praias arenosas isso não pode ser comparado a quase qualquer lugar do mundo.

Esta areia gaseificada, por sua origem, é composta por muitas substâncias que se dissolvem em contato com o suor da pele e promovem sua absorção através da pele.

Como anedota, eles nos disseram que nas escolas da ilha eles têm um experimento que são ensinados quando crianças, onde tiram areia da ilha para compará-la com outra areia da Europa.

Em dois recipientes separados, coloque as areias diferentes e misture-as separadamente com suco de limão; Somente a areia do Porto Santo sofre efervescência com o ácido contido no limão.

Atualmente, essas arenas estão sendo investigadas por muitos cientistas de universidades europeias.

Ponta da Calheta no Porto Santo perto da Madeira em Portugal

História do Porto Santo

Ele Descoberta do Porto Santo Foi o início da história que terminaria a descoberta da América e, como muitas das grandes descobertas, foi por acaso.

Alguns marinheiros portugueses que navegaram ao longo da costa africana em busca de novas rotas para o leste, e durante uma tempestade o navio quebrou as amarras e navegavam sem rumo para o mar.

Naquela época, acreditava-se que a terra era plana, então eles pensaram que iriam morrer, mas tiveram uma surpresa no final desta ilha. É por isso que a ilha tem esse nome, pois consideraram um milagre ter sobrevivido.

Embora acidental, foi o início das viagens do Atlântico ao litoral, que terminaria com a descoberta do novo mundo.

Porto da ilha do Porto Santo perto da Madeira

Sabe-se que Cristóvão Colombo ele viveu na Madeira dois anos antes da descoberta da América, e ele tinha algumas terras em Porto Santo. E é dito que foi aqui que ele começou a estudar as marés que o levaram a zarpar na jornada histórica para o novo mundo.

Como chegar a Porto Santo

Uma razão que Porto Santo ser uma ilha desconhecida é que você só pode chegar lá por ferry da Madeira ou por avião.

A balsa é a maneira mais comum de ir para a ilha, mas a mais lenta. Sua jornada dura pouco mais de duas horas e parte do porto do Funchal todos os dias, logo pela manhã, retornando no final da tarde.

O passeio de barco tem uma vantagem, além do preço, e se você tiver sorte, poderá chegar veja baleias ou golfinhos durante a viagem, pois é uma área muito frequentada por cetáceos.

Os ingressos podem ser comprados ali ou com antecedência na internet.

Avião para voar para a ilha do Porto Santo da Madeira

A outra opção é ir para Porto Santo de avião em uma viagem de apenas 15 minutos, apesar de voar fora de estação nesta ilha, dificilmente existem alguns vôos.

No verão, os vôos são intensificados e os aeroportos disponíveis são ampliados, para que você possa voo para Porto Santo de Lisbon and Porto, bem como de outras partes da Europa, como Dinamarca ou Londres.

Fizemos nossa visita ao Porto Santo voando da Madeira em um pequeno avião de cerca de 20 assentos, que é o que faz o percurso. Saímos de manhã e voltamos à tarde, então conhecemos a ilha inteira em um dia.

Talvez se soubéssemos antes quando planejamos a viagem à Madeira, teríamos planejado passar a noite em Porto Santo para passar um dia na praia relaxante.

O que ver e fazer no Porto Santo

A primeira coisa que vamos dizer é que a ilha é tão pequena e desconhecida, que em Google Maps Você dificilmente encontra referências dos principais locais.

Casa da Serra na ilha do Porto Santo da Madeira

Casa típica Porto Santo

A maioria das pessoas vive perto da praia e ao redor do aeroporto e muito poucas são as casas que estão em outras áreas. Mas, para saber como os assentamentos onde os habitantes da ilha moravam, você deve se mudar para um dos extremos da ilha.

Muito perto do porto por estradas estreitas e sujeira é Casa da Serra.

É uma casa que um habitante da ilha reconstruiu sem nenhum lucro, simplesmente por não deixar o tempo desaparecer. É a casa de seus antepassados ​​e onde viveu até os 8 anos de idade, e que agora ele mantém aberto ao público. Um belo enclave entre montanhas.

Além de conhecer nela a história de como os habitantes da região viviam, você pode ver os abrigos em que a população se escondia quando chegaram os ataques de piratas que antes assolaram a ilha.

Alertamos que esta visita não aparece em quase nenhum guia, mas vale a pena fazer e é gratuita.

Casa da Serra na ilha do Porto Santo da Madeira

Você também pode comprar produtos locais fabricados como eram anos atrás, e que de outra forma você não saberia (comprar esses doces ajuda-o a manter a casa)

Usinas de Porto Santo

Para poder estocar, os habitantes da ilha construíram moinhos semelhantes aos encontrados em Castilla la Mancha, na Espanha.

Eles estão localizados no alto das montanhas, onde um dos pontos de vista mais bonitos da ilha está localizado, de onde você pode ver a grande praia que circunda a ilha e o porto onde as balsas chegam.

Moinhos na ilha do Porto Santo, perto da Madeira

Duna do Paleo Porto Santo

Um ótimo exemplo de como a ilha estava coberta de areia formada por restos de coral é a paleo dunes.

No norte da ilha, encontramos uma paisagem mais típica do Guerra das galáxias ou de Marte. São dunas que atraem bastante atenção porque não estão próximas ao mar, mas no alto dos penhascos.

É chamado paleo dune porque toda a vegetação e pequenos animais como caracóis que estavam lá foram cobertos pela areia da duna e acabaram fossilizados.

Encorajo-vos a que, quando você anda pelas dunas, olha para a areia porque encontrará muitos restos à primeira vista.

Dunas do Paleo na ilha do Porto Santo, perto da Madeira

Observe também as diferentes estratificações que o vento forma nas dunas.

Jardim Tropical em Porto Santo

Porto Santo É uma ilha com clima seco e pouca chuva, mas isso não impediu a implementação de um projeto privado de construção de um jardim tropical como o de milhares de anos atrás.

É realmente uma excentricidade, pois por muitos anos o caminho para levar água ao jardim era quase manual. Eles tiveram que procurar por várias viagens de carro para manter a irrigação.

Atualmente, é um recinto que cresce ano após ano no espaço, onde você pode encontrar muitos animais em liberdade, especialmente vários tipos de pássaros.

Se você for para visite o Jardim Tropical do Porto Santo, vale a pena desfrutar de caminhar em silêncio enquanto ouve a grande quantidade de sons dos pássaros que o levam a muitas florestas tropicais.

Jardim tropical na ilha do Porto Santo, perto da Madeira

Vinhedos em Porto Santo

Embora não haja muito espaço na ilha, eles têm algumas áreas para o cultivo de videiras para produzir vinho.

A produção é muito limitada, entre mil e dois mil litros por ano, e não dá para exportação. veio do Porto Santo Só pode ser provado na ilha e geralmente é reservado para celebrações ou eventos religiosos.

Devido ao clima quente, sua maturação é mais precoce e apresenta alta fermentação que resulta em vinhos com 22 graus de álcool.

Em sua visita, observe que o áreas de vinha Eles geralmente estão cheios de caracóis.

Caracol endêmico na ilha do Porto Santo, perto da Madeira

Apesar de ser um clima seco, nesta ilha há uma caracol rosa que é única no mundo e que tem sido objeto de muitos estudos sobre a evolução de uma espécie isolada e como ela se adaptou às mudanças no clima.

Ele sobreviveu graças a uma planta local que mantém gotículas de água e também é usada na culinária da ilha. 

Campo de Golfe Seve Ballesteros em Porto Santo

Como curiosidade, o Campo de golfe Porto Santo é nomeado após Seve Ballesteros dado que o famoso jogador de golfe espanhol foi quem o projetou.

Fora da temporada de verão, a maior fonte de renda da ilha atualmente é a fornecida pelo campo de golfe.

Campo de Golfe Seve Ballesteros em Porto Santo perto da Madeira

Eles conseguiram isso porque no Porto Santo foi criado um sistema de auto-suprimento para reciclar a água do mar e, assim, poder ter água na ilha e irrigar o campo.

E, curiosamente, a maioria dos visitantes que vêm jogar golfe são turistas da Dinamarca.

Ponta Da Calheta em Porto Santo

Ao extremo ao sudoeste, o área mais próxima da ilha da Madeira É talvez um dos pontos mais bonitos que podem ser encontrados. Nós o conhecemos quando fomos comer no restaurante de mesmo nome Ponta Da Calheta encontrado nesse enclave.

Um dos pontos essenciais a saber é onde estão as águas mais cristalinas.

Ilha de Porto Santo perto da Madeira em Portugal

Para chegar a esse ponto, é necessário atravessar uma área de dunas onde estão localizados alguns dos hotéis da ilha.

Miradouro Das Flores em Porto Santo

Para nós, o ponto de vista mais colorido da ilha está localizado no enclave acima mencionado de Ponta Da Calheta.

É sobre Mirante das Flores, e para acessá-lo é necessário subir uma estrada de terra, que pode ser feita de carro ou de carro. quad.

Deste mirante, você pode ver toda a praia ao longo da ilha e uma das pequenas ilhotas que faziam parte do Porto Santo. Além disso, a partir da altura, os arredores da ilha são muito bem vistos com águas rasas que a tornam com uma cor azul mais clara

Bem ao lado dela é uma enseada que vale a pena ver com um praia de origem vulcânica como os da Madeira.

Mirador das Flores na ilha do Porto Santo, perto da Madeira

Para chegar à área do mar, há um caminho que só pode ser acessado a pé; Se você quiser vê-lo de cima, tenha cuidado, pois é um precipício bastante impressionante.

É uma enseada muito boa de se fazer snorqel e pesca esportiva.

Casa Christopher Columbus em Porto Santo

Como eu disse antes, diz-se que Cristóvão Colombo morou nessas terras e foi onde ele terminou sua jornada para descobrir o novo mundo.

Não saia da ilha sem visite a casa-museu de Cristóvão Colombo o que está no centro de cidade de Porto Santo, em que você pode ver alguns dos objetos da época, além de mapas e todos os tipos de informações sobre as rotas que se seguiram.

Casa-Museu Christopher Columbus em Porto Santo perto da Madeira

Pianos em Porto Santo

Outra das peculiaridades da natureza que são vistas na ilha são as chamadas pianos, formações geológicas raras que ocorrem em áreas compostas de lava.

Nas profundezas da Terra, baixas pressões fortes criaram colunas verticais de lava com formas hexagonais, que surgiram após escavações que buscavam extrair terras para a construção de casas.

Toda a montanha no interior é formada por colunas hexagonais onde estratificações são vistas.

Transporte em Porto Santo

Para deslocar-se pela ilha do Porto Santo o melhor é alugar um carro ou quad para passear por conta própria ou contratar o serviço de uma empresa que ensina a ilha.

Penhasco com pianos no Porto Santo, perto da Madeira

Há também a opção de alugar uma bicicleta, um serviço que várias empresas oferecem na área da cidade velha.

Se você for alugar um carro, pode fazê-lo no mesmo aeroporto que você, mas você precisa considerar algumas coisas.

Existem muitas partes da ilha que não têm estradas pavimentadas, mas existem apenas trilhas de terra; mesmo em algum momento ou outro, então é importante alugar um 4 × 4 ou um quad.

Eu aviso que não é fácil encontrar mapas e informações das estradas, mas como é uma ilha muito pequena, mesmo se você se perder, será muito rápido, portanto, não tenha medo de explorá-la.

É por isso que as pessoas costumam contratar um visita guiada Facilita o transporte e leva você a todos os sites sem se perder. Nós somos o que fizemos e uma garota muito legal chamada Sofia, da Agência SermarEle nos mostrou toda a ilha.

Pin
Send
Share
Send