Gijón - Retábulo do Mar no Museu Casa Natal de Jovellanos

Pin
Send
Share
Send

Retábulo do Mar de Sebastián Olhando para o museu Jovellanos de Gijón

Em sua caminhada pelabairro histórico de Cimavillaem Gijón, há um canto que chamará sua atenção.

É o palácio do final do século XVI que atualmente é a sede do Local de nascimento do Museu Jovellanos, o primeiro museu que abriu na cidade.

De fato, o jurista e político ilustrado no final do século 18, Gaspar Melchor de Jovellanos, nascido em Gijón, é uma das principais figuras históricas ligadas à cidade asturiana.

Museu do Local de Nascimento de Jovellanos em Gijón

Este edifício palaciano era sua cidade natal, que foi aberta ao público em 1971 com um museu que abriga o acervo artístico do município de Gijón e onde um programa para a divulgação e estudo da figura de Jovellanos.

Durante a sua visita de Museu Jovellanos de Gijón você verá uma grande amostra de pinturas e esculturas de artistas asturianos do final dos séculos XIX e XX, bem como obras de artistas europeus dos séculos XVII e XVIII.

Você também pode ver duas salas onde objetos, móveis e obras de arte pertencentes a Jovellanos são apresentados.

Retábulo do mar por Sebastián Miranda no museu Jovellanos de Gijón

Retábulo do Mar

Agora, aponto que o que realmente vale a pena visitar neste museu é ter a oportunidade de apreciar o impressionante trabalho de Sebastian Miranda conhecido como o Retábulo do Mar.

É uma grande escultura em madeira policromada, a obra mais importante do prestigiado escultor asturiano, que ele fez no início dos anos 30 do século passado.

Esta grande obra escultórica mostra uma cena do mercado de peixe Bairro de Cimavilla, onde um leilão está ocorrendo.

É um retrato coletivo no qual, no fundo, há figuras que representam os pescadores e os carregadores de peixes, e no andar superior os compradores aparecem.

Pinturas no museu Jovellanos de Gijón

Quando você está diante dele Retábulo do Mar, não esqueça de olhar para cada grupo de figuras e até mesmo nos detalhes de cada personagem, com sua expressividade. Em suma, um Visita essencial em sua caminhada em Gijón.

Como curiosidade, direi que o trabalho original foi destruído durante o Guerra civil, embora o escultor tenha o gesso original. Em 1971, o Prefeitura de Gijón encarregou o artista de reconstruir o trabalho novamente para fazer parte do novo museu.

O Horário de visita do Museu Casa Natal de Jovellanos em Gijón são, de terça a sexta-feira, das 9,20 às 14 horas e das 17 às 19h30; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h e das 17h às 19h30. O a entrada é gratuita.

Fotos Museu Jovellanos

Aqui você tem mais Fotos do Museu Jovellanos em Gijón.


Pin
Send
Share
Send