Visite a Catedral de Sal de Zipaquirá

Pin
Send
Share
Send

Dia 4: Catedral de Sal de Zipaquirá, saindo de Bogotá

O Catedral de Sal de Zipaquirá É nosso objetivo hoje, com o qual também nos despediremos da capital da Colômbia, depois de alguns dias, pegar o voo para Bogotá e fazer as rotas de Bogotá em um dia e Bogotá em dois dias, o que nos permitiu conhecer isso. Cidade incrível, que temos que confessar, gostamos muito mais do que esperávamos.

E com esse destino em mente, quando são oito da manhã e depois do café da manhã, deixamos o The Grace Hotel, que foi nosso alojamento em Bogotá nos primeiros dias da viagem à Colômbia em 46 dias, para pedir um táxi que O 160000COP nos levará ao nosso alojamento em Zipaquirá, onde conheceremos o Catedral de Sal de Zipaquirá.


Antes de continuar, temos que dizer que o ideal é fazer a viagem de Bogotá a Zipaquirá de transporte público, mas hoje é apenas um dia de desemprego (greve), para evitar esse dia que parece um pouco complicado, temos decidiu pegar um táxi de manhã cedo e, assim, evitar os problemas esperados, começam a surgir na estrada à medida que o dia avança.

Outra opção é optar por um Uber, algo mais barato que o táxi que, até onde sabemos, desaparece da Colômbia em breve, mas que também tivemos que descartar, pois o aplicativo parou de funcionar e depois de tentar várias vezes e vendo que não conseguimos resolver, tivemos que optar pela mudança no táxi

Como ir de Bogotá à Catedral de Sal de Zipaquirá

Existem várias maneiras de vá para Bogotá e Zipaquirá:

  • Ônibus interurbano: Nesse caso, você deve ir ao Terminal de Transportes da cidade de Bogotá, localizado na Diagonal 23, número 69-55 - Setor Salitre, e seguir para o Módulo 3, onde você deve pegar o ônibus Intermunicipal para Zipaquirá. A viagem dura aproximadamente 2 horas e eles partem a cada 45 minutos, das 5h às 22h50 e têm um preço de 5000COP.
  • Ônibus Transmilenio: Esta é outra das maneiras que você pode escolher para fazer a rota de Bogotá a Zipaquirá e, para nós, a mais recomendada para quem deseja ir de transporte público. Você deve ir para o Terminal Norte de Bogotá, onde deve ir para o módulo Intermunicipales para Zipaquirá, que é a Plataforma 2, zona Sul, onde você verá os ônibus marcados com "Zipa".
    A viagem dura aproximadamente 5 minutos e sai a cada 10 a 15 minutos das 5h às 22h50 e o preço é 5500COP.
    É importante notificar o motorista que você deseja parar no centro ou na Catedral de Sal, dependendo do seu destino.
  • Trem turístico: Esta é a maneira mais famosa de ir de Bogotá à Catedral de Sal de Zipaquirá. Este trem, que é como uma velha locomotiva a vapor, percorre algumas das mais belas paisagens de Bogotá.
    O início do passeio é na estação Sabana, localizada na Calle 13 com Carrera 18, e passa por Usaquén, La Caro, Cajicá e termina em Zipaquirá.
    O trem só faz essa viagem no sábado, domingo e feriado, sai às 8h25 da Estação Sabana e o preço é 63000COP por pessoa.
  • Táxi: esta é a opção que escolhemos e esse é um serviço porta a porta. Pagamos 160000COP pela viagem e você deve levar em consideração que, se o fizer, o táxi deverá preencher um formulário, que é uma documentação que os táxis devem preencher de maneira obrigatória com o nome e os dados pessoais do passageiro e enviá-lo. Este documento não tem custo, mas é obrigatório para todos os táxis que prestam serviços fora da cidade.
  • Excursão: Essa seria a opção mais recomendada se você não quiser se preocupar com transporte e também deseja conhecer a história da Catedral de Sal com um guia. Você pode optar pelas seguintes opções:

Excursão à Catedral de Sal de Zipaquirá
Oferta: Guatavita + Catedral de Sal de Zipaquirá
Excursão à Catedral de Sal de Zipaquirá e Villa de Leyva

Além disso, essas opções são perfeitas se você quiser fazer a visita de Bogotá e retornar à cidade à noite.

Catedral de Sal de Zipaquirá

Deixamos um mapa com a rota para ir de Bogotá a Zipaquirá e os locais das diferentes estações e meios de transporte.

Depois de uma jornada de pouco mais de uma hora, na qual encontramos tráfego saindo de Bogotá, chegamos ao hotel Cacique Real, nosso alojamento em Zipaquirá hoje à noite, às 9h30 da manhã, aproveitando para fazer faça o check-in e deixe nossa bagagem e, quando forem 10 da manhã, vá direto para o Catedral de Sal, que é um dos lugares essenciais para ver em Zipaquirá.

Cartões de viagem recomendados

Se você não quiser pagar comissões ao sacar dinheiro de caixas eletrônicos na Colômbia e sempre tiver a troca atual, recomendamos o uso do cartão N26 para pagar e do cartão Revolut e do BNEXT para obter dinheiro e economizar todas as comissões. Todos são gratuitos e também com o Bnext, eles oferecem 5 euros.
Você pode encontrar muito mais informações no post dos melhores cartões para viajar sem comissões.

Catedral de Sal de Zipaquirá

A Catedral de Sal de Zipaquirá, é um dos lugares mais bonitos para se visitar na Colômbia, além de ser um dos lugares essenciais para se visitar em Bogotá, mesmo que seja nos arredores da cidade.

Embora sua origem remonta há 400 anos, quando um importante depósito de sal foi encontrado nesta área de Zipaquirá, foi apenas em meados do século XX que uma pequena capela foi construída na área subterrânea, onde os mineiros rezavam todos os dias .
Hoje podemos encontrar os impressionantes 180 metros subterrâneos Catedral de Sal de Zipaquirá, que é um dos três que existem no mundo, junto com os da Polônia, e que foi aberto ao público em 1954 e teve que ser fechado em 1992 devido a problemas de segurança e, por quatro anos, para ser atolado em um trabalho de restauração feito inteiramente por mineiros, no qual foram extraídas 25.000 toneladas de sal para transformar este lugar no incrível santuário subterrâneo que podemos ver hoje.

Via Crucis da Catedral de Sal

Ao longo da primeira rota, você passará por 14 capelas que representam a Via Crucis, ao longo de quase 400 metros, onde você encontrará painéis diferentes com as explicações de cada um deles para finalmente chegar à última estação onde verá uma nave central impressionante, com uma imensa cruz, considerada a maior do mundo em uma igreja subterrânea, que é a imagem mais conhecida da Catedral de Sal de Zipaquirá.
Depois desta sala, você pode andar por um longo corredor com diferentes lojas e até uma pequena cafeteria, além de uma área com serviço de spa.

Catedral de Sal

  • Horário: todos os dias das 9h às 18h
  • Preço: 59000COP por pessoa

Lembre-se de que você pode visitar a Catedral de Sal com esta excursão à Catedral de Sal de Zipaquirá ou esta oferta: Guatavita + Catedral de sal de Zipaquirá.

Catedral de Sal de Zipaquirá

Dicas para visitar a Catedral de Sal

Deixamos a você uma série de dicas para fazer o visita da Catedral de Sal de Zipaquirá.

  • Para chegar à entrada da Catedral de Sal, você deve seguir um caminho marcado com uma linha branca, que atravessa uma parte plana inicial e, em seguida, subir algumas escadas por aproximadamente 10 minutos através dos quais você chega às bilheterias . Lembre-se de que Zipaquirá está a uma altitude de 2650 metros, por isso é importante facilitar as coisas.
  • Outra coisa importante a saber é que dentro da mina é feita uma jornada de aproximadamente 2,5 quilômetros, a maioria plana.
  • Lembre-se de que ao longo da maior parte da rota subterrânea você não encontrará serviços até o trecho final. No estacionamento há banheiros, na área da primeira cafeteria e também nos armários.
  • Dentro da Catedral de Sal de Zipaquirá a temperatura é mais baixa do que fora, por isso não faz mal usar uma jaqueta fina ou um lenço.
  • O passeio geralmente é guiado, mas se não houver muitos visitantes, eles permitem que você faça isso de graça.
  • A visita dura cerca de 2 horas, dependendo do tempo em que você estiver nas capelas da Via Crucis e na área comercial.

Catedral de Sal de Zipaquirá

Depois de praticamente duas horas e meia, encerramos o visita à Catedral de Sal de Zipaquirá Com a intenção de conhecer agora a cidade, que temos certeza, nos surpreenderá muito mais do que a impressionante catedral.

Coisas para fazer em Zipaquirá

Embora a cidade seja famosa por sua Catedral de Sal, depois da experiência, temos que dizer que é um local altamente recomendado para passar algumas horas, pois possui vários lugares para visitar, além de uma bela arquitetura, que juntos formam um viagem de um dia perfeito de Bogotá.

Museu Arqueológico

Localizado no parque Villaveces neste museu, você pode ver mais de 1000 peças arqueológicas, através das quais você pode entender um pouco mais a vida de algumas das catorze culturas pré-hispânicas mostradas.

  • Horário: quarta a domingo, das 9h às 17h
  • Preço: grátis

Museu Arqueológico

Casa de Nobel Gabriel García Márquez

Também conhecida como alferes Real, esta casa colonial era o local onde Gabriel Garcia Marquez estudou por 4 anos e se formou como solteiro.
Atualmente a casa pode ser visitada e ver o trabalho que algumas escolas da cidade fazem aqui.

  • Horário: todos os dias das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 / Visitas guiadas de quinta a domingo e feriados.

Praça da Independência

Originalmente conhecida como Plaza de Agustín Zapata, essa praça era até recentemente o mercado para mais tarde e como uma comemoração do bicentenário da independência, mudou seu nome e colocou uma escultura de Antonio Nariño, além de transferir a pilha de água da Plaza de los Comuneros até a sua localização atual.
Fica ao lado da Plaza de los Comuneros, um dos centros nervosos da cidade e um dos lugares mais importantes para ver em Zipaquirá.

Praça da Independência

Praça da Comunidade

Esta é a praça principal da cidade, onde as capitulações comunitárias foram assinadas em 1781, um dos eventos históricos mais importantes do país e onde você pode ver algumas das mais belas casas coloniais da cidade, além da Casa do Governo e da Catedral Diocesano
Aconselhamo-lo a desfrutar do local com tranquilidade, sentado em um dos bancos para ver apenas o passe da vida.

Praça da Comunidade

Catedral diocesana

Localizado na Plaza de los Comuneros, encontra-se este impressionante trabalho do clássico romântico dedicado à Santíssima Trindade e San Antonio de Padua. Começou a ser construída em 1804 para substituir a igreja de doutrina franciscana que existia até agora, onde os Capitulações da Comuna foram empossados ​​em 1781 e terminaram 111 anos depois.

  • Horário: aberto apenas durante a missa - todos os dias das 7h às 12h - 18h.
  • Preço: grátis

Catedral diocesana

Passeie por Zipaquirá

Sem dúvida, este é um dos O mais importante a fazer em Zipaquirá além de visitar o Catedral de Sal de Zipaquirá. Também recomendamos que você conheça os lugares que mencionamos, se perca nas ruas circundantes, onde poderá apreciar e entender como mora em qualquer cidade em uma rota pela Colômbia.
Não esqueça de visitar a Calle del Calzoncillo, uma das ruas que levam à Plaza de los Comuneros, uma das mais animadas da cidade.

Calzoncillo Street

Às 2 da tarde e depois de caminhar pelas charmosas ruas de Zipaquirá, chegamos ao restaurante Casa del Chorro, o mais recomendado da cidade, onde pedimos ceviche, overbarriga, cerveja e suco de manga, além de café e infusão por 73000COP . Altamente recomendado!

Ceviche na Casa del Chorro

Após o almoço, decidimos ir ao Cacique Real descansar um pouco até as 17h. Voltamos a Zipaquirá para continuar conhecendo a área mais central da cidade, que continua a nos surpreender e a superar todas as expectativas que tínhamos.

Zipaquira

Além desta caminhada, aproveitamos a oportunidade para nos aproximar da Plaza de los Mártires Zipaquireños, muito perto da Plaza de los Comuneros, onde você pode ver um obelisco comemorando a criação em 1905 do departamento de Quesada, cuja capital era Zipaquirá.
E para finalizar o dia, nada melhor do que um jantar em Cuchufli, vegetariano no centro, com uma atmosfera muito agradável, onde pedimos duas empanadas e pizza vegana, mais suco de amora e cerveja por 25000COP.

Não queremos terminar o post sem lembrá-lo de que, caso tenha menos dias do que nós, você pode visitar perfeitamente a Catedral de Sal de Zipaquirá pela manhã e, em seguida, pegar o transporte privado, com um táxi ou Uber, e ir para a Laguna de la Guatavita, onde iremos amanhã e ficaremos na região ou continuaremos até Villa de Leyva.
Nesse caso, você só pode fazê-lo no transporte privado, pois é impossível fazê-lo no transporte público, tanto para horários quanto para combinações.

Deixamos um mapa com os lugares para ver em Zipaquirá, incluindo a Catedral de Sal de Zipaquirá.

Dia 5: Visite a Laguna de Guatavita

Pin
Send
Share
Send