Guimerà, a cidade medieval mais bonita da Catalunha

Pin
Send
Share
Send

Guimerà, o cidade medieval mais bonita da Catalunha? Temos que ser honestos e que Roger tem laços com esse povo e, embora isso possa influenciar e você pense que não somos totalmente objetivos, garantimos que há muitas razões para considerá-lo um dos mais belas aldeias da Catalunha. Para que você possa julgar por si mesmo, faremos uma rota com uma pessoa, guia (e também um artista) de exceção: Roser, mãe de Roger, nascida e apaixonada pela cidade, que nos descobriu há alguns dias, juntamente com as memórias de uma vida, todos os cantos deste precioso cidade medieval da província de Lleida.

Qualquer rota que se preze Guimerà Você deve começar parando em um dos lados da estrada, antes de entrar na cidade pela estrada que vem de Vallfogona de Riucorb, de onde teremos a melhor perspectiva da cidade, vendo a forma escalonada que ela adquire na encosta de uma colina e de onde você pode ver quase todas as casas Guimerà.

Guimerà views

Seguindo esta estrada, antes de atravessar o rio Corb que passa em frente à cidade, recomendamos que você faça uma caminhada ao longo do rio, para continuar desfrutando de algumas das melhores vistas da cidade.

Fonte Guimerà

Vistas da vila a partir do passeio pelo rio Corb

Após este passeio e uma idéia já concreta de Guimerà e o que nos espera quando entramos em suas ruas de paralelepípedos cheias de charme, recomendamos que você atravesse a ponte e faça uma parada para o café da manhã, almoço ou lanche arenque com pão de tomatetípico de Café Cal Moretes e chama carinhosamente "harangues da mama", que garantimos que você é delicioso e fará parte da memória junto com Guimerà.
Podemos até nos encontrar lá, pois nós, além do vínculo familiar que nos une a eles, não perdemos cada vez que os visitamos com um café da manhã incrível, no canto mais bonito da cidade.

Bar Moretes de Guimerà

Após esta parada para apreciar a gastronomia da região, antes de começar a percorrer a parte superior da cidade, percorreremos a parte inferior, começando pelas ruas Jussà e Les Piques, onde você verá muitos degraus elevados, com galerias capas e alguma fonte, tudo muito bem preservado.
No canto da fonte, faça uma pequena parada para ver uma placa localizada a uma altura alta, que indica a altura em que o riad de Santa Tecla que ocorreu em setembro de 1874 e em que 90 casas foram perdidas e 35 pessoas morreram, devido ao transbordamento do rio Corb.

Praça com a placa do dilúvio de Santa Tecla

O maior encanto de Guimerà está na parte medieval que forma o centro da cidade, um labirinto de ruas estreitas que sobem quase poeticamente em direção à igreja de Santa María ou à Torre, de onde teremos vistas incríveis da cidade. telhados da cidade e da paisagem circundante.
Depois de percorrermos esta área, começaremos a subir a Calle de la Capella, uma bela área para fotografar, na qual os arcos, ruas estreitas e casas formam um cenário incrível.

Ruas de Guimerà, a cidade medieval mais bonita da Catalunha

A partir daqui, seguindo a direção da rua, passaremos pela Calle del Cacao até as galerias cobertas da Calle de la Cendra. Se for domingo de manhã, não se surpreenda se você cruzar com grupos de turistas que vêm para curtir a cidade e podemos garantir, eles ficam surpresos.

Rua Cacau em Guimerà

As casas de Guimerà se destacam por sua construção em pedra com detalhes decorativos nas portas, janelas, arcadas que o levarão aos tempos medievais, destacando-se por não serem tão restauradas quanto outras aldeias medievais que conhecemos pela Catalunha, sendo esta uma das muitas razões pelas quais consideramos Guimerà, a cidade medieval mais bonita da Catalunha.

Ruas da parte superior da cidade

Após esse passeio pela parte inferior e pela parte central da cidade, chegamos à parte superior, de onde podemos localizar vários pontos de vista com vista para a paisagem da região de Urgell, pontilhada pelos telhados das casas de Guimerà.

Vistas dos telhados da vila

Na rua da igreja, passaremos em frente ao ruínas do castelo de Guimerà, símbolo da cidade, da qual uma parte importante da torre é preservada, que domina toda a população, que pode ser escalada e de onde podemos desfrutar das melhores vistas do vale do Corb.

Torre Guimerà

Seguindo o caminho, chegaremos ao praça da igreja de santa maría, Estilo gótico, do século XIV, um lugar único na arquitetura e ideal para descansar após a subida.

Igreja de Santa Maria de Guimerà

A igreja tem um belo pórtico românico e três arcos à esquerda. Aproximando-se do mais próximo da igreja, veremos um sarcófago gótico no qual uma águia é esculpida, que identificou a família Aguiló.

Alpendre da Igreja

Depois de recuperar nossas forças, desceremos as escadas até chegarmos à Calle de l'Estudi, passando sob a abadia, até o Portal oriental.

Escadas da igreja

Casa de Cadiraire. Guimerà

A partir daqui, recomendamos que você se vire e continue até chegar à Calle de la Goleta, onde no final teremos vista para a Plaza Mayor, com suas grandes janelas e arcos, dez no total.

Rua Goleta

Continuaremos na Calle Mayor até chegar ao final da cidade, onde encontraremos outra fonte, perto do Portal de Poniente, que já foi o entrada para a cidade de Guimerà Nos tempos medievais.

Fonte perto do Portal Poniente

A partir daqui, viramos e descemos a Calle Mayor, onde antes de chegar à Plaza Mayor, encontramos um dos cantos mais bonitos de Guimerà, o cruzamento da Calle Mayor com a Calle de la Cendra, onde recomendamos Faça uma parada para apreciar a vista.

Cantos de Guimerà

Aqui está você Cal Minguella, poucos lugares da cidade oferecem tantos detalhes quanto esse local, esta casa cheia de janelas e varandas de diferentes origens, com uma mistura de elementos populares e imponentes, que lhe conferem um toque especial.

Cal Minguella

Durante a caminhada não esqueça os pequenos detalhes. Muitas das casas de Guimerà oferecem curiosos elementos decorativos em janelas, portas, colunas ... que se tornaram parte da paisagem ao longo dos anos.

Detalhes de Guimerà

A partir daqui, atravessaremos Cal Minguella até chegarmos novamente à Plaza Mayor, onde podemos encontrar uma padaria e um pequeno supermercado e de onde podemos apreciar as janelas do Goleta.

Praça principal

Sairemos da praça ao longo da Rua Capella, onde está localizada a Capella de Sant Esteve, mais fácil de acessar do que a igreja de Santa María, na parte superior da cidade, que se tornou um centro de culto há alguns anos atrás. da população.

Capella Street

Para finalizar o percurso por Guimerà, recomendamos descer a Rua La Font, pela qual chegará novamente à estrada.

Nos arredores de Guimerà, você também pode visitar as ruínas do mosteiro Vallsanta, na estrada que leva de Ciutadilla a Guimerà e o santuário de Bovera, localizado a oeste da cidade, no topo de uma colina. Ambas as visitas a Guimerà fazem um itinerário completo para passar um dia dos mais medieval

Não queremos terminar este artigo sem fazer uma menção especial a Xavier Pedra, um artista que nos deixou há alguns meses e sem ser filho de Guimerà, tornou-se parte de sua história.
Xavi, para rever

Pin
Send
Share
Send