Os fiordes orientais da Islândia e Egilsstaðir

Dia 7: LAGUNA GLACIAR JÖKULSÁRLÓN - LAGUNA GLACIAR FJALLSÁRLÓN - FIORDOS ORIENTAIS: DJÚPIVOGUR - BERUFJÖRÐUR - EGILSSTAÐIR - SEYÐISFJÖRÐUR

Hoje de manhã, o despertador tocou às 6h30 e a primeira coisa que fizemos foi olhar pela janela, de onde vimos que um sol radiante nos espera do lado de fora. Não podemos reclamar e continuaremos cruzando os dedos pelo tempo que estamos tendo nesta viagem à Islândia de graça e mais hoje que entraremos no Fiordes da Islândia Oriental.
Outro dia, um garoto que conhecemos fazendo trekking na geleira Mýrdalsjökull nos disse que seus amigos islandeses haviam dito a ele que não tinham sol o ano inteiro até 15 de agosto, apenas o primeiro dia em que chegamos à Islândia. que só podemos cruzar os dedos para nos segurar.

E com este dia ensolarado que temos e por estar tão perto, somos incapazes de não voltar ao lugar que nosso coração roubou ontem e que temos apenas 10 minutos daqui: Lagoa da Geleira Jökulsárlón e Fjallsárlón.
Hoje ainda não temos café da manhã incluído em nossas acomodações, o Gerði em Suðursveit, por isso temos a desculpa perfeita para fazê-lo no melhor enclave do mundo.
Por isso, carregamos o carro alugado na Islândia e em 10 minutos estamos tomando café da manhã em frente a um dos lugares mais impressionantes do mundo.

Lagoa da geleira de Jökulsárlón

Na lagoa glacial de Jökulsárlón

Não podemos dizer outra coisa senão que desfrutamos mais uma vez um dos lugares mais maravilhosos que já estivemos. Durante 2 horas e meia, desfrutamos de um céu azul refletindo sobre blocos de gelo.

Antes de partir, aproveitamos o café da manhã na cafeteria da Lagoa Glaciar Jökulsárlón, um bolo, uma rosquinha e dois cafés, que enchemos algumas vezes, por 1900 ISK.
Depois do café da manhã, nos aproximamos de Fjallsárlón, onde ontem o vento soprava com muita intensidade, apesar do sol, e queríamos passar alguns minutos antes de ir para o Fiordes da Islândia Oriental.

Lagoa Glacial de Fjallsárlón

São 10h30 da manhã quando colocamos o GPS de volta nos trilhos, desta vez em Djúpivogur, um assentamento de pescadores na baía de Berufjörður, um local que possui vários prédios muito bem conservados, onde chegamos depois do meio dia depois de viajar cerca de 130 quilômetros desfrutando de paisagens incríveis que, devemos dizer, continuam nos surpreendendo, apesar de já estarmos aqui há alguns dias e olhar para onde você olha ainda é impressionante.

Estradas da Islândia a caminho de Djúpivogur

No caminho, fazemos uma pequena parada na N1 de Hofn para reabastecer e ficar quieto por mais alguns dias, já que na Islândia, apesar do fato de haver muitos postos de gasolina, às vezes há quilômetros suficientes até encontrar um.

Aqui queremos fazer um pequeno parágrafo no bombas de gasolina na Islândia.
Na maioria dos postos de gasolina islandeses, pelo menos os N1 que estamos usando, o processo de abastecimento do tanque é um pouco diferente do dos postos de gasolina espanhóis.

Reserve os melhores passeios e excursões em espanhol e inglês na Islândia pelos viajantes:

- Costa sul e cachoeiras na Islândia
- Cachoeiras da costa sul e lago glacial em 2 dias
- Aventura de moto de neve no sul da Islândia
- Passeio de quadriciclo na costa sul da Islândia
- Etapas do Tour dos Tronos

- Muitas mais excursões e passeios aqui

Primeiro, você deve inserir o cartão de crédito, marcar o pino, escolher a quantia que deseja preencher (não se preocupe se não atingir essa quantia; eles devolverão o dinheiro no mesmo cartão de crédito que você colocou) e, finalmente, poderá preencher ( Você não precisa escolher se deseja gasolina ou diesel nesta etapa; isso é feito diretamente, levando o distribuidor que você deseja)
Outra coisa a ter em mente é a famosa café grátis na Islândia Eles falam em muitos fóruns. Nós não vimos isso em lugar nenhum (??), então tivemos que pagar, inclusive postos de gasolina. Após a viagem, interpretamos que o que é gratuito é reabastecer o copo, mas a primeira vez que você paga 🙂

Informações mais práticas para preparar sua viagem à Islândia

- 10 dicas essenciais para viajar para a Islândia
- 50 coisas para ver e fazer na Islândia

Após esta breve parada, continuamos em direção a Djúpivogur a porta de entrada para os fiordes orientais da Islândia.
Chegamos às 13h20 após visitar uma paisagem incrível. Estacionamos o carro na entrada, onde há um grande supermercado, e aproveitamos para esticar as pernas depois de um bom dia de carro.

Vistas do estacionamento Djúpivogur

O Djúpivogur é pequeno o suficiente para cobri-lo em 1 hora ou menos; portanto, antes de comer, decidimos dar uma olhada nos principais pontos, como o Armazém Langabúð, localizado no porto e agora uma cafeteria e um museu único.

O armazém Langabúð em Djúpivogur

Depois de um passeio por esta pequena cidade, entramos no Vid Voginn, uma lanchonete e supermercado, onde pedimos um menu de peixe com batatas fritas e outro hambúrguer com bebida e sopa para 4490 ISK
Com isso, recarregamos as baterias após uma manhã de paisagens sublimes e terminamos com uma mesa na frente de alguns cafés por 600 ISK.
Após o almoço, retornamos às ruas de Djúpivogur, passando por vários prédios de madeira, a loja de artesanato e o porto, que são os pontos mais significativos da cidade. Djúpivogur a porta de entrada para os fiordes orientais da Islândia.

Porto de Djúpivogur a porta de entrada para os fiordes orientais da Islândia

São quase três da tarde quando decidimos que é hora de voltar para o carro e seguir para Egilsstaðir, o lugar onde ficaremos hoje à noite, embora antes de pararmos no supermercado Djupivogur para comprar pão e algo para o café da manhã amanhã, Marcamos uma das excursões mais especiais desta viagem pela Islândia: conheceremos o Viti !!
A estrada 1 faz fronteira com o primeiro Fiordes da Islândia Oriental que vemos, o Berufjörður, que nos deixa com vistas incríveis.

Fiordes da Islândia Oriental

Obviamente, tenha cuidado porque, apesar de ser a Rodovia 1, há seções não pavimentadas.
Poderíamos ter tomado uma estrada que nos salvaria alguns bons quilômetros e é para o interior, mas, contando que temos um dia fabuloso de sol, preferimos fazer mais uma hora de carro e assim apreciar a beleza das paisagens.

Quando chegamos a Breiddalsvik, temos a opção de continuar em turnê pelo Fiordes da Islândia Oriental na estrada 96 ou continue na estrada 1 que nos levará diretamente a Egilsstaðir.
Com as horas que temos hoje de carro, decidimos que é melhor aproveitar essa última opção e contar mais que ainda precisamos chegar ao hotel e ir para Seyðisfjörður, outra das pequenas cidades do país. Fiordes orientais da Islândia, nós realmente queremos nos encontrar.

Pare em uma das estradas dos fiordes orientais da Islândia

Chegamos a Egilsstaðir às 17h15. Depois de percorrer uma das seções mais bonitas da estrada que já fizemos, cercada por pequenas cachoeiras que acontecem a cada poucos metros e um verde que salpica as montanhas, deixando-nos uma paisagem que nunca esqueceremos.
Entramos no Lyngás Guesthouse, deixamos nossas malas e, no momento em que nos conectamos ao wifi do hotel, recebemos um tweet de We Travel Together dizendo que há um alerta para a erupção do vulcão Bárdarbunga na Islândia e que houve mais de 1000 terremotos em os últimos dias.
Nós não tínhamos ouvido nada, mas agora temos a certeza de saber que amanhã agendamos o Tour para Askja, mas apesar de estarmos procurando mais informações on-line e redes sociais, neste momento não há muito mais informações sobre o que já temos, então, vendo que horas são, decidimos continuar com o planejamento de hoje.
Às 17h45 partimos para Seyðisfjörður, seguindo a estrada de Egilsstaðir que nos deixa com uma vista incrível do que estamos deixando para trás.

Vistas de Egilsstaðir a caminho de Seyðisfjörður

Antes de chegarmos a Seyðisfjörður, vemos à direita um ponto de vista a partir do qual temos vistas incríveis desta pequena cidade, onde encontramos um garoto que vem andando dali, pela montanha e parou aqui para tocar violão. Você acha que poderia haver algo melhor que isso? É muito claro que não ...

Vistas de Seyðisfjörður

Chegamos a Seyðisfjörður de Egilsstaðir em 20 minutos depois de apreciar paisagens deslumbrantes e a primeira coisa que fazemos depois de estacionar o carro é ir ao famoso igreja azul.

Igreja azul Seyðisfjörður

A partir daqui, passamos por esta encantadora cidade de casas de madeira, que hoje está comemorando uma festa que não podemos adivinhar, mas que acreditamos ter reunido toda a cidade em torno de um churrasco.

Vistas de Seyðisfjörður

Seyðisfjörður

Estamos em Seyðisfjörður quase uma hora e depois das sete da noite decidimos que é hora de voltar a Egilsstaðir na mesma estrada em que chegamos há um tempo atrás e jantar lá.
Paramos em um restaurante em frente a nossa pousada, próximo ao posto de gasolina e vemos que tudo é fast food, então decidimos fazer um piquenique de improviso na sala e não perder muito tempo, para que amanhã tenhamos que acordar cedo para ir a Askja.
Mais ainda, para chegar à sala e conectar o laptop, recebemos uma mensagem da Saga Travel, a agência com a qual contratamos esse passeio. Cancelamos a viagem a Askja amanhã devido ao risco de erupção de Bárðarbunga, um vulcão sob o Vatnajökull, a maior geleira da Islândia e eles nos dizem para ligar para tentar programar outra coisa, já que eles não têm nosso número de telefone e não podem nos ligar.
Que rosto acabamos de deixar, mas isso não implica que, em questão de 5 minutos, revertamos o planejamento de amanhã, dizendo que temos o excursão para ver baleias em Húsavík depois de amanhã, decidimos que vamos Grimsey, uma pequena ilha no Ártico islandês que deixamos de lado no planejamento da viagem devido à falta de tempo.
Os ferries para Grimsey partem apenas às segundas, quartas e sextas-feiras e recomendamos a reserva no verão, por isso não pensamos muito sobre isso e enviamos um e-mail.
Enquanto aguardamos sua resposta e jantamos, recebemos uma mensagem de Saga Travel, desta vez para pedir desculpas por tudo o que está acontecendo, mas confirmando que amanhã podemos acessar Askja, mas por outra estrada, para que eles ativem o passeio novamente.
Tivemos muita sorte, pois essa foi uma das visitas que mais desejávamos fazer nesta viagem à Islândia e já supomos que ela escapou de nossas mãos.
Com um sorriso na boca, vamos para a cama, que amanhã temos que acordar cedo, ficamos às 7h45 em Mývatn e de Egilsstaðir, temos 2 horas de carro pela frente.

Dia 8: EGILSSTAÐIR - MÝVATN - EXCURSÃO ASKJA - LAUGAR