Cuzco em um dia

Dia 10: CUZCO: PLAZA DE ARMAS, CALOR LORETO, IGREJA DE SANTO DOMINGO E QORIKSNCHA, BAIRRO DE SAN BLAS, CONVENTO DO MERCED, PLAZA DE SAN FRANCISCO, MERCADO DE SAN PEDRO, TEMPLO DE SAN PEDRO, TEMPLO DE SAN FRANCISCO, PLAZA REGOCIJO ...

04.00h: Bom dia senhores, venho ter meus cobertores devolvidos ... Esta foi a primeira coisa que ouvimos após 6 horas e o pico em um Ônibus noturno Cruz del Sur de Puno para Cuzco, na primeira classe, com assentos bastante desconfortáveis ​​e um motorista mais perigoso ao volante do que uma caixa de bomba. Embora se deva dizer que, com a ilusão de que temos que chegar e saber Cuzco em um dia, o cansaço passou por nós rapidamente.
Chegamos pontualmente à estação, às 5 da manhã e, assim que saímos, pegamos um táxi que por 10 solas nos leva ao nosso alojamentos no centro de Cuzco Os próximos 2 dias.
Enquanto viajamos pela cidade, ainda na escuridão, vemos que as casas são erguidas acima das muralhas incas. Finalmente estamos no "umbigo do mundo", em Cuzco.
E quando chegamos à Plaza de Armas, não podemos fazer nada além de nos olhar e exclamar um "impressionante" que sai da nossa boca sem fingir.
Uma opção interessante para conhecer a história da cidade e não perder nada é reservar este passeio particular com um guia em espanhol ou este passeio gratuito de Cusco grátis!

No hotel, como supomos, temos que esperar um pouco, com um bom companheiro de coca que eles nos oferecem de graça, até que possamos fazer o check-in, eles nos disseram que podem fazê-lo às 6 da manhã quando O dia em que a recepcionista chega.
Para gastar esse tempo restante, nos conectamos à Internet e, depois de acompanhar os últimos eventos, revisamos o planejamento das coisas que temos que ver em Cuzco em um dia.
Quando chegamos ao nosso quarto, Roger está mentindo por um tempo e aproveito a oportunidade para pedir um pouco as mochilas, pois depois desses dias as roupas deixaram de ser passadas a ferro para terminar de jogar uma bola.
Às 8 da manhã, deixamos nosso hotel em Cuzco, a Casa Andina Cuzco Plaza, localizada na Plaza de Armas e, como não tomamos café da manhã no hotel hoje, vamos diretamente para um Starbucks, na rua Loreto, ao lado de a Plaza de Armas, onde pedimos café, cappuccino, muffin de chocolate e rolos de canela. Não pudemos evitar o número de dias que passamos em nossa viagem ao Japão com esses cafés da manhã.

Tomando café da manhã em Cuzco

O local está em um local privilegiado, é muito turístico e, embora não seja tão caro quanto os outros da cadeia, ninguém pegou as 33 solas no café da manhã.
Antes das 9 da manhã e já tendo revisado todas as coisas que queremos ver Cuzco em um dia, saímos para as ruas do "umbigo do mundo".
Outra boa opção para visitar a cidade de Cuzco e suas ruínas é reservar esse passeio com um guia em espanhol.
Começamos a turnê A rua Loreto, onde a Starbucks está localizada, impressionou com as paredes incas preservadas e que eles são os primeiros que podemos observar tão de perto.

Loreto Street

A parede à direita pertence ao pátio de Amaruqancha ou cobra. Seu nome pode vir dos dois escritórios esculpidos no lintel de entrada próximo ao final do recinto.
Amaruqancha era o local onde estava localizado o décimo primeiro palácio inca, Huayna Cápac. Aqui a Igreja da Companhia de Jesus foi construída após a conquista e agora existe um mercado turístico por trás.
Do outro lado de Loreto você vê uma das paredes Inca mais bonitas e melhor preservadas de Cuzco, pertencente ao Acllahuasi.
Depois de um tempo desfrutando de uma das ruas mais bonitas da cidade, seguimos a rua em busca do Igreja de Santo Domingo e Qorikancha onde pagamos 10 soles por pessoa e entramos nas instalações. Se você quer um guia, há mais 30 solas.

Informações mais práticas para preparar sua viagem ao Peru

- 10 lugares essenciais para visitar no Peru
- 10 lugares essenciais para visitar em Cusco
- 10 dicas essenciais para viajar para o Peru
- Como chegar a Machu Picchu de Cusco
- O melhor seguro de viagem para o Peru

Esta é uma das visitas mais importantes, se não a mais importante de Cusco e certamente você precisa passar algumas horas.
A única desvantagem: os grupos organizados que se reúnem em frente aos lugares e tornam a visita um pouco chata, mas tentamos ir com calma.
Dizem que para quem só vê um lugar em Cuzco, Qorikancha deve ser o local escolhido.

Igreja de Santo Domingo e Qorikancha

De fato, Qorikancha são os fundamentos da igreja colonial e do convento de Santo Domingo, que já foi o templo mais luxuoso do Império Inca.
Na época dos incas, o Qorikancha "pátio de ouro" em quíchua era literalmente coberto de ouro com suas paredes cobertas com setecentas placas de ouro maciço.
Havia réplicas em ouro e prata, em tamanho real, do milho plantado cerimonialmente em rituais agrícolas.
Há também evidências de que foram perdidos tesouros de ouro maciço, como altares, lhamas, bebês e uma réplica do sol que foram saqueados e derretidos em ouro logo após a chegada dos primeiros conquistadores.

Detalhes interiores Qoriksncha

No interior de Qorikancha, um dos quartos que mais chama a atenção é um pátio, em cujo centro há uma fonte octogonal que já foi coberta com 55 kg de ouro maciço.

Pátio de Qorikancha

Em cada lado do pátio estão as câmaras incas. À direita está a maior e, aparentemente, abrigava os templos da lua e das estrelas e estava coberta de lençóis de prata.
As paredes se estreitam e, com seus nichos e portais, são exemplos perfeitos da arquitetura trapezoidal inca.

Reserve os passeios e excursões com melhor classificação em espanhol de Cuzco pelos viajantes:
- Visita guiada a Cusco e suas 4 ruínas
- Excursão ao Vale Sagrado dos Incas
- Excursão a Machu Picchu
- Excursão a Moray e as minas de sal de Maras
- rota de 2 dias ao longo da Trilha Inca

- Muitas mais excursões e passeios aqui

A fixação de cada bloco de pedra é tão precisa que, em alguns pontos, se um dedo passa por cima, é impossível determinar onde um começa e o outro termina.

Qorikancha interior

Detalhes dos blocos de pedra, com a menor pedra no recinto

Depois de uma visita mais do que completa, passamos a um ponto de vista, de onde temos vistas incríveis de Cuzco, o que nos permite fazer um pequeno kit-kat em todas as coisas que temos que visitar em Cuzco. Cuzco em um dia.

Vistas de Cuzco a partir de Qorikancha

Após quase duas horas de visita, vamos à Igreja de Santo Domingo, que fica ao lado e, como dissemos antes, pertence a Qorikancha.

Entrada da Igreja de Santo Domingo e Qorikancha

A Igreja de Santo Domingo foi destruída por terremotos em 1650 e em 1950 e também foi danificada por outra em 1986. As fotografias na entrada mostram as dimensões da catástrofe de 1950.
Na entrada, podemos ver um portal de estilo árabe, lembrando os séculos de domínio muçulmano na Espanha.
Dentro você não pode tirar fotos, algo que não gostamos, pois achamos impressionante e gostaríamos de ter uma memória visual.
Embora exista algo que não esqueceremos, um cheiro de incenso, que por alguns minutos me transporta para uma cidade que sinto falta, Jerusalém.
Após esta visita, seguimos para o bairro de San Blas, curtindo o passeio pelas ruas de Cuzco.
Chegamos à famosa encosta de San Blas e vemos o turista do lugar, embora a atmosfera nos transmita muito boas vibrações e não somos nada impressionantes. Estamos nos apaixonando por Cuzco!

Inclinação de San Blas

San Blas é o bairro boêmio de Cuzco, para acessá-lo, teremos que subir a encosta íngreme de San Blas, que nos mostra imagens incríveis da cidade ao subirmos.
Desta área de Cuzco, podemos ver o Cristo Redentor que visitaremos amanhã, um dia mais do que completo.
Agora é hora de subir a famosa encosta, então respiramos ... e subimos!
Chegamos à Plaza de San Blas com um sol esplêndido e depois de passear pelo bairro, entramos na Igreja de San Blas, uma igreja simples, com um interior impressionante.
Aproveitamos a oportunidade para comprar 6 cartões postais com seus selos e ficamos com o susto do dia, 41 soles. É claro que essas lembranças são cada vez mais caras.
Subimos ao mirante de San Blas, de onde temos vistas incríveis da cidade e uma atmosfera boêmia que causa dependência.

Vistas de Cuzco a partir da Plaza de San Blas

Depois de algumas compras, não resistimos à tentação e, como desculpa, diremos que ainda não compramos nada na viagem, retornamos à encosta de San Blas, para alcançar a famosa pedra de 12 lados localizada na rua Hatunrumiyoc.

Pedra de 12 faces

Esta última área do Bairro de San Blas é a mais "avassaladora" em termos de vendedores, pois até agora entramos nas lojas e parte do "bom dia" e "muito obrigado", não recebíamos mais do que sorrisos, mesmo que não comprássemos nada. Aqui eles já jogam um pouco em nós, para que não passemos mais tempo do que o necessário.
Quando chegamos à Plaza de Armas, já passamos do meio-dia, então procuramos um restaurante recomendado na área e encontramos o "Green Organics", onde pedimos um sanduíche de frango com chili, um filé de frango mais uma cerveja e uma limonada e Ravioli de manga com sobremesa, café e mate por 113 solas. Tudo ótimo!

Comer no Green Organics de Cuzco

Após um ambiente de trabalho mais confortável, passamos pelo hotel Casa Andina Cuzco Plaza para deixar as compras que fizemos nesta manhã e seguimos para a Plaza San Francisco, embora antes não parássemos de parar alguns minutos em um dos cantos mais especiais e mais bonitos de Cuzco, a Plaza de Armas.

Praça Principal de Cusco

Praça de Armas

Antes de continuarmos na Plaza de San Francisco, passamos pelo Convento de La Merced, onde pedimos e eles nos dizem que abrem às 5h, por isso tiramos algumas fotos da fachada e continuamos até a Plaza San Francisco, onde encontramos o mesmo , fechado até as cinco da tarde.

Igreja de São Francisco

Então, seguimos a rua e chegamos ao mercado de San Pedro que aproveitamos para visitar, pois está aberto.

Mercado de San Pedro

No mercado de San Pedro, encontramos de tudo, de artesanato a comida, através de pequenos bares, onde as pessoas já estão saboreando a culinária local. Sem dúvida, o melhor lugar para conhecer o modo de vida de Cuzco e para o qual certamente voltaremos antes de deixar a cidade.

Interior do mercado de San Pedro

A partir daqui, retornamos à Igreja de São Francisco, onde está ocorrendo um batismo e temos que dizer que, embora no Planeta Solitário diga que duas criptas podem ser vistas, depois de várias voltas, não conseguimos encontrá-las. (Atualização 2017: graças a um comentário que Maria nos deixou, sabemos que essas criptas estão na Igreja de São Francisco de Lima, não em Cuzco).
Passa um pouco das 4 da tarde, então vamos à Plaza Regocijo passear sob o sol que continua na cidade, mas sem aquecer tanto quanto ao meio-dia.
Descemos novamente para a Plaza de Armas, onde aproveitamos a troca de dinheiro em uma Western Union e depois vamos para a Avenida del Sol.

Ruas de Cuzco a caminho da Plaza de Armas

Da Avenida del Sol, retornamos a Qorikancha, onde aproveitamos a oportunidade para fazer compras antes de retornar novamente pela rua Loreto, a primeira que viajamos quando chegamos esta manhã.
Já às 5 da tarde, nos aproximamos do Templo da Misericórdia, onde estão celebrando a missa e nenhuma fotografia pode ir à Catedral, na Plaza de Armas.
Quando chegamos à catedral, eles nos dizem que fecham às 17h30. fixo
E assim descobrimos inúmeras ruas com muralhas incas que não nos surpreendem e nos apaixonamos mais por esta cidade.
Hoje tivemos um dia difícil em turnê Cuzco em um dia, às 19h, decidimos que é hora de jantar. Após várias voltas, decidimos por uma das melhores trattorias de Cusco, Nonna Trattoria, onde pedimos duas pizzas, água e coca-cola por 63 soles.

Jantando no Nonna Trattoria em Cuzco

Além do fato de as pizzas serem muito boas, estamos cercados por paredes Incas, então o que mais podemos pedir? Energia em abundância neste jantar.
E daqui, considerando que estamos na fábrica desde as 4h30 da manhã e quão pouco dormimos desde que saímos ontem de Puno para Cuzco, ele está no ônibus, então é hora de ir dormir na Casa Andina Cuzco Plaza e sonhar com uma cidade que começamos a entender por que eles chamam de "o umbigo do mundo".

Pôr do sol na Plaza de Armas

Bairro de San Blas

Dia 11: CUZCO: TAMBOMACHAY, PUKAPUKARA, QENQO, CRISTO BLANCO E SACSAYHUAMAN