30 CURIOSIDADES DA AUSTRÁLIA QUE VOCÊ NÃO SABIA

Pin
Send
Share
Send

No processo de preparação para nossa iminente viagem à Austrália, descobrimos alguns fatos surpreendentes sobre o país dos antípodas. E decidimos compartilhá-los, porque somos mais generosos do que aquele amigo que sempre permite comer croquete de vergonha ou o último pedaço de pizza. Um minuto de silêncio para todos eles, poucos, mas bons amigos. Bem, continuamos ... aqui vão eles 30 curiosidades da Austrália.

1. A Austrália é um país enorme, especificamente o sexto maior do mundo, de ponta a ponta, mede cerca de 3625 km, mais ou menos a distância de Barcelona a Moscou. De fato, toda a Europa poderia caber nas fronteiras australianas.

2. Por outro lado, é um dos países menos populosos do mundo: Possui aproximadamente 24 milhões de habitantes (uma média de 2,66 pessoas por km quadrado), o que significa que, como na Nova Zelândia, há mais ovelhas do que pessoas.

3. Eu gostaria que houvesse muitas ovelhas ... entre a fauna australiana estão algumas das animais mais perigosos do mundo. Alguns dos exemplos são águas-vivas que, com seu veneno, podem matar em poucos minutos, crocodilos de água doce e de água salgada (sim, você leu bem, sa-la-da), cobras, aranhas venenosas e até abelhas assassinas. Vamos lá, uma alegria para os crappers como nós.

4. Felizmente, existem não apenas perigos mortais entre a vida selvagem australiana, mas também algumas espécies raras, curiosas e bonitas vivem. Falamos de coalas (que passam a vida dormindo e comendo), cangurus, quokkas e wombats, que fazem cocô quadrado, história verdadeira.

5. A propósito, As folhas de eucalipto (o único alimento dos coalas) são tóxicas! Esses bonitinhos adoráveis ​​são tão vagos que, enquanto a vida não é buscada, eles "escolhem" comer um alimento que nenhum outro animal deseja.

6. Você sabia que na Austrália existem camelos selvagens? Sim e são contados em milhões * _ *

7. Outro fato curioso (nem tanto se você acha que o interior da Austrália está praticamente deserto) é que o 85% de seus habitantes vivem a 5 km da costa.

8. A Austrália afirma ser um dos países mais progressistas do mundo: aqui, em 1856, as mulheres conseguiram exercer seu direito de voto (somente a Nova Zelândia as precedeu). Foi também um precursor da jornada de oito horas: após o insistente protesto de alguns mineiros e impedir que a rebelião continuasse, como no caso dos Estados Unidos, a Coroa Britânica deixou claro e concedeu aos trabalhadores o que pediram . Era 1858. Na Espanha, esse direito foi conquistado em 1919.

9.… Mas nem tudo é progresso nos antípodas. Em 1901 uma assinatura Lei de Restrições à Imigração. A idéia básica não era permitir a imigração de países "não brancos". Vamos lá, uma política de exclusão racial completa! A partir de 1950, as coisas começaram a mudar e a Austrália abriu suas portas para os primeiros estudantes de intercâmbio da Ásia. Mas foi somente em 1973 quando o governo decidiu que qualquer pessoa, independentemente de sua origem, poderia optar por residência / cidadania (desde que atendessem a certos requisitos, é claro).

10. No entanto, o grande ponto negro da história australiana foi o maus tratos de colonos aos habitantes originais (ab-origin) Para encurtar a história: os aborígines, a mais antiga cultura viva da Terra, foram dizimados pelas doenças trazidas pelo "homem branco". Os sobreviventes foram confinados ao interior do país, enviados para as terras que os novos colonos "não queriam". Se somarmos a isso a chegada do álcool e uma grande crise psicológica, cultural e existencial, bem ... as coisas não foram fáceis para essa população milenar. É incrível, mas até 1967 eles nem eram reconhecidos como cidadãos, não podiam se qualificar para a educação, trabalhar ou ser donos das terras que lhes pertenciam.

11. Eles se conhecem mais de 400 grupos étnicos diferentes. No número total antes da chegada dos britânicos, eles foram contados por vários milhões. Hoje, há pouco mais de meio milhão (que representa apenas 3% da população). Foi em 2008, quando o governo australiano pediu desculpas pelo genocídio, porque se tratava disso.

12. E não acredite que o A situação aborígine está muito melhor hoje… Eles têm subsídios (o dinheiro coloca um remendo no problema, não o resolve) que lhes permite (mais) viver, mas os obstáculos em seu caminho são vários: desde más condições sanitárias, alcoolismo e, em geral, a falta de oportunidade reajustar-se à nova sociedade que prevalece em seu território. Hoje, 32% dos aborígines vivem nas principais cidades australianas da costa leste, 45% vivem nas regiões continentais e 25% no interior.

13. Como dissemos, a Austrália finalmente "se abriu" para o mundo e hoje aproximadamente 30% de seus habitantes não nasceram lá. É um dos países mais cosmopolitas do mundo e em Melbourne, por exemplo, existe a maior comunidade grega do mundo inteiro (fora da Grécia, é claro, XD). Embora, como vimos na Nova Zelândia, ser um país cosmopolita garanta a coexistência, mas não a integração.

Dito isto ... nem tudo são más notícias ou críticas. Então continuamos com alguns curiosidades da Austráliaalgo mais positivo 😉

14. Sua gastronomia não possui grande fama no exterior, mas Os australianos são apaixonados por boa culinária e eles conseguiram integrar receitas e sabores asiáticos e europeus em produtos e pratos locais.

15. E sim, é verdade que eles comem carne canguru 0_o

16. Um produto do qual têm muito orgulho (e tentamos na Nova Zelândia e quase morremos de nojo) é o Vegemite, um creme salgado que se parece com uma pílula avecrem.

17. A Austrália possui várias regiões vinícolas onde um vinho de alta qualidade é produzido. Claro, aqui o vinho é tão bom quanto caro.

18. O maior organismo vivo da Austrália é o Barreira de Corais. Vamos encontrá-la? Esperamos que sim!

19. A Austrália é o país com mais casos de câncer de pele e é que ele está logo abaixo do buraco na camada de ozônio. Isso significa uma coisa: os raios do sol são muito mais perigosos do que em qualquer outro lugar do mundo, então você sabe ... protetor solar sem arranhar!

20. O O sotaque e gíria australianos não têm nada a ver com inglês britânico ou americano. Além do mais, existem algumas palavras completamente diferentes.

21. Ao redor do 60% dos australianos estão acima do peso. Portanto, se você acha que o tipo australiano é um surfista de tablet duplo (surf e abdominal), mmm, suas expectativas podem não ser muito realistas.

22. Por falar em comprimidos, os australianos sabem chocolate. Eles não serão suíços, mas isso É a terra natal de Tim Tam Isso é um verdadeiro mimo.

23. Melbourne sempre vem nas primeiras posições de ranking das melhores cidades para se viver.

24. Tasmânia se orgulha de ter o ar mais puro do mundo. E falando na Tasmânia: não, o diabo da tasmânia Não faz um turbilhão quando fica chateado, apenas grita como um maldito!

25. Canberra, capital da Austrália, Foi criado em 1908 para evitar uma briga que parecia ruim entre Sydney e Melbourne para obter esse privilégio.

26. Ok, a Austrália tem os animais mais perigosos do mundo, mas Eu vou me acalmar que as estatísticas (w statistics) não são tão catastróficas. Ou seja, é provável que você morra sim, mas o animal que mais mata na Austrália é o cavalo! E se você não acredita em mim, veja este post.

27. Uma das curiosidades mais conhecidas da Austrália é a de sua história de colonização (de 1787 a 1868) milhares e milhares de prisioneiros chegaram da coroa britânica (Estima-se que mais de 150.000). Embora isso seja verdade, esses prisioneiros eram culpados de crimes menores (roubo de comida ou insurreição contra o governo). Nos uniformes dos presos leia a sigla POME (Prisioneiros da Mãe Inglaterra), razão pela qual os australianos chamam os britânicos de "pommies".

28. A Austrália tem mais de 10.000 praias (e uma delas, Hyams Beach, é a praia com a areia mais branca do mundo).

29. você sabe o que a palavra significa canguru? Dizem que James Cook perguntou a um aborígene o que se chamava aquele animal raro que pulava sem parar, e ele respondeu "canguru", que literalmente significa "eu não entendo". Bem, é mentira! É uma lenda urbana, um desenho bonito, mas falso!

30. Seja como for, o canguru é um dos símbolos mais reconhecido na Austrália e junto com o emu aparece no brasão de armas da Austrália. O motivo? Ambos os animais não sabem andar para trás, o que é uma metáfora perfeita: a Austrália é um país que só pode avançar!

Até aqui 30 curiosidades da Austrália... embora prometamos acrescentar coisas que chamam nossa atenção quando estivermos na região de Down Down (e, é claro, lhe devemos um post com dicas e informações úteis para viajar mais barato em um dos países com a reputação de ser mais caro).

* Fotocrédito principal: de Gez Xavier Mansfield. Resto das fotos: Shutterstock

Pin
Send
Share
Send