AS 20 MELHORES COISAS PARA VER E FAZER EM SPLIT (CROÁCIA)

Pin
Send
Share
Send

Neste post, contamos nossa experiência em uma das cidades mais bonitas da Croácia e recomendamos o melhor 20 coisas para ver e fazer em Split.

Quantas vezes viajamos no tempo por cidades ou lugares que parecem ter sido pendurados no passado e onde a única coisa que mudou é o seu povo, o resto permanece como foi há centenas de anos atrás? Roma, Toledo, Sigüenza, Hoi An, Angkor, Venezia, Agra ... Essa sensação foi repetida ao atravessar os muros do Palácio de Diocleciano e entrar em suas ruas labirínticas pela primeira vez, sim, em vez de burros carregando nossos pacotes que carregávamos nossas mochilas nas costas e, em vez de sermos guiados pelo sol e pelas estrelas, fizemos isso com o GPS móvel.

 

Descobrimos Split ao entardecer, estacionamos “lagosta” (o carrinho que nos levou a descobrir a Croácia) não muito longe do antigo palácio e começamos nossa caça ao tesouro. Nesse caso, havia apenas um objetivo, os apartamentos Salvezani, onde passaríamos as noites seguintes. Embora não soubéssemos que o verdadeiro tesouro seria muito mais valioso, naquela noite percorrendo as ruas à meia-luz e com as velas dos cafés acesos, nossas mentes viajavam no tempo como loucas, atravessando o Império Romano e alcançando a Idade Média e a Idade Média. o renascimento.

Split é possivelmente a surpresa desta viagem. Nós a conhecemos de diferentes maneiras: à tarde, na companhia de Vera, um lugar com o qual fizemos um passeio muito agradável e acabamos comprando ravioli no supermercado; à noite, na companhia dos milhares de turistas que se sentam nos terraços dos cafés e restaurantes, enquanto cheiramos e nos entreolhamos, perguntando que iguarias serão testadas (apenas uma prova de carteiras bem embaladas); e de madrugada, acompanhada de um sonho aterrorizante e de um slogan ocasional, mas é aí que a cidade aparece nua e pode ser desfrutada mais. Às 6:30 da manhã, perto da parede leste, o mercado local começa a se esticar e a vida começa novamente em Split (e se ninguém comprar no seu estande, você sempre pode se aproximar do táxi com seu rico alho rico) 🙂

O Palácio de Diocleciano, o coração de Split, foi ordenado a ser construído por este imperador romano entre os séculos III e IV dC Sua função não era outra senão o seu prazer pessoal, ele tinha departamentos diferentes para ele e seus servos, enquanto alguns assentamentos comuns eram estabelecidos ao redor do palácio. Na verdade, a verdadeira importância deste território estava concentrada na cidade de Salona, ​​a cerca de 20 km do interior. Foi considerada a terceira cidade mais próspera e maior do império, abrigando 60.000 pessoas em suas ruas, diz-se em breve! Hoje, em cada escavação, eles descobrem um novo resto da cidade antiga, da qual o anfiteatro é preservado como destaque. Quando Salona foi demitida pelos gananciosos, seus habitantes se refugiaram atrás das muralhas do palácio, e a vida surgiu como um verdadeiro centro nervoso, graças, sobretudo, ao seu porto marítimo.

 

20 coisas para ver e fazer em Split

| Flipar com o Palácio de Diocleciano

Sem dúvida, a jóia da coroa de Spalato (Split em seu nome latino). Tem uma forma retangular retangular e é cercada por muros, o que lhe confere o caráter de um exército forte, embora sua função fosse uma cidade residencial. Dentro de seus limites estão as maiores atrações da cidade.

Você sabia que Diocleciano decidiu criar este imenso palácio para terminar seus dias aqui, após sua abdicação em 305 dC?

Dica: se você tiver pouco tempo disponível, estará passando ou chegando em um cruzeiro ... talvez essa excursão de uma hora pelo Palácio de Diocleciano possa ser do seu agrado.

| Faça a turnê de Game of Thrones

Além disso, se você é fã de Game of Thrones, recomendamos fazer esse passeio para conhecer todos os locais da série na cidade (que não são poucos!).

| Veja os portões de Split

Em cada uma de suas paredes se abre uma porta que dava acesso ao palácio. Existem as 4 portas:

  • Portão Ferrea. No lado ocidental, dá acesso a um pátio onde, na Idade Média, eram celebrados os atos mais importantes, como provas e atos. A coisa mais importante sobre este porto não é ela mesma, mas a torre do sino que fica na igreja adjacente: "Nossa Senhora da Torre do Sino", a mais antiga da costa do Adriático.
  • Golden Gate A porta principal de acesso ao palácio da cidade de Salona, ​​ao norte. Em frente a ela está a imponente estátua de Gregório de Nin.
  • Porta Platea. Na parede oriental e com um aspecto semelhante ao Golden Gate. Foi atingido pelos atentados do IIGM e posteriormente restaurado. Se você atravessá-lo pela manhã, chegará a Pazar, o mercado central da cidade.
  • Brass Gate No extremo sul, onde o imperador passava para acessar seus barcos. Hoje é o elo entre o palácio e a Riva, o passeio.

| Desça até os porões

Ao contrário de muitas outras cidades, os porões deste palácio não tinham a intenção de conservar petróleo ou alimentos, mas para facilitar a construção e elevar essa parte do palácio, pois é destinado aos aposentos do imperador, acima do resto dos edifícios, onde os servos estavam hospedados. Hoje em dia eles podem ser visitados de fora ou pagar um ingresso para vê-los de dentro. É certamente um dos coisas para ver e fazer em Split mais curioso 🙂

Buah, eles são muito legais (e se você encontrar dragões ... avise!).

| Explore o Peristilo

A praça central do palácio, acessível a partir dos porões por uma escada. Ao seu redor encontrou os principais elementos do palácio. Hoje, no pé de suas colunas, à noite, você pode desfrutar de música ao vivo nos degraus. É sem dúvida uma das melhores coisas o que ver e fazer em Split 🙂

| Veja a Catedral de San Domnio.

Foi o mausoléu de Diocleciano e depois se tornou a catedral. Diocleciano foi o último imperador a perseguir os cristãos e diz-se que uma vez que todos os símbolos pagãos foram removidos e a cidade foi convertida ao cristianismo, a tumba foi removida extraindo os restos mortais do imperador e colocando os dos mártires que sofreram sua morte. raiva À sua porta, você pode ver uma esfinge autêntica trazida do Egito e, se olharmos para cima, veremos a torre do sino, que diz que se você ainda é capaz de subir os degraus, não deve ser considerado um homem velho. Nós não tentamos por medo ... mas se você quiser apreciar a vista da cidade, suba!

| E o templo de Júpiter.

Um dos três templos antigos que o palácio tinha. Tornou-se a igreja de San Juan. Se você olhar de perto ... verá uma esfinge egípcia!

| Passe pela rua "pusti me proc"

A tradução literal é "deixe-me passar". É a rua mais estreita de Split e não serve para duas pessoas ao mesmo tempo. Fica bem ao lado do templo de Júpiter.

| Conheça a estátua de Gregorio de Nin

De frente para o Golden Gate está esta enorme estátua do bispo croata do século X. É considerada uma figura muito importante porque conseguiu usar a língua croata nas celebrações eclesiásticas, 10 séculos antes da igreja dar essa liberdade a outros países! Se você tefijas, seu dedão do pé está completamente desgastado, isso ocorre porque todo mundo que passa por ele o toca esperando que algum desejo seja realizado.

| Atravesse a Praça Prokurative

Uma bela praça imitando a Praça de São Marcos em Veneza. Está localizado fora do palácio, a poucos metros de sua parede ocidental.

| Perca-se em seus bairros e praças

Como a Praça das Frutas ou a bela Praça da República (que dá um ar à Praça de São Marcos, em Veneza). Embora simplesmente te perca pela cidade, muitas outras surpresas e cantos encantadores estarão esperando por você.

| Passeie pelo Porto Marítimo

Estivemos duas vezes em Split, a última foi com um cruzeiro e nunca esqueceremos quando, apenas acordados, vimos que estávamos no porto de Split: como é lindo! Sempre cheia de vida e pessoas 🙂

| Conheça a arte de Ivan Meštrovič

Se você gosta de arte, tem tempo e deseja conhecer as obras de um dos artistas mais conhecidos da Croácia, aproxime-se Galeria Meštrovič

Mais informações: //mestrovic.hr/en/

| Faça alguma excursão

Você tem mais tempo? Aproveite a sua estadia para fazer uma excursão, como:

  1. Excursão diurna à cachoeira de Krka
  2. Excursão Lagos Plitvice
  3. Excursão de um dia a Hvar, Gruta Azul e 5 ilhas
  4. Excursão às cachoeiras de Mostar e Kravice
  5. Passeio de barco em Bol
  6. Excursão a Trogir e Klis

| Voltar

Split é uma cidade que se envolve e onde você vai adorar voltar, faça!

Você sabe mais o que ver e fazer em Split?

INFORMAÇÕES ÚTEIS

  • Onde dormir: fizemos nos apartamentos Salvezani
  • Tour do palácio: Não é grande e em algumas horas você poderá ver os fundamentos. O acesso à catedral, ao subterrâneo e ao templo de Júpiter são pagos.
  • Estacionamento grátis em Split: se você chega de carro, deve saber que o Palácio de Diocleciano está fechado para o tráfego e, na área circundante, os estacionamentos costumam ser pagos. Mas perto do centro (1 ou 1,5 km), existem muitas áreas onde você pode estacionar gratuitamente. Se você descer a rua Slobode Ulica Existem algumas ruas anexas onde procurar estacionamento, também em residências e nas calçadas, largas o suficiente para deixar espaço para o pedestre. Lembre-se de que, ao estacionar, verifique se não há sinal indicando se é uma área de pagamento e até pergunte a um local que está lá. Deixamos um mapa de uma área onde você pode encontrar estacionamento gratuito perto do centro de Split.
  • Como economizar em comida: se você fica em um apartamento com cozinha, é fácil, tanto dentro como fora do palácio, há muitos supermercados (Billa ou Konzum) onde você pode comprar, por exemplo, tortelini fresco por cerca de 15 kunas. Há também as padarias típicas chamadas "Perkara" com pães, pizzas, burek ... de 7-8 kunas. Dentro do palácio eles são um pouco mais caros, encontramos um no mercado local muito barato e com produtos muito bons.
  • Como chegar de carro de Pula: Pode ser alcançado por estradas locais sem pagar pedágio. Lembre-se de que são os sinais amarelos e as estradas dos aules (os verdes são pagos). A maior parte do percurso é feita na estrada 8, ao longo da costa, através de paisagens e aldeias encantadoras.

Nossas recomendações

Passagens aéreas Barato para Dubrovnik: //bit.ly/2tHkljl

Alojamento Barato em Dubrovnik: //booki.ng/2tDaAmq

Fique comAirbnb e consigaDesconto de 25 €: //www.mochileandoporelmundo.com/ri/airbnb

Actividades em espanhol em Dubrovnik: //bit.ly/2yVGgs3

Alugue um carro com os melhores descontos: //bit.ly/2xGxOrc

Seguro de viagem IATI com um5% de desconto: //bit.ly/29OSvKt

Artigos sobre a Croácia

  • AS MELHORES ESCAPES E EXCURSÕES DE DUBROVNIK
  • DICAS PARA VIAJAR PARA A CROÁCIA (E NÃO PARA CAI)
  • 7 RESTAURANTES ONDE COMER EM DUBROVNIK (BOM E BARATO)
  • 20 COISAS PARA VER E FAZER EM DUBROVNIK
  • AS 25 MELHORES COISAS PARA VER E FAZER NA CROÁCIA
  • 30 COISAS PARA VER E FAZER EM ISTRIA
  • CRUZEIRO PELAS ILHAS GREGAS. ETAPA 2: DIVIDIDO
  • O QUE VER E FAZER EM PULA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
  • AS MELHORES PRAIAS DE ISTRIA
  • O MELHOR DOS BALCÃS: TOP 10
  • DICAS PARA VIAJAR PELOS BALCÃS (E NÃO O CAI)
  • GUIA DE VIAGEM À CROÁCIA
  • GUIA PARA ALUGAR CARRO NA CROÁCIA (E CONDUZIR!)
  • QUANTO CUSTA UMA VIAGEM AO CUSTO DA CROÁCIA?
  • DUBROVNIK, O CAPITAL ADRIATICO
  • ONDE DORMIR EM DUBROVNIK
  • ILHAS QUE ESPERAM NA CROÁCIA: TOUR A ŠOLTA DRVENIK E ČIOVO
  • DICAS PARA VISITAR LAGOS PLITVICE: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER
  • AS 20 MELHORES COISAS PARA VER E FAZER EM SPLIT (CROÁCIA)
  • ONDE DORMIR EM DIVIDIDO
  • ISTRIA: CROÁCIA VERDE E AZUL
  • ONDE DORMIR NO ZAGREB
  • AS MELHORES COISAS PARA VER E FAZER NO ZAGREB
  • #mochileandobalcanes SOMOS INTERRAIL

Pin
Send
Share
Send