SONO NO DESERTO DE ERG CHIGAGA: EXCURSÃO DE MHAMID

Pin
Send
Share
Send

Durma uma noite no deserto do Saara É uma das experiências que vivem no Marrocos sim ou sim. Dizem que é um dos desertos mais especiais do mundo, não podemos comparar com muitos outros (só fomos ao Thar na Índia), mas temos certeza de que foi uma noite inesquecível! Existem dois lugares onde você pode visitar as dunas do Saara no Marrocos: o deserto Erg Chebbi, de Merzouga, ou o Deserto de Erg Chigagade Mhamid e / ou Zagora. Contaremos qual foi a nossa experiência visitando este último e forneceremos todas as informações para que você possa preparar sua aventura ... então, se você quiser fazer uma excursão e sono no deserto de Erg Chigaga, você está no lugar certo!

Ele Deserto de Erg Chigaga Está localizado na ponta sul do centro de Marrocos, quase na fronteira com a Argélia. É o deserto marroquino com as maiores dunas, a mais alta (Erg Chigaga) atinge 300 metros de altura (Erg Chebbi tem cerca de 150 metros, embora tenhamos lido versões diferentes disso). Também é super extenso, se expande do final do vale de Draa para o oeste por cerca de 25 km.

Esta é apenas a parte das dunas, porque O Saara é formado por dois tipos de paisagem: aqueles que formam as montanhas de areia (ou Erg), com seus infinitos relevos dunas tão característico, e o hammadas, que são pedregosas e muito áridas, mas com extensões planas.

A porta de Erg Chigaga é a cidade de Mhamid, o último sinal de vida antes de iniciar a jornada pelo deserto, além dos campos nômades berberes (que, embora escassos, ainda são visíveis) e, claro, dos campos turísticos.

Ao contrário do deserto de Erg Chebbi, cujas dunas praticamente começam perto das aldeias que estão na mesma estrada (a mais importante é Merzouga), as dunas de Erg Chigaga começam por volta de 40 km de Mhamid, você precisará contratar uma excursão que inclua o transporte em 4 × 4.

Para chegar a Mhamid O mais rápido, obviamente, é alugar um carro. Foi a nossa terceira parada para a viagem que fizemos no Marrocos, e de Zagora são apenas 1 hora e meia. No caminho, você também pode parar em Tamegroute para visitar sua biblioteca e sua famosa cerâmica verde. Além disso, as melhores datas em Marrocos são coletadas nessa área, atestamos isso!

Lembre-se, se você não tiver um carro, tudo não está perdido. De Ouarzazate, você pode pegar o Barramento CTM que chega a Mhamid em cerca de 4-5 horas por 85 dirhams. Nenhuma reserva é necessária, basta ir à bilheteria e obter o ingresso. Você pode ver os horários oficiais em seu aplicativo, embora, por enquanto, você só possa reservar bilhetes on-line se tiver um cartão de crédito de um banco marroquino. Outra empresa de ônibus que oferece rotas em todo o país é a Supratours.

Claro que também existem Excursões de vários dias saindo de Marrakech que o levará a conhecer esse canto marroquino e paradas mais interessantes como Ait Ben Haddou. Esta é uma boa opção.

Os melhores meses para fazer a excursão ao deserto de Erg Chigaga são de meados de outubro, novembro, março e abril. No verão, você pode estar muito quente e, no inverno, as temperaturas à noite podem ficar em torno de 0 graus.

Nós fomos a meados de setembro e tivemos um calor quase insuportável. Durante todo o dia estivemos entre os 37 e 43 graus. Quando escurece, se você notar o frio, e foi apreciado quando dormia fora da tenda (até colocamos o cobertor fino às 4 da manhã) ... Sim, era impossível dormir dentro da loja!

Os passeios para passar a noite em um acampamento no deserto de Erg Chigaga costumam ser mais caros do que os de Erg Chebbi, por uma razão simples: as dunas começam a cerca de 40 a 60 km das cidades mais próximas, para alcançar serão como 2 horas de jipe ​​(e as despesas são, portanto, mais altas).

A maneira mais fácil é contratar online. Fizemos isso com a agência Serviços do Saara, que parece ser o maior em Mhamid e com boas recomendações. Você pode ver os passeios no site oficial, nosso pacote de 1 noite em um acampamento de jipe ​​padrão e alguns custos de visita € 85 por pessoa.

Mas não há problema em chegar um dia antes, dormir uma noite em Mhamid e fazer compras pela cidade para contratar diretamente lá. Existem lugares com agências e muitas pessoas que se aproximam de você para tentar vender seu passeio. Pode ser um pouco tonto, mas você terá mais poder para negociar um preço, incluir ou excluir serviços etc. O mesmo vale para quem não quer chegar ao final do vale de Draa e prefere fazer a excursão a Erg Chigaga de Zagora.

Por fim, se você já reservou seu alojamentos em Mhamid ou Zagora, você sempre pode entrar em contato com eles e perguntar se eles podem organizar a excursão com um guia recomendado, em um bom acampamento.

Existem vários passeios, de algumas horas a vários dias. Embora a mais comum e o que fizemos foi a chamada "experiência off road", que consiste em passar uma única noite no acampamento (custa cerca de 85 €). Estes incluem o Transporte 4 × 4 de Mhamid ao acampamento, localizado em algum lugar no enorme deserto, provavelmente próximo a grandes dunas. Durante a jornada, alguns são feitos para, como uma pequena vila berbere, onde eles oferecem uma xícara de chá, um oásis, algum ponto panorâmico etc.

No acampamento o comida, e você terá tempo livre (alguns passeios incluem atividades como sandboard, quads, etc.). Ao pôr do sol um passeio de dromedário, embora você possa removê-lo da embalagem e tentar obter um desconto (eles pagam por cada dromedário que usam). À noite, o jantar e você vai acabar tocando uma fogueira e cantando canções berberes. Mas o verdadeiro show está chegando: esqueça de dormir na loja, tire a cama inteira e dormir debaixo do céu intocada cheia de estrelas (e bons cobertores, se necessário).

Em cada carro o motorista e um guia, que falarão pelo menos inglês (você pode perguntar se há guias que falem espanhol e outro idioma, se houver).

Encontramos pessoas que fizeram excursões de dois dias, mudando de acampamento todas as noites. Pode ser interessante ver duas áreas desérticas diferentes, mas talvez demais para o nosso gosto.

Nós ficamos em um acampamento padrão E foi melhor que o esperado. Eles consistem em um bom punhado de grandes lojas particulares (jaimas) para até 4 pessoas, distribuídas em um espaço comum, com uma área para chá e fogo. Em uma extremidade, há um prédio fixo e fechado que é o restaurante e a cozinha, onde as refeições são feitas. E então, em outro prédio, estão os banheiros compartilhados, com vários banheiros de água corrente e chuveiros.

Pudemos ver outra campo de luxo Essa agência tem e a maior diferença é que as lojas têm o banheiro dentro. A decoração era mais agradável e com mais detalhes, mas sentimos que a localização era um pouco pior, perto das dunas, mas sem dunas altas como em nosso acampamento.

Ambos os campos (o padrão e o luxo) tiveram eletricidade nas lojas, mas, como regra, eles não têm ar-condicionado (os que vimos nem sequer têm ventilador).

Existem vários campos espalhados pelos lados das dunas (a cerca de 50 km de Mhamid), mas não no coração do deserto, onde seria muito difícil acessar esses montes. O importante é que você saiba e garanta que terá um grupo de grandes dunas muito próximas, porque se não for difícil subir para elas. Em Google Maps Você pode ver onde está a localização de muitos desses acampamentos, este era nosso (como você pode ver, muito perto de uma das grandes dunas de Erg Chigaga):

Como já dissemos, nosso pacote inclui 4 × 4 mais 1 noite no acampamento padrão com Serviços do Saara (seria isso). Começamos a excursão a Erg Chigaga aproximadamente 10 da manhã em seu hotel em Mhamid. Depois de algumas paradas ao longo do caminho (o chá, o oásis e outras não dignas de nota), chegamos a acampamento cerca de 12:30. Chá de boas-vindas e acomodação na loja.

Depois de um tempo já tínhamos o comida Lista (salada, frango e frutas tajin, tooodo foi delicioso, ficamos bastante surpresos com a qualidade da comida). E por volta das 14h30 e com cerca de 40 graus, fomos esmagados deitados nos sofás, esperando a chegada de algo novo. À tarde, há tempo livre, mas com o calorazo que não íamos fazer sandboard: -p ... Pelo menos, compartilhamos a turnê com um garoto holandês com quem fizemos boas migalhas.

Durante a tarde, outro casal francês chegou e os três foram dar o de volta ao dromedário, preferimos caminhar até alguma duna perto do acampamento e aproveitar a partir daí pôr do sol. A verdade é que as opiniões são brutais!

O jantar Era tão bom quanto a comida (espaguete que devoramos, tagine de cordeiro e frutas) e terminamos com o típico músicas ao redor do fogo... Eles realmente tocaram algumas músicas, foi muito rápido tudo hehe (também é verdade que nosso grupo era pequeno).

Nesses passeios, sempre se encontra pontos positivos e negativos, que pode variar dependendo de quem vive a experiência. Mas como somos nós que escrevemos este blog, estas são as nossas opiniões:

- Pontos positivos: a localização do acampamento, espetacular, ao lado de um grupo de enormes dunas (embora não seja o maior dos 300 metros). A comida estava ótima. As lojas com eletricidade e o conforto das camas são melhores do que o esperado (embora um ventilador possa não machucar). O calor aumentou, sim, mas nos permitiu dormir sob as estrelas ... um luxo!

- Pontos negativos: Não tivemos muita sorte com o guia, ele parecia mais preocupado com as coisas do que com o grupo. Ele não explicou quase nada para nós (e o pouco que ele nos explicou foi devido a perguntas), e as paradas durante a turnê 4 × 4 eram bastante ruins e rápidas. De manhã, quando está mais bonito, eles nos apressam a tomar um café da manhã rápido e sair.

Antes de fazer a excursão ao deserto de Erg Chigaga e dormir uma noite em um de seus acampamentos, lembre-se destas dicas:

- Antes de iniciar a excursão, é comum ser levado a um dos Barracas de Mhamid para comprar água (bebidas não incluídas) e um turbante. Recomendamos que você compre pelo menos 3 garrafas grandes de água por pessoa (Em clima quente, talvez menos se você viajar quando não bate tanto). Eles são vendidos completamente congelados (6 dirhams) e em temperatura ambiente (5 dirhams). Compre pelo menos um de cada, carregamos todos congelados e tivemos que colocá-los ao sol (a 43 graus!) Para beber. Ele turbante É interessante caso o vento com areia suba, na pequena loja que eles nos pediram 50 dirhams (você pode pechinchar um pouco, nós NÃO o compramos).

- O mesmo se você ficar sem água lá você vai vender por 15 dirhams.

- Além disso, não é uma má idéia trazer uma toalha e trocar de roupaNos acampamentos, geralmente há banheiros com chuveiros e água. Mas primeiro pergunte onde você contrata. Também carrega sapatos fechados andar pelas dunas, chinelos para o banheiro protetor solar, cap (ou lenço).

- Se você viaja para Marrocos em uma estação muito quente, pode se perguntar comece o tour da tarde e negocie um preço especial por não incluir a comida. Dessa forma, você não "sofre" as horas mais quentes do acampamento, mas chega para ver os momentos mais bonitos.

- Se você usa uma boa câmera fotográfica Tenha muito cuidado com as tempestades de areia. Consiga uma boa bolsa que pode isolá-lo completamente.

- Surpreendentemente no acampamento nós tivemos cobertura! Nossos SIMs eram da Orange e a cobertura da Internet às vezes funcionava.

- O caminho de 4 × 4 dura quase 2 horas, se você ficar tonto com muita facilidade, não será necessário tomar uma biodramina.

Esperamos que, com essas informações, possamos ajudá-lo a organizar sua Excursão ao deserto de Erg Chigaga! É realmente uma experiência que você tem que viver pelo menos uma vez na vida! E você? Você já dormiu no deserto de Erg Chigaga? Noutro? Conte-nos a sua experiência!

Economize em sua viagem

Passagens aéreas Barato para Marrocos: bit.ly/2lLTv8O

Alojamento Barato em Marrocos: bit.ly/2p2aoNc

Fique comAirbnb e consigaDesconto de 25 €: aqui

Actividades em espanhol no Marrocos: bit.ly/2l71f53

Alugue um carro com os melhores descontos: bit.ly/2xGxOrc

Compare preços no aluguel de van: bit.ly/2IFbMeB

Seguro de viagem IATI com um5% de desconto: bit.ly/29OSvKt

Livros e guias de viagem: amzn.to/2lIrtLx

Todos os nossos artigos sobre Marrocos

Pin
Send
Share
Send