Ait Ben Haddou de Marrakech

Pin
Send
Share
Send

Dia 2: Marrakech - Tizi-n-Tichka - Ait Ben Haddou

Nosso despertador toca às 6 da manhã e a primeira coisa que fazemos é subir ao terraço do nosso riad no Royal Mansour para desfrutar de um impressionante céu estrelado, com o qual começamos o segundo dia da viagem à Rota dos Kasbahs carregada de energia.

Comece ao amanhecer em Marrakech


São oito da manhã quando descemos para a sala de café da manhã, onde eles servem "La Table"e lá desfrutamos de um dos cafés da manhã mais completos e exclusivos que tivemos a sorte de provar em nossas viagens.

Café da manhã em Royal Mansour

É claro que isso, como tudo o mais nesta acomodação incrível, é servido e gerenciado com o tratamento mais detalhado que, sem dúvida, faz desta uma experiência única.
Depois desse café da manhã, às 9 horas da manhã e depois de nos despedirmos da equipe do Royal Mansour que nos conhecemos ontem, quando passamos um dia de luxo em Marrakech, eles nos pedem um táxi na mesma recepção para nos levar ao Boulevard Mohamed V , a cerca de dois quilômetros do hotel, onde fica o escritório da Hertz, onde reservamos o carro alugado em Marrakech para esta rota pelos Kasbahs.
Se você não quiser dirigir, uma boa opção é reservar este passeio de um dia com um guia em espanhol, onde será buscado no hotel.
Se você tiver mais dias, terá a opção de reservar uma excursão de 3 dias ao deserto de Merzouga, onde passará por Ouarzazate ou esta excursão de dois dias. As duas excursões são acompanhadas por um guia em espanhol e serão buscadas no hotel.

Ele tem que se despedir de Royal Mansour

Não demoramos mais de 10 minutos para chegar e estamos muito surpresos que o motorista de táxi, quando perguntamos quanto lhe devemos, nos diz para pagá-lo o que nós queremos. Ficamos bastante surpresos e mais quando temos experiência de nossa viagem anterior a Marraquexe e sabemos que isso não funciona exatamente assim. Mas como você foi chamado diretamente da Royal Mansour, acreditamos que esse é o motivo desse acordo "especial"No hotel, fomos informados de que, para esses tipos de rotas, o preço era de cerca de 50 a 60 dirhams, então damos 70 pelo acordo e vamos começar nossa Rota dos Kasbahs, uma das rotas que Queríamos fazer mais neste país.


Informações mais práticas para preparar sua viagem a Marrakech

- 50 coisas para ver e fazer em Marrakech
- Os 5 melhores passeios e excursões em Marrakech
- A melhor excursão no deserto de Marrakech
- 10 lugares essenciais para visitar em Marrakech.
- 10 lugares essenciais para ver em Marrocos
- 10 dicas essenciais para viajar para Marrocos

São quase 9h30 da manhã quando estamos na porta dos escritórios da Hertz e quando vemos que ela não está aberta e há um número de telefone apontado para um pedaço de papel, o rosto que resta é a foto. Fizemos a reserva às 9 da manhã, embora tenhamos avisado que provavelmente chegaríamos mais tarde e casualmente um casal catalão que também está esperando, eles têm a reserva às 9 e estão esperando desde então.
Diante do desconforto, um garoto de uma loja ao lado liga para o telefone na porta e nos diz que eles virão em breve. Mas, como geralmente acontece nesses casos, os minutos passam e ninguém ainda aparece.
No final, uma garota chega depois das 10 da manhã e, mesmo sem se desculpar, abre o escritório e, em vez de atender às pessoas que esperamos há mais de uma hora, começa a fazer reservas por telefone. Estamos de férias, sabemos, mas a verdade é que eles poderiam ter um pouco de bom senso com essas coisas e funcionam de maneira diferente.
Depois de alguns minutos, aparece um homem, que nos leva a uma mesa em que, após meia hora de papelada, incluindo três tentativas com cartões de crédito diferentes, eles não funcionam, apenas encontramos um que nos dá o ok no maquina

Saímos para a rua e checamos o carro com ele, a verdade é que temos que dizer que é o momento que mais fizemos em nossas viagens, mesmo apontando os pequenos arranhões e as torneiras quase invisíveis. Finalmente, são quase 11 da manhã quando ligamos o carro e colocamos o endereço de Ait Ben Haddou no GPS que nos acompanhará nos próximos 3 dias de viagem pelo mais pitoresco Marrocos.

Reserve os passeios e excursões com melhor classificação em espanhol de Marrakech pelos viajantes:

- Excursão a Ouarzazate
- Tour gratuito de Marrakech grátis!
- excursão de 2 dias no deserto de Zagora
- Excursão a Essaouira
- excursão de 3 dias ao deserto de Merzouga
- Mais excursões e passeios aqui

A idéia inicial era parar primeiro em Telouet, um dos kasbahs mais belos desta rota, mas vendo o tempo que perdemos com a papelada de aluguel, decidimos que era melhor ir diretamente para Ait Ben Haddou de Marrakech, que é onde ficaremos hoje à noite, passando diante do porto mais alto de Marrocos, Tizi-n-Tichka, onde queremos fazer uma breve parada para admirar a paisagem incrível.
Uma vez em andamento, passamos pela Medina de Marakech e pelo palmeiral, áreas que nos trazem muitas lembranças de nossa viagem anterior à cidade e observamos especialmente, mesmo de carro, o cenas cotidianas de Marrocos, uma das coisas que mais gostamos neste país.

Travessia de carro de Marrakech

Ao sair da N8, que é a estrada que atravessa a cidade e entramos na N9, a paisagem começa a mudar, desfrutando do Atlas em todos os momentos à nossa frente.
A estrada é muito boa e dirigir não é tão ruim quanto tínhamos lido, pelo menos até agora.
Como aconteceu conosco na viagem a Nápoles e Pompéia, há algumas semanas, temos que dizer que o tráfego aqui não é pior do que qualquer cidade grande, embora deva-se notar que você deve ter um cuidado especial com o coisas Isso cruza seu caminho. E é que pessoas e animais podem deixar os lugares mais inesperados.
Algo a ter em mente é que, quando você vê um policial, algo muito comum no Marrocos, é que você precisa reduzir a velocidade e, ao se aproximar, parar ou seguir, conforme as instruções. Isso acontece principalmente nas cidades, em suas entradas e saídas, que é onde há mais controles.
Se você vai ultrapassar uma motocicleta, um carro ou um caminhão, é melhor assobiar, para que o outro perceba e, tanto quanto possível, se a estrada for estreita, separada. E acima de tudo, tenha cuidado "com o maior"isto é, caminhões e ônibus, eles raramente pulam algumas regras.

Estradas marroquinas

Nosso GPS marca cerca de duas horas para chegar a Tizi-n-Tichka, embora, pelo que lemos, essas estradas não sejam tão rápidas quanto parecem, então nesta primeira seção Ait Ben Haddou de Marrakech, descobriremos se o cálculo do GPS é tão verdadeiro quanto o esperado.
A verdade é que esta área de Marrocos é uma área em que você parava a cada poucos minutos, enquanto passamos por paisagens espetaculares com pequenas aldeias que adornam a paisagem como uma pintura de um pintor.

Paisagens de Marrocos mais cênicas

Quando fazemos uma viagem de cerca de uma hora, em uma área de declive, encontramos um caminhão super lento na frente, ao qual reagimos com antecedência, pois é uma linha reta bastante longa, mas com uma linha contínua. E de acordo com o que dissemos algumas linhas atrás, você já pode imaginar o que acontece conosco, certo? Alguns metros depois, alguns policiais nos param, pedindo os papéis, o passaporte, a carteira de motorista ... E depois de verificar tudo, eles nos dizem que cometemos uma infração, avançando em linha contínua.
O rosto que resta é um poema. Explicamos que, quando ficávamos tão devagar, pensávamos isso poderia (??? Neste momento, qualquer desculpa é válida para nós), ao qual ele responde muito corretamente que no Marrocos isso não é verdade e que a infração por ter feito isso é da 1ª série, por isso temos que pagar uma multa de 700 dirhams. O primeiro na testa. Saímos do carro e Roger, com uma cara triste, diz a ele que é um pouco caro e que seria ótimo se ele pudesse abaixá-lo um pouco. Após uma breve conversa, sempre com um sorriso na boca (nós), ele nos diz que, vendo que estamos de férias, ele colocará nos jornais que estávamos indo sem cinto, o que é uma infração de segundo grau e, portanto, a O preço é reduzido para 300 dirhams. A verdade é que não sabemos exatamente o que teria acontecido se não tivéssemos falado francês, pois nenhum deles falava inglês ... embora bem, certamente com a linguagem global dos sinais, teríamos chegado ao mesmo fim, embora demorando um pouco mais.
Com a multa preenchida, em nosso poder, um aperto de mão com a polícia e 300 dirhams a menos na carteira, voltamos à estrada para seguir nosso caminho, agora entrando nas curvas e convencidos de que as ultrapassagens terminaram. Nada e ninguém nesta viagem.
Após uma boa recuperação e uma estrada estreita, chegamos a Tizi-n-Tichka a 2260 metros acima do nível do mar, onde há uma pequena esplanada, com várias lojas de souvenirs e um café.

Tizi-n-Tichka

São 13:30, então aproveitamos para comer aqui, no único café / bar que existe, e o estômago já está começando a nos pedir algo para comer.
Pedimos duas tortilhas, uma delas berbere, além de batatas fritas e água por 105 dirhams. Temos que dizer que está tudo ótimo, temperado com azeitonas e duas maçãs que o duelo nos dá antes de partirmos.

Comer em Tizi-n-Tichka

Começa a apertar o calor e é que, tanto quanto estamos a 2000 metros, temos 23 graus e isso mostra.
Depois de comermos, começamos a fazer um balanço do planejamento que fizemos nos preparativos para a viagem à Rota Kasbah e percebemos que éramos ilusórios com os horários e que, especialmente o último dia de viagem em que agendamos Indo de Tinherir a Marraquexe, pegando o voo de volta às 19 horas, que sem contar as paradas que tínhamos planejado, é um ultraje. O problema é que os tempos marcados por mapas virtuais Eles não têm nada a ver com a realidade, onde você precisa adicionar várias horas a cada jornada.
Vendo isso, decidimos que é melhor suprimir a área do Vale das Rosas e algumas das Kasbahs que tínhamos ao lado de Skour e focar em Vale de Draa e a Rota dos Mil Kasbahs.
Dessa forma, teremos de cancelar a reserva que tivemos em um kasbah de Tinherir para dormir na noite passada e procurar outro local na área de Ait Ben Haddou, fazendo com que o Kasbah mais famoso de Marrocos Nossa base para esta viagem.
Embora seja verdade que mudar planos como esse não seja algo de que gostamos, devemos ser consistentes e, acima de tudo, tentar recompensar o prazer da viagem e não querer ver muito, sendo quase impossível realizar isso. Além disso, também temos a grande desculpa de retornar a essa área do Marrocos para conhecer em outra ocasião a parte que pulamos.

Vistas de Tizi-n-Tichka

E assim, com essa mudança de planos em mente, voltamos à estrada no caminho para Ait Ben Haddou de Marrakech, acabou de cruzar o porto mais alto de Marrocos, Tizi-n-Tichka, e contemplando uma paisagem completamente diferente, muito mais verde, à medida que você desce.

Paisagens incríveis

Quase chegando a Ait Ben Haddou, vemos um desvio que indica que estamos a apenas 6 quilômetros de distância, então o pegamos, ignorando o GPS e em um segundo nos vemos em uma pista de terra impraticável para carros de passageiros. Bem quando vamos dar a volta para pegar a estrada novamente, um garoto nos chama e nos diz que, se formos para Ait Ben Haddou, teremos que seguir em frente e fazer o próximo desvio, já que essa estrada é mais curta, mas apenas para 4 × 4. Agradecendo por nos ajudar, ele nos diz que está indo para lá e que ficaria muito grato se o levássemos lá.
E assim, sem comer ou beber (e não será a última vez), somos acompanhados por Said, um berbere super amigável, até Ait Ben Haddou, a cerca de 15 quilômetros pela estrada principal daqui.
Disse está nos ajudando o tempo todo nos dizendo quando devemos reduzir a velocidade, porque existem controles e temos que dizer que continuamos com a boca aberta quando alguns metros depois encontramos vários carros parados pela polícia, que efetivamente controlam e param. Os carros vistos pelo radar estavam indo muito rápido alguns metros atrás.
Uma vez em Ait Ben Haddou, bem na entrada, onde temos nossas acomodações, nos despedimos de Said, que insiste cerca de 100 vezes, para que possamos ir à casa dele tomar um chá e conhecer sua família, oferecer que recusamos, não por não querer se não, porque temos o momento certo para ver esta tarde Ait Ben Haddou, a principal razão para isso Rota pelos Kasbahs de Marrocos.
São 16:30 quando chegamos ao Bagdag Café, nosso alojamentos em Ait Ben Haddou, 5 horas depois de sair de Marrakech, contando a parada para comer. No total, contamos que para alcançar Ait Ben Haddou de Marrakech, sem paradas, são aproximadamente 4 horas.

No Bagdag Café, Mohamed, o proprietário, nos dá as boas-vindas, escolhendo um quarto e nos mostrando todo o estabelecimento, e depois nos oferece chá com doces em frente à piscina. Isso é hospitalidade e o resto não faz sentido.

Chá em Bagdag Café

Aproveitamos a oportunidade para perguntar se podemos ficar mais uma noite e ele nos diz que sente muito, mas que ele está completo, mas que ele recomendará um lugar perto de nós onde possamos ficar.
E assim, com o itinerário já resolvido, deixamos nossas malas no quarto e saímos para o terraço para saborear o lanche que Mohamed acabou de nos oferecer.

Vista para Ait Ben Haddou à distância do terraço do Bagdag Café

São 5 da tarde quando deixamos o Bagdag Café, marcando o jantar antes das 8:30 no mesmo hotel, onde lemos que eles fazem um ótimo cardápio e vamos direto para desfrutar Ait Ben Haddou.
Lembre-se de que, embora você possa fazer essa visita de graça, se quiser fazê-lo de uma maneira confortável a partir de Marrakech, sem se preocupar com transporte e com um guia em espanhol, é altamente recomendável reservar esta excursão a Ouarzazate, que inclui a visita a Ait Ben Haddou .

Saindo do Bagdag Café, virando à esquerda, estamos a menos de 100 metros da estrada de onde você tem as fotos típicas do Kasbah de Ait Ben Haddou ao lado do rio.

Caminho para Ait Ben Haddou

O que podemos dizer que não inclui a palavra impressionante. Absolutamente nada. À medida que avançamos e temos uma visão muito mais completa da Kasbah, entendemos por que esse é um dos enclaves mais fotogênicos do Marrocos.

Vistas de Ait Ben Haddou

Fotografando Ait Ben Haddou

Nesta pequena estrada, antes de chegar à área do rio, encontramos uma infinidade de lojas de artesanato e lembranças diferentes para levar uma lembrança desta área de Marrocos, pagando ou trocando algo que você trouxe na mala, algo que nós Eles estão constantemente repetindo todo o caminho e algo em que parecem muito interessados.

Ait Ben Haddou

Ait Ben Haddou

É nesta área que encontramos a imagem mais conhecida de Ait Ben Haddou, o mais cênico e também o mais procurado, portanto, temos que ir com calma e, embora quase não haja ninguém a essa hora da tarde, os grupos costumam vir pela manhã e não é uma área que geralmente é visitada de graça, temos que esperar alguns minutos até que Estamos sozinhos e podemos tirar fotos com apenas algumas crianças como protagonistas.

Ait Ben Haddou, um enclave impressionante em Marrocos

Depois de tirar as fotos com rigor, é necessário atravessar o rio passando por alguns sacos de areia improvisados, que permitem fazê-lo sem se molhar e entrar em uma das grandes razões pelas quais chegamos pela terceira vez a Marrocos: Ait Ben Haddou.

Arquitetura em Ait Ben Haddou

Ait Ben Haddou é considerado um dos kasbahs mais bem preservados do Marrocos e é declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Mas não é só por isso que é um dos lugares mais visitados do país. Apart, Ait Ben Haddou tem sido palco de grandes filmes como Lawrence da Arábia ou Gladiador, algo que aumentou muito o turismo, sendo esta uma importante fonte de renda para a economia do povo.

Ruas de Ait Ben Haddou

Os Kasbahs, entre os quais estão Ait Ben Haddou são conjuntos arquitetônicos, feitos de barro e barro, que constituíam aldeias berberes cercadas por muros para poder defender as casas e suas plantações e os palmeirais que crescem nos arredores.
No Kasbah de Ait Ben HaddouTemos um ótimo exemplo, onde podemos ver como todos os prédios estão localizados em frente à montanha, com torres nas laterais e uma muralha defensiva ao seu redor.

Ait Ben Haddou

À medida que entramos nas ruas do Kasbah de Ait Ben Haddou Gostamos mais do lugar e gostamos mais. Estamos praticamente sozinhos a essa hora da tarde e cruzamos com pequenas lojas de artesanato, que por sinal vendem obras de arte reais e, onde devemos dizer, elas não são de todo insistentes.
No caminho para o topo da Ait Ben Haddou vemos algumas esculturas de madeira que um menino está trabalhando, representando os kasbahs que achamos espetaculares e que, como você pode imaginar, não podemos deixar passar e que eles vieram conosco para casa como lembrança disso viagem à rota Kasbah.

Lojas no Kasbah de Ait Ben Haddou

Faltam alguns minutos para as 7 da tarde quando atingimos a parte mais alta do Kasbah de Ait Ben Haddou, momento em que uma das imagens mais bonitas do dia é apresentada para nós: Ait Ben Haddou de cima, uma verdadeira maravilha.

Kasbah de Ait Ben Haddou

Janela para Ait Ben Haddou

Poucos minutos antes do pôr do sol, começamos a descer da parte alta, desfrutando de uma dança única de cores nas construções de adobe, o que nos deixa uma lembrança indelével dessa viagem.

Vistas deslumbrantes de Ait Ben Haddou no final da tarde

São 7:30 quando o sol começa a se esconder e voltamos ao nosso alojamentos em Ait Ben Haddou para jantar e descansar, antes de continuar amanhã esta incrível rota no Marrocos.
Às 8:30, como estávamos com Mohamed, vamos à sala de jantar e lá eles nos servem um menu que inclui salada e tagine de carne com sobremesa e café ou chá por 100 dirhams por pessoa. Tudo ótimo, por chupar seus dedos. Sem dúvida, vale muito a pena saborear a cozinha marroquina aqui.

Jantar no Bagdag Café

Depois do jantar, com um bom chá de menta, como dita a tradição, e logo depois das 22h, retornamos ao nosso quarto para descansar por um dia mais do que completo nesta viagem à Rota dos Kasbahs em Marrocos.

Dia 3: Ait Ben Haddou - Ouarzazate: Kasbah Taourit - Agdz - Vale Draa - Tamnougalt - Timiderte - Ouarzazate

Pin
Send
Share
Send