Rocamadour, uma das mais belas aldeias de Midi-Pyrénées

Dia 3: Najac - Saint-Cirq-Lapopie - Rocamadour - Conques

O alarme toca às 6:30 da manhã. Estamos viajando e não pode ser de outra maneira. Depois de tomar um banho, deixando tudo arrumado e trabalhando um pouco, descemos para a sala de café da manhã às 8 da manhã, onde carregamos antes do café da manhã e um tratamento totalmente personalizado dos proprietários do El Camino de Najac, que tem sido nosso alojamento nesta viagem de segundo dia para Midi-Pyrenees em 4 dias e com os quais tentaremos alcançar Rocamadour, uma das mais belas aldeias de Midi-Pyrénées.

Com o estômago já tonificado, partimos às 8:30 da manhã de Najac em direção a Saint-Cirq-Lapopie, que será o primeiro ponto do dia, com o aquecimento ligado, pois a essa hora da manhã temos 6 graus

Vista para Najac a partir do hotel. Percorra as mais belas aldeias de Midi-Pirineus

Logo após 1 km, cercado por um nevoeiro que chama nossa atenção, nós o vemos. Najac ao fundo, envolta em nevoeiro, apenas nos ofereceu uma imagem privilegiada, que esperávamos encontrar por nada.

Najac na névoa da manhã

Uma foto de um cartão postal que não podemos resistir e onde, com o carro parado na beira da estrada, ao lado de um cemitério (não estamos surpresos que eles tenham escolhido esse belo local), aproveitamos esses primeiros minutos da rota do dia com uma imagem incrível .
Esse é o tipo de coisa que surpreende você com a viagem e o tipo de cena que marca, em muitas ocasiões, uma viagem.
Após esta parada, seguimos a rota, atravessando estradas cercadas por campos e florestas, chegando a Saint-Cirq-Lapopie às 9:30 da manhã, sob um céu claro, o que parece nos dar uma trégua hoje, como aconteceu ontem, quando estávamos em plena rota de carro pelas aldeias dos Midi-Pirineus.
Deixamos o carro no estacionamento 5, na parte superior da cidade, por 4 euros por dia (de 1 a 4 estão na parte baixa da cidade) e começamos a percorrer uma das mais belas vilas que já vimos, por Não diga o mais bonito.

Saint-Cirq-Lapopie. Percorra as mais belas aldeias de Midi-Pirineus

Em 2002,Saint-Cirq-Lapopie foi eleita a melhor cidade da França. A verdade é que isso não nos surpreende, só precisamos sair do carro e começar a estrada para ver que essa é uma cidade de contos de fadas.
Como fizemos, recomendamos que você estacione na parte superior ou inferior da cidade e não tente entrar com o carro. Assim que chegar a uma das entradas da cidade, você pode se perder entre as ruas, mas o caminho de volta é melhor pela estrada, de onde você tem uma vista incrível de Saint-Cirq-Lapopie. Você não vai se arrepender.

Vistas deslumbrantes sobre Saint-Cirq-Lapopie

Saint-Cirq-Lapopie é uma pequena cidade medieval, declarada monumento histórico, localizada no meio de um penhasco e cercada pelo rio Lot.
Com um forte na parte mais alta e proeminente da cidade, de onde temos vistas incríveis dos arredores, Saint-Cirq-Lapopie é apresentada como uma cidade de contos de fadas diante de nossos olhos.

Saint-Cirq-Lapopie

Na parte baixa da cidade, abaixo do forte, encontramos os becos que formam a própria cidade, que ainda mantêm muitas casas antigas, do século XIII ao XVI, com incríveis fachadas de pedra ou madeira em enxaimel.

Casas de Saint-Cirq-Lapopie

Uma das portas de entrada de Saint-Cirq-Lapopie

À medida que a manhã avança, as ruas começam a ganhar vida, abrindo pequenas lojas de artesanato, cada uma mais bonita, muitas delas com oficinas de interior para ver como são fabricados alguns dos produtos típicos desta região da França.

Saint-Cirq-Lapopie. Percorra as mais belas aldeias de Midi-Pirineus

Ruas de Saint-Cirq-Lapopie

A melhor maneira de conhecer Saint-Cirq-Lapopie é a pé, sem uma direção fixa, apenas orientada pelos sentidos e descobrindo os cantos magníficos desta cidade incrível que se tornou, sob a nossa experiência, um Precisa visitar em Midi-Pirineus e na frança

Saint-Cirq-Lapopie

Não podemos imaginar como deveria ser Saint-Cirq-Lapopie no verão, como lemos, como também de Cordes-sur-Ciel que visitamos ontem, que nesta época do ano é invadida por dezenas de ônibus que o visitam. Talvez seja melhor sair da estação para apreciar o local quase em total solidão, algo que dá à cidade um ar único.

Impressionante Saint-Cirq-Lapopie

Passa das 11:30 da manhã quando retornamos ao estacionamento da zona alta à beira da estrada para ter perspectivas diferentes da cidade e voltar para outra das joias incríveis desta região da França: Rocamadour, uma das mais belas aldeias de Midi-Pyrénées, onde nosso GPS diz que chegaremos em mais ou menos uma hora.
Uma das coisas a destacar em parte nesta viagem a Midi-Pirineus de graça é que, além das belas vilas que visitamos, o cenário é cênico, atravessando estradas impossíveis, onde você parava a cada minuto para tirar uma foto . Sem dúvida, um prazer para os sentidos.
Chegamos a Rocamadur ao meio-dia e, assim que nos aproximamos da estrada e vimos as vistas que temos, entendemos por que eles dizem isso. Rocamadour é uma das aldeias mais bonitas de Midi-Pyrénées.

Rocamadour, uma das mais belas aldeias de Midi-Pyrénées

Não podemos parar várias vezes para apreciar vistas espetaculares desta cidade turística da França e entendemos por que ela é considerada a segunda mais visitada, depois do Monte Saint-Michel na Normandia.

Rocamadour Percorra as mais belas aldeias de Midi-Pirineus

Vendo que horas são, vamos direto paral 'Hospitalet, a pequena vila na parte superior, em frente a Rocamadour, onde é possível ler mais restaurantes, um belo mirante e muitas lojas de souvenirs. Em suma, uma pequena cidade criada para turistas.
Chegamos em menos de 10 minutos e depois de deixar o carro em um estacionamento gratuito logo à entrada, entramos no Au Panoramique, um restaurante altamente recomendado, onde solicitamos alguns menus, um com salada e canard confit e outro com foie e salmão, mais sobremesas com água da torneira e dois cafés por 50 euros.

Comer no Au-Panoramique

Tudo ótimo e com um serviço muito bom, por isso é recomendado se você for lá.
Chegou a hora de ir um dosmais belas aldeias de Midi-Pyrénées, mas antes de partir, damos um passeio pela área para comprar algumas lembranças e, acima de tudo, tiramos uma foto do impressionante ponto de vista de onde Perspectivas de Rocamadour Eles são espetaculares.

Rocamadour de l'Hospitalet

Depois de desfrutar de vistas deslumbrantes, pegamos o carro novamente para ir a Rocamadour e, a essa hora da tarde, algo que não imaginávamos, já vivemos o engarrafamento causado por ônibus, por isso nem queremos imaginar o que isso será por completo. temporada alta.
Deixamos o carro em um dos estacionamentos na parte inferior, tudo está muito bem indicado, onde não é pago e depois de subir algumas escadas, acessamos Rocamadour, um dos lugares mais visitados da França e mais proeminente pela peregrinação que recebe os muitos visitantes que recebe por ano, embora o mais notável seja o santuário da Virgem Negra, a mais conhecida do lugar.
Ao entrar na rua principal e única desta homenagem ao turismo, percebemos como tudo o que lemos sobre Rocamadour é um lugar dedicado única e exclusivamente ao turismo.

Rua Rocamadour

Embora seja verdade que da estrada e dos pontos de vista, as vistas são impressionantes e essenciais numa rota através dos Pirenéus Centrais, uma vez lá dentro, a arquitetura decepciona um pouco, pois tudo é restaurado e muito mais depois de ter estado em lugares tão impressionantes quanto Cordes-sur-Ciel ou Saint-Cirq-Lapopie.
Atravessamos um pedaço da rua principal quando um céu cinzento e uma chuva fraca aparecem, então decidimos que a melhor coisa, para ter certeza, é pegar o elevador para as igrejas e esquecer os 216 degraus da Grande Escadaria, que foram a rua principal da praça da igreja.
Pagamos 3,10 euros por pessoa pela ida e volta e em menos de 2 minutos estamos à porta de um dos lugares mais importantes de Rocamadour, a capela de Notre-Dame, com a Virgem Negra no interior.

Praça da igreja em Rocamadour

Ao redor da capela de Notre-Dame existem mais 7 igrejas, entre as quais se destacam a basílica de Saint-Sauveur e a capela de Saint-Michel. Nesta área também encontramos o antigo palácio episcopal que abriga o Museu de Arte Sacra.

Praça da Igreja Rocamadour

Como o clima não melhora, decidimos que é melhor focar na capela de Notre-Dame ou na capela milagrosa, onde está localizada a Virgem Negra, a partir do século XII e onde, fora, encontramos a tumba de São Amadour.

Capela de Notre-Dame

Depois de estarmos nesta área de Rocamadour por pouco mais de 45 minutos, com vários grupos que obstruem bastante a entrada das diferentes capelas, descemos o elevador até a rua principal à qual voltamos quando são quase cinco da tarde entre gotas cada vez mais óbvias que mostram que a tempestade está prestes a eclodir.

Rocamadour Percorra as mais belas aldeias de Midi-Pyrénées

Vendo que a tarde podemos terminar, voltamos ao estacionamento para pegar o carro e seguirmos para Conques, onde ficaremos esta noite.
De Rocamadour a Conques, temos uma jornada de 1:30 horas que fazemos sob um céu cinzento e chuvoso, o que confere à paisagem um aspecto mais outonal.
Chegamos a Au Castellou, nosso alojamento em Conques, quando são quase 8 da tarde e, depois de descansar um pouco, subimos ao centro de Conques (você pode subir uma boa ladeira de 300 metros a pé ou de carro viajando 1 km a mais ou mais. menos), um local que se apresenta como um destino perfeito, que conheceremos mais profundamente amanhã.

A noite chega a Conques

A essa hora da noite e muito mais, não há muito o que escolher, por isso não pensamos muito e decidimos no Restaurante Hotel St. Jaques, próximo à igreja, onde pedimos um prato aligot (um purê de batatas e muito bom queijo) com butifarra e outra de magret de pato, mais cerveja e água por 35 euros.

Jantando no Conques. Aligot com linguiça

Depois de uma pequena mesa, retornamos ao hotel às 21h, flagrados após um dia inteiro visitando algumas das mais belas aldeias de Midi-Pyrénées.

Dia 4: Conques - Salles-la-Source - Belcastel - Lloret de Mar