Excursão Askja

Dia 8: EGILSSTAÐIR - MÝVATN - EXCURSÃO ASKJA - LAUGAR

Hoje começamos o dia cedo a levantar-se mais do que o habitual é esta viagem à Islândia gratuitamente. São 5h15 da manhã quando deixamos nosso alojamento em Egilsstaðir, a Lyngás Guesthouse, onde ficamos ontem na nossa entrada nos fiordes orientais da Islândia e vamos para o Lago Mývatn, onde ficamos às 7:45 da manhã. no posto de turismo da Saga Travel, a agência com a qual faremos a excursão a Askja.

A partir do momento em que pegamos o carro alugado na Islândia, já é completamente diurno e isso faz com que 2 horas de carro de Egilsstaðir para o Lago Mývatn Torna-se muito mais suportável, com paisagens impressionantes, especialmente durante os últimos 60 quilômetros em que percorremos uma paisagem desértica, passando por toda a área de fumarolas de Mývatn, onde viremos amanhã para percorrer a área com muito mais calma.

Aproximando-se da área de Mývatn

Chegamos ao nosso ponto de encontro às 7h15 da manhã e a primeira coisa que fazemos é tomar um café no posto de gasolina N1 que temos na frente e surpresa: existe apenas um distribuidor e o supermercado abre às 9 da manhã, então É a nossa vez de tomar café da manhã no carro sem café.
Vamos ver se temos sorte e podemos ter um no centro de visitantes que abre às 19h30 da manhã.

Estacionamento do posto de turismo do lago Mývatn

Mas também não temos sorte. Quando eles abrem, entramos e nos dizem que têm um serviço de lanchonete; portanto, só podemos esperar que façamos uma parada intermediária na Excursão Askja poder cobrar a energia que o café da manhã nos dá.
Às 7h45 da manhã e entre muitas outras empresas que se reúnem neste momento para iniciar seus passeios, oportunamente, nosso Super Jeep 4 × 4 da Saga Travel com o qual faremos nossa excursão a Askja e Viti por 12 horas. Hoje chegaremos a um dos lugares mais remotos e incríveis da Islândia.
Após as apresentações e uma breve explicação do Excursão Askja, às 8 horas, Askja está esperando por nós.
No caminho, nosso guia explica que desde ontem houve mais de 400 terremotos, a noite passada foi a mais forte com 3,8 graus.
No caminho para Askja, continuamos a cruzar com muitas ovelhas, como fazemos desde que chegamos à Islândia, e elas explicam que no verão as deixam soltas e nos contam uma curiosidade que não conhecíamos e que as ovelhas sempre andam em grupos de 3, a mãe e 2 filhotes.
Antes de entrar na estrada F910, um céu cinzento com uma chuva que parece não querer parar nos surpreende em um dia que esperávamos que estivesse ensolarado.
Após 10 minutos viajando por essa estrada não pavimentada, chegamos a uma pequena área de camping com uma lanchonete onde fazemos uma parada e aproveitamos dois animais para ir para um par de cafés bem carregados por 800 ISK que parecem fenomenais e uniformes Eles queimam nosso estômago pelo calor que eles têm.

Parada técnica para café a caminho de Askja

Em 10 minutos, retornamos à rota sem chuva, isso demonstra o ditado islandês que se você não gosta de tempo, aguarde 10 minutos, disposto a chegar a Askja e desfrutar de um dos Os enclaves mais espetaculares da Islândia.
Hoje haverá algumas paradas, inicialmente incluídas no Excursão Askja, o que talvez não possamos fazer porque tivemos que pegar outra estrada de entrada, pois a estrada habitual está fechada devido ao risco de Erupção do vulcão Bárdarbunga na Islândia.
Após cerca de 20 minutos, passamos em frente a um dos picos mais conhecidos da Islândia, o Herðubreið, também conhecido como a Rainha da Islândia ou A rainha.
A rainha é um moberg (montanha de topo plano) com simetria espetacular e uma beleza incrível de origem vulcânica subglacial.

Informações mais práticas para preparar sua viagem à Islândia

- 10 dicas essenciais para viajar para a Islândia
- 50 coisas para ver e fazer na Islândia

E de repente vemos um arco-íris A rainha e apenas nos dá tempo para tirar uma foto do 4x4 e, assim que descemos para tirar fotos com a câmera, vemos que ela desapareceu e a rainha da Islândia ficou completamente coberta de nuvens. Em questão de 1 minuto. É assim que as coisas são breves.

Arco-íris sobre Herðubreið

Esse é um dos sentimentos que temos da Islândia. As coisas são breves e você precisa apreciá-las. Certamente mais virão, mas nunca serão as mesmas. Você precisa aprender a aproveitar a vida e os momentos ao máximo.
Em certos momentos, parece que precisamos nos sentir mal por desfrutar tanto e ser tão felizes, como se tivéssemos que carregar uma mochila a vida toda. Não é assim, deve ser uma obrigação aproveitá-lo ao máximo, fazendo as coisas que nos fazem felizes.

No jornada para Askja nós percorremos vários rios, percebendo que seria impossível fazer isso sozinhos, mesmo que tivéssemos trazido um 4x4, portanto, de acordo com nossa experiência, se você não é fluente com o 4x4 e esse tipo de terreno, é melhor contratar uma excursão e assim evitar surpresas desagradável e mais escutando algumas das histórias que o guia nos conta sobre pessoas que encalharam nos rios e tiveram que vir resgatá-las.

Vadear rios a caminho de Askja

Antes de chegar a Askja, fazemos uma breve parada no Drekagil canyon onde aproveitamos a oportunidade para comer alguma coisa, embora ainda sejam 11h30 da manhã. Assim que saímos do carro, percebemos os efeitos da altitude, o frio é exagerado.

Pare no Drekagil Canyon

Quem disse que ele queria se banhar na cratera de Viti? Nestes momentos, fica claro que não. Embora estejamos preparados com o maiô e a toalha, por precaução.
Após 20 minutos esticando as pernas, retornamos ao nosso 4x4 e, finalmente, estamos a caminho do Caldera del Askja e a cratera de Viti.
Chegamos ao estacionamento de Askja às 12h15 e começamos a percorrer um caminho completamente cercado por neve, primeiro um pouco íngreme e depois completamente pavimentado por cerca de 3 quilômetros.

Acabei de chegar em Askja

Caminho da Caldera del Askja e da Cratera Viti

A lama dificulta um pouco a estrada, pois estamos escorregando muito e isso nos faz andar muito mais devagar do que esperávamos.

Caldera del Askja e Cratera Viti

Ficamos à frente de alguns casais que vêm conosco no Excursão Askja e de repente vemos o lago que inunda a Cratera de Viti à distância e é aí que percebemos que, diante de nós, escondido na neve está o Askja.

Vistas deslumbrantes da Caldeira Askja e da Cratera Viti

Incrível. Sem palavras Estamos sozinhos diante de uma das mais incríveis maravilhas da natureza que já vimos.
É claro que menos de 5 graus não é assunto para tomar banho e menos com o passo cortado pelos deslizamentos de terra dos dias anteriores.
Além disso, assim que vejo a encosta, sou bastante claro que, pelo menos para mim, é impossível descer. A verdade é que, olhando bem, não entendo como existem pessoas que podem descer e subir em tal ladeira.

Caldera del Askja e Cratera Viti

Pedimos ao guia e ele nos diz que temos cerca de 40 a 45 minutos para estar nesta área à vontade, então temos que correr e ir ver as crateras de todos os ângulos possíveis, atraindo sempre a neve e a lama que eles nos forçam a fazer malabarismos para não cair.

Roger escalando a montanha para ter melhores vistas

Vistas deslumbrantes sobre Viti e Askja desde as alturas

Depois de 20 minutos, vemos que os outros dois casais que vieram conosco se foram e se viram à distância no caminho de volta.
Estamos surpresos ao ver que eles pagaram 38.000ISK por pessoa (obrigado Ali por me informar que havia um 0: D extra) por estar 10 minutos em frente a essa incrível maravilha e partir, mas, ei, todos estão livres para gastar o tempo que quiserem.
Não vamos negar que somos forçados a retornar mais cedo do que o esperado, pois vemos que o guia já está esperando apenas por nós; portanto, com pouco desejo, começamos o caminho de volta.

Excursão impressionante a Askja

Quando chegamos ao carro, eles nos dizem que retornaremos Drekagil canyon, onde estávamos algumas horas atrás, para fazer outra breve parada antes de retornar a Mývatn.
Neste ponto, temos que dizer que esses são alguns dos inconvenientes de ter uma excursão ou passeio organizado e muito mais para nós a que não estamos acostumados, mas, neste caso, e dizendo que estivemos 4 horas na estrada, parando apenas 2 vezes em sites "sem muita importância", sem sequer parar para tirar uma foto ao longo do caminho, temos que dizer que o passeio em geral nos conhece pouco a pouco, embora o repetíssemos apenas pela incrível experiência que é ver o Caldera del Askja e Cratera Viti.
Embora não possamos esquecer o que dissemos no início do dia e que o planejamento inicial teve que mudar e eliminar algumas das paradas de segurança planejadas.
Depois de outro tempo atravessando o rio novamente, chegamos novamente ao Drekagil canyon onde estamos mais 20 minutos em que aproveitamos a oportunidade para comer e nos proteger do frio depois de um dos estandes.

Drekagil Canyon

Às 14h30 da tarde, começamos novamente, desta vez já voltando para Mývatn.
O frio entrou em nossos corpos e a verdade é que não nos permitiu desfrutar plenamente desta última parte da excursão. Não achamos que estivesse tão frio neste momento, embora o guia tenha nos dito que o tempo em agosto não estava tão frio por um longo tempo e a neve ainda era mantida.
Fazemos o resto do caminho dando cabeçalhos ocasionais, incapazes de manter os olhos abertos o tempo todo, depois do amanhecer que nos damos.
A 60 quilômetros de Mývatn, paramos novamente no café da manhã e não resistimos a tomar alguns cafés, uma rosquinha e um sorvete para 1900 ISK enquanto conversamos com o guia e recarregamos nossas energias.
Às 17h30, colocamos a estrada, desta vez se sem paradas até o estacionamento do Centro de Visitantes do Lago Mývatn, onde chegamos hoje de manhã há quase 11 horas.
Hoje dormimos em Laugar, então, com o tempo, decidimos que é melhor ir diretamente para lá e amanhã continuar com o planejamento que planejamos.
Hoje estamos mortos e precisamos descansar, mas antes de pararmos para abastecer e dar uma olhada no acampamento até o Lago Mývatn, é quando checamos quão verdadeiras são as advertências sobre mosquitos. Eles se parecem com aviões!

Vistas do Lago Mývatn

Chegamos em Laugar do Lago Mývatn em 20 minutos e a primeira coisa que o proprietário da pousada em que ficamos, a Laugar Guesthouse, é nos alertar sobre o risco de inundações na área devido à erupção do vulcão, pois agora o alerta aumentou para laranja.
Depois de perguntar sobre o itinerário que planejamos fazer amanhã, ele não recomenda que vamos ao Centro de Informações do Lago Mývatn antes de ir para o Detifoss, pois é uma das áreas que podem ser afetadas.
Após um dia do mais completo, podemos descansar um pouco e jantar no bar do posto de gasolina, onde pedimos duas pizzas e água e coca-cola para o 3350 ISK, que por sinal são muito bons e nos sentimos muito bem.
Com o estômago cheio, só podemos voltar para nossa casa de hóspedes e descansar para continuar amanhã com esta incrível viagem à Islândia.

Dia 9: LAUGAR - LAGO MÝVATN: Skutustadagigar - Stakhólstjörn- Höfdi: Kálfaströnd - DIMMUBORGIR - Hverfell - Grotagja - ÁREA GEOTERMAL DE MÝVATN: Bjarnarflag - DETTIFOSS - SELFOSVOSS - HAFRAG