Pisac e Ollantaytambo de Cuzco

Pin
Send
Share
Send

Dia 12: CUZCO - PISAC - OLLANTAYTAMBO - AGUASCALIENTES

Hoje começa um dos dias mais especiais de nossa viagem ao Peru, para onde iremos Pisac e Ollantaytambo de Cuzcoe continue com a "subida" para Machu Picchu.
Em Pisac, teremos a sorte de desfrutar do seu famoso mercado, que é comemorado apenas aos domingos.
Às 6h30 da manhã, já estamos tomando café da manhã em nosso hotel em Cuzco, na Casa Andina Cuzco Plaza e, quando olhamos pela janela da sala de café da manhã, vemos a catedral cheia de gente e é quando lembramos que hoje é domingo de ramos.


Então, apressamos o café da manhã e, depois de deixar as mochilas no hotel, onde retornaremos em três dias, depois de visitar Pisac, Ollantaytambo, Machu Picchu, Salineras de Maras, Chinchero e Moray, vamos para o Catedral de Cusco para ver a atmosfera de que há um Domingo de Ramos.

Domingo de Ramos em Cusco

Aproveitamos esta partida inesperada para as ruas de Cuzco para comprar protetor solar em uma farmácia por 16 soles, algo que não carregamos e nossa pele já está sofrendo, pois estando nessa altura o sol bate muito mais forte, mesmo que pareça que é o dia. nublado. Então lembre-se e não esqueça o creme em casa 😉
Alguns minutos depois das 7h30 da manhã, paramos um táxi para pedir preços para ir à cidade de Pisac, não para as ruínas que são mais caras e nos dizem 50 soles, então descartamos essa ideia e pedimos que nos leve diretamente para Rua Puputi, que é o local de onde partem os trens que levam a Pisaq e que será muito mais barato que um táxi convencional.
Assim que saímos do táxi, vemos uma combinação em que eles gritam "Pisac, Pisac ..." e fazemos sinais para nos manter no local.
Em pouco menos de 10 minutos, o combi está cheio e chegamos à primeira parada do dia, Pisac, por apenas 5 soles por pessoa.
Chegamos em Pisac de Cusco em 45 minutos depois de atravessar paisagens incríveis, com montanhas que parecem ser tiradas de qualquer filme de animação.
Outra boa opção é reservar esta excursão ao Vale Sagrado, que inclui Pisac e Ollantaytambo com um guia em espanhol e retornar ao nosso hotel em Cusco.
Se você não tiver tempo suficiente para visitar o Vale Sagrado, poderá ir diretamente a Machu Picchu, saindo de Cusco, reservando esta excursão guiada de um ou dois dias em espanhol (noite em Aguas Calientes), ambos incluem a retirada no hotel, o Bilhete de trem panorâmico com teto de vidro, ônibus para cima e para baixo até Machu Picchu, guia e passagens.
Nossa idéia inicial era fazer uma turnê pelo Mercado de Pisac realizado aos domingos e depois vamos para as ruínas, mas o motorista do combi nos recomenda ir para as ruínas agora, já que há menos pessoas e depois percorrer a cidade e o mercado.

Chegando em Pisac

Valorizamos o conselho e, vendo que ele está absolutamente certo, ouvimos e damos uma táxi que por 25 solas nos leva diretamente ao topo das ruínas de Pisac.
Esta é a única maneira de acessar as ruínas com transporte público, já que não há ônibus públicos que chegam lá.
Se você quiser ficar na parte inferior, o preço é de 20 solas, mas, para a nossa experiência e a diferença de preço, recomendamos que você deixe a parte superior.
A idéia é visitar as ruínas de Pisac e depois descer a montanha, que lemos que levará aproximadamente 1 hora, para voltar à cidade de Pisac.
Como você pode ver hoje, temos um dia mais completo, assim como ontem visitando Tambomachay, Pukapukara, Qenqo, Cristo Blanco e Sacsayhuaman de Cuzco.
Outra opção, se você não quiser pegar um táxi ou pegar carona, é andar pela cidade, mas não se esqueça que são 4 quilômetros e tudo está subindo; por isso, se você quiser fazer isso, é melhor ir com tempo suficiente e pensar que é bastante difícil.
Quando estamos prestes a chegar à área superior das ruínas de Pisac, passamos pelo controle de ingressos, no qual temos que mostrar o famoso Bilhete Turístico de Cuzco novamente, para que possamos marcar esta visita.
Depois das 9 da manhã, entramos nas ruínas de Pisac e, como temos a primeira visão, a primeira coisa que pensamos é que, se é assim ... Machu Picchu tem que ser incrível.

Ruínas de Pisac

Esta é uma das razões pelas quais escolhemos fazer essa jornada na viagem e começar com a "mais leve", para terminar com uma das grandes cerejas da viagem como Machu Picchu.
No topo da colina, encontramos esta cidadela inca, que fica em um platô triangular com uma ravina vertiginosa de cada lado.
Pisac é famosa por seus terraços que se estendem ao longo dos flancos sul e leste da montanha, formando grandes curvas que, como não há degraus entre elas, evitam grandes manutenções e maiores erosões.

Vistas dos terraços de Pisac

Pisac, no vale sagrado do Peru

Em vez disso, os terraços são unidos por seções de escadas diagonais feitas com lajes fixadas nas paredes dos terraços agrícolas.

Pisac e Ollantaytambo de Cusco

Acima desses vários caminhos, cruza as montanhas, guardadas por ravinas e bem defendidas por enormes entradas esculpidas em pedra, escadas íngremes e um túnel esculpido em rocha.

Tour pelas ruínas da cidadela inca de Pisac

Pisac

Este local dominante não apenas observa o vale de Urubamba, que se estende a seus pés, mas também entra na floresta do nordeste.

Pisac

No topo dos terraços está o centro cerimonial, com um poste de amarração do sol, vários canos de água em operação e algumas obras de alvenaria requintadamente esculpidas nos templos bem preservados.

Templos na cidadela de Pisac

Fontes em Pisac

Um caminho sobe a encosta da montanha até uma série de banhos cerimoniais e a envolve em uma zona militar. Na parte de trás do site, se você olhar pelo desfiladeiro de Kitamayo, poderá ver centenas de buracos na parede da montanha. Are Túmulos incas que foram saqueados e em que os turistas não estão autorizados a entrar agora.

Pisac no vale sagrado

Túmulos perfurados na montanha

Pisac está sendo uma descoberta para nós. É incrível e definitivamente recomendamos que você dedique o tempo que merece, pois não se trata apenas dos restos de uma cidadela inca, mas de que o local onde está localizado é totalmente recomendado.

Reserve os passeios e excursões com melhor classificação em espanhol de Cuzco pelos viajantes:
- Excursão ao Vale Sagrado dos Incas
- Excursão a Machu Picchu
- Excursão a Moray e as minas de sal de Maras
- rota de 2 dias ao longo da Trilha Inca
- Ótima rota de 4 dias pela Trilha Inca

- Muitas mais excursões e passeios aqui

Depois de pouco mais de 1 hora e meia, decidimos que é hora de começar a descer para o cidade de Pisac, então seguimos para a esquerda das maiores ruínas, passamos por um túnel e seguimos um caminho de escadas para cima e para baixo até chegarmos à estrada que nos levará a Pisac.

Túnel no caminho de volta à cidade de Pisac

Neste ponto, devo dizer que, sofrendo de vertigem, tive momentos em que não me diverti. É neste momento que comecei a ter muitas dúvidas sobre como vou levar suba amanhã para Huayna em Machu Picchu.

Trilhas caminho da cidade de Pisac

Continuamos nosso caminho entre paisagens espetaculares até chegar a outras ruínas, onde passamos alguns minutos descansando e desfrutando de um ambiente imbatível.

Estrada para a cidade de Pisac a partir da cidadela Inca

E continuamos o caminho de volta, sabendo que obtivemos sucesso total com a decisão de voltar a pé.
E aqui é quando a estrada realmente chega. Escadas, escadas e mais escadas ...
Claro, como dissemos antes, entre paisagens espetaculares, mas não é recomendado se você tiver vertigem.
E para tudo isso, contando que estamos a 3800 metros e não realizamos os mesmos esforços como se estivéssemos no nível do mar.

Retornando à cidade de Pisac

Certamente é um passeio altamente recomendado, mas pense que a visita à cidadela inca de Pisac e a descida para a cidade levará cerca de 4 horas, levando-o com tranquilidade e sem fazer uma maratona.
A visita às ruínas de Pisac é de cerca de 1 hora e meia. Chegar ao segundo levará mais ou menos 45 minutos e, de lá para baixo, a cidade de Pisac, conte mais 1 hora. Tudo isso sem contar as paradas para tirar fotos e descansar 😉
É recomendado para tudo o que é visto e vivido, mas não podemos ignorar que está cansado e leva tempo.

Última seção do caminho até a cidade de Pisac

Vistas da cidade de Pisac da estrada

Chegamos à cidade de Pisac depois das 12h30 e paramos no mercado de domingo. Então aproveitamos a oportunidade para passear, impressionados com o número de lugares e as coisas bonitas que vemos.

Mercado da cidade de Pisac

Embora a verdade seja que realmente não queremos comprar, então, depois do meio-dia, vamos direto para o almoço, que hoje ganhamos um bom banquete.
Acabamos no restaurante La Cuchara de Palo, onde pedimos alguns tequeños com guacamole, uma pizza e um prato de macarrão, além de cerveja e coca-cola por 91 soles.

Comer em La Cuchara de Palo

Depois de recarregar as energias, antes de sair, pedimos no mesmo restaurante as opções que temos para ir a Ollantaytambo, que é o local de onde nosso trem parte para Aguascalientes e nossa próxima parada do dia.
Eles confirmam que Não há ônibus direto de Pisac para Ollantaytambo, como tínhamos lido, a opção de transporte público é pegar um ônibus que sai a cada meia hora até Urubamba e depois outro para Ollantaytambo.

Informações mais práticas para preparar sua viagem ao Peru

- 10 lugares essenciais para visitar no Peru
- 10 lugares essenciais para visitar em Cusco
- Como chegar a Machu Picchu de Cusco
- 10 dicas essenciais para viajar para o Peru
- O melhor seguro de viagem para o Peru

O tempo que essa jornada pode nos levar é de cerca de 3 horas e meia, sem contar o tempo necessário para pegar o segundo ônibus.
Esta manhã, quando chegamos a Pisac em combi, vimos que no posto oficial de táxi o Viagem para Ollantaytambo de Pisac de táxi custa 80 soles e leva 1 hora e 20 minutoshoje, depois do tute que carregamos hoje, acreditamos que será a melhor opção e mais revelador que, por nada no mundo, queremos perder o trem para Aguascalientes.
A visita a Ollantaytambo não nos incentiva, pois retornaremos depois de amanhã, depois de visitar Machu Picchu, para que possamos visitar a cidade e as ruínas com toda a tranquilidade e sem pressa.
E nós também. Às 3 da tarde, saímos do restaurante e, depois de uma segunda rodada do mercado e da cidade, que por sinal tem um bom rolo, pegamos um táxi que por 80 soles nos levará ao centro de Ollantaytambo.

Mercado Pisac

Ruas de Pisac

Ruas de Pisac, entre montanhas

Todo o caminho é feito através de paisagens incríveis que explicam, sem falar, porque essa área do Peru é chamada Vale Sagrado.
Achamos incrível como as montanhas podem ser tão bonitas.
Demora pouco mais de uma hora para chegar a Ollantaytambo, então, às 16h20, já estamos no centro e, vendo que o dia ainda está muito ensolarado, aproveitamos a oportunidade para visitar a cidade, sem um curso fixo, apenas nos perdendo por algumas ruas que Eles nos convidam a ficar aqui por alguns dias.

Ruas de Ollantaytambo

Depois das 5 da tarde, fazemos uma pequena pausa em uma lanchonete e tomamos uma hortelã, uma limonada e dois bolos para 18 soles.
Você precisa cobrar energia para amanhã e sabendo que em alguns dias estaremos aqui novamente, não sabemos nada de errado para fazer essa parada para recarregar energia.

Lanches em Ollantaytambo

Aqui passamos o resto da tarde até as 5h45 e vamos para a estação de trem, onde eles só nos deixam passar 30 minutos antes da hora de partida do trem de Ollantaytambo para Aguascalientes e depois de verificar nossos documentos de identidade.
Recebemos um acordo fenomenal em tudo, embora não seja surpreendente o preço dos bilhetes de trem que nos custaram quase mais do que o voo internacional.

Trem de Ollantaytambo para Aguascalientes

Partimos pontualmente às 7 da tarde e a jornada, sendo de noite, não tem muito o que fazer, realmente.
Esse seria um dos pontos que gostaríamos de mudar, pois lemos que essa rota e trem são espetaculares, mas por seguirmos a rota que havíamos levantado e não perdermos um dia inteiro esperando para fazer a viagem amanhã de manhã e chegar a No meio da manhã para Machu Picchu, preferimos perder o paisagens vistas no trem de Ollantaytambo a Aguascalientes.
Para mais informações sobre a transferência para esta maravilha do mundo, você pode ler este post sobre como chegar a Machu Picchu.

Interior do trem de Ollantaytambo para Aguascalientes

O trem fica o mais calmo possível até que um grupo de 20 crianças apareça com um professor incapaz de controlá-las. E como poderia ser de outra forma, temos sorte que eles entrem no mesmo carro.
E assim você tem todos no carro com o rosto de poucos amigos e as crianças gritando o tempo todo, gritando e cantando.
Os olhares entre os turistas não fazem nada além de cruzar e intuímos que todos devemos chamá-los de atenção, mas ninguém ousa.
Sem dúvida, a educação parte de uma base muito clara. Não perturbe os outros e menos em um trem que custa um pastón 😉
Dito isto, temos a sorte de ter uma lua cheia incrível, de hoje até o dia 15 teremos um eclipse lunar. que nos acompanha por todo o caminho e torna a jornada muito mais suportável.
Existe um lugar mais especial para desfrutar de um eclipse lunar do que em Machu Picchu?
Chegamos a Aguascalientes às 21:00 e assim que saímos dos trilhos do trem ficamos impressionados com as sombras das montanhas pelas quais estamos rodeados ... impressionante.
Se é assim agora, amanhã à luz do sol deve ser espetacular.
Encontramos muitas pessoas esperando na estação com placas com nomes e marcas de hotéis de luxo.
Sem dúvida, ter muito dinheiro é uma opção perfeita. Mas pensamos: por que gastar um pastor apenas para dormir quando você nem sequer tem uma visão de Machu Picchu?
Porque se você teve visões, é muito claro que não tem preço!
Dito isto, deixamos a estação e estamos cercados por lojas fechadas e muitos corredores que nos deixam desorientados. Felizmente, um homem nos ouve dizer o nome do hotel em que ficaremos hoje à noite, The Little Casita Hotel e nos mostra a direção que devemos seguir.
Chegamos em menos de 5 minutos, fazemos o check-in e, após uma breve explicação do que podemos ver amanhã em Machu Picchu pelo proprietário, nos aproximamos da bilheteria do ônibus que nos levará amanhã a Machu Picchu para A primeira coisa de manhã, que temos a 20 metros do hotel, e que, como você pode ver, foi o motivo da escolha deste hotel, não tivemos que acordar amanhã mais cedo do que o estritamente necessário.
Compramos os ingressos por US $ 19 por pessoa, ida e volta e, na mesma bilheteria, eles nos recomendam ir às 5 da manhã para fazer fila, se quisermos pegar o primeiro ônibus (os ônibus saem quando enchem, até atingirem a cota de ingressos vendidos).
Desde 2017, é obrigatório visitar Machu Picchu com um guia, por isso é aconselhável reservar esta excursão a Machu Picchu que inclui o ônibus e o guia em espanhol por um preço semelhante ou reservar este passeio privado.
Se você tem dois dias, é interessante reservar esse passeio que inclui a subida até Huayna Picchu, todos os ingressos, um guia em espanhol, acomodação e transporte.
E agora, voltamos ao nosso alojamento, La Pequena Casita Hotel. Toque em descanso e comece a sonhar com o amanhã.
É noite, nada é visto, mas sabemos algo, por trás daquelas montanhas é um dos nossos sonhos ...

Pisac e Ollantaytambo de Cusco

Pisac

Dia 13: AGUASCALIENTES - MACHU PICCHU - OLLANTAYTAMBO

Pin
Send
Share
Send