GUIA DE TRANSPORTE EM SRI LANKA

Pin
Send
Share
Send

Embora o Sri Lanka seja um país pequeno e as distâncias entre os lugares não sejam consideráveis, no final da viagem, perceberemos que as horas que sugamos para mudar de um lugar para outro não serão poucas com precisão. Por isso, achamos interessante escrever um guia sobre transporte no Sri Lanka, falando sobre o preço, horários, rotas e características dos principais meios de transporte: treinaro ônibuso tuctuc e ele alugue seu próprio veículo.

Como é o transporte no Sri Lanka?

Em geral, o transporte público no Sri Lanka pode ser resumido da seguinte forma:

  • Lento: as estradas estão sempre cheias, praticamente não há rodovias e o transporte público faz muitas paradas.
  • Barato: especialmente viajando de ônibus, os preços são ridículos em comparação com o que podem custar em outras partes do mundo.
  • Frequência: algo muito positivo é que você sempre encontrará uma maneira de chegar ao seu destino, a frequência da passagem é geralmente muito alta e as combinações quase infinitas.
  • Sensação de insegurança: Não queremos dizer que é inseguro porque nunca tivemos acidentes, muitos sustos! Mas a sensação de que você está andando de ônibus de lata descendo caminhões cheios de curvas das montanhas é ... Eu não saio daqui! Então, milagrosamente (ou diariamente), você sempre sobrevive.

Os diferentes transportes no Sri Lanka

| O TREM EM SRI LANKA

É uma das melhores maneiras de se mudar, não apenas no Sri Lanka, mas em qualquer destino, nós adoramos! A rede ferroviária cingalesa se desenvolveu com a ocupação britânica e desde então é usada por milhares de pessoas por dia.

LINHAS: consiste apenas em 4 linhas que nascem em sua capital, Colombo:

  • Colombo - Kandy - Nuwara Eliya - Badulla. É aquele que sobe ao planalto (passa por Haputale e Ella) e faz uma das rotas mais bonitas do mundo.
  • Colombo - Galle - Matara. A linha da costa oeste em direção ao sul. É interessante alcançar destinos costeiros como Hikkaduwa ou Unawatuna.
  • Colombo - Galoya - Polonnaruwa - Batticaloa - Trincomalee. Essa linha cruza o país até o extremo nordeste. Interessante para a parada de Plonnaruwa ou para quem vai a Trincomalee para curtir suas praias.
  • Colombo - Kurunegala - Anuradhapura - Vavunia - Pallai - Jaffna. É a linha norte, interessante principalmente para sua parada em Anuradhapura.

CLASSES: dependendo da rota, encontraremos diferentes classes:

  • Classe Sleeper: Eles são oferecidos em alguns passeios à noite. É composto por apartamentos privados com banheiro. É necessária reserva.
  • Primeira classe: Com ar condicionado e bons lugares, geralmente só está disponível na rota para o planalto. Existe o modo "carro de observação", com uma grande janela para observar a paisagem. É necessária reserva.
  • Segunda classe: destas, existem várias modalidades, com a possibilidade de reservar um assento e com A / A (por exemplo, na rota para o planalto), ou sem assentos reservados e sem A / A (por exemplo, na rota da costa sul).
  • Terceira classe: É a classe popular, normalmente não há reserva e você pode comprar o bilhete no mesmo dia, embora no caminho para as terras altas reservamos a terceira classe com um assento, obviamente sem A / C, e não foi ruim.

EMPRESAS DE COMBOIO PRIVADAS. Existem duas empresas privadas que administram seus próprios vagões na linha Colombo - Badulla (ou seja, as terras altas). Eles são Exporail e Rajadhani Express. Nos sites deles, você pode fazer a reserva dos assentos, embora tenha que aparecer na estação para buscá-los. Com as Ferrovias do Sri Lanka (a linha regular do estado), você não pode reservar on-line.

RESERVA: exceto em linhas particulares, é impossível reservar trens on-line no Sri Lanka até agora. A única maneira de fazer isso é pessoalmente na estação ou através de uma agência de viagens. De qualquer forma, não se preocupe muito, não acontece como na Índia, duas semanas antes da viagem, os ingressos já estão todos vendidos. Nossa experiência nos diz que você pode obter bilhetes de um dia para outro, mesmo no mesmo dia. Claro, cuidado com a linha para as terras altas, essas geralmente são vendidas rapidamente!

Você pode ver todos os horários e rotas neste link do serviço de trem do governo do Sri Lanka.

| O ÔNIBUS EM SRI LANKA

É o meio de transporte mais útil da ilha, você pode basicamente ir de ônibus em ônibus, eles atingem todos os lados! Mas como estão os ônibus no Sri Lanka? Alguns podem considerá-los uma das piores experiências da viagem, embora sempre gostemos de nos mudar para o local ... mais do que tudo, porque é muito mais barato! Mas você precisa levar em consideração certas considerações ... vamos ver:

PREÇO: como regra, você pode seguir a regra de 50 rúpias a cada hora. Uma viagem de duas horas seria 100 rúpias ... muito bem calculada!

VELOCIDADE: mas quanto tempo os ônibus levam para ir de um lugar para outro? Bem, há outra regra que não é mais do que uma velocidade média ... não é outra senão cerca de 30 km / hora! Voltamos à calculadora ... uma viagem de 150 km pode ser feita em cerca de 5 horas e custa cerca de 250 rúpias.

RESERVE Você está louco? Eles não estão reservados aqui! Basta chegar à rodoviária de plantão, perguntar a algumas pessoas sobre o destino e pronto! Você se verá sentado (ou em pé) no ônibus certo.

ASSENTOS: Normalmente, os ônibus sempre ficam muito cheios, por isso recomendamos levá-los à estação de onde partem para garantir seu assento. Mas se você andar durante o percurso e não conseguir um assento, será a sua vez de ficar firme até que alguém saia e deixe o assento livre. Lembre-se, se houver uma parada de serviço nesses 20 minutos (você notará porque todo mundo sai, exceto turistas), a lei de "quem foi a Sevilha perdeu a cadeira" não se aplica. Após o intervalo, os assentos retornam ao proprietário anterior ... dói. Em alguns ônibus, os primeiros assentos são reservados ao clero.

AVISO PARA AS MULHERES: os ônibus são um lugar perfeito para os homens superarem, aproveitam o aperto para aproximar-se dos turistas (na cabeça eles precisam ser muito fáceis) e podem sentir. Nesse caso, não perca os nervos, mas irrite-se e grite, se necessário, é normal que outras pessoas se voltem contra ele e parem de incomodá-lo. É mais comum do que gostaríamos. Se você é uma mulher viajando sozinha, é melhor procurar um assento ao lado de outras mulheres.

| O TUC TUC EM SRI LANKA

É como o táxi aqui, mas muito mais barato. Montar tuc tuc no Sri Lanka é quase obrigatório! Nós adoramos!

PREÇOS: embora seja barato, os preços são proporcionais, provavelmente após 4 horas de viagem de ônibus, você acaba pagando mais pelo tuctuc que o leva ao seu hotel do que pelo próprio ônibus. Nas cidades, não importa quão curta seja a corrida, você não pagará menos de 150 rúpias, mas nem mais de 250 rúpias. Se as rotas forem mais longas (de 6 a 7 km), solicitarão mais. Uma rota de 10 km pode sair por cerca de 400 a 500 rúpias.

REGATEA: você sempre tem que pechinchar para obter um preço mais ou menos justo, mesmo que tenha certeza de que o pagará, sempre será mais do que o que um local pagaria pela mesma corrida, não fique muito bravo e acabe aceitando um preço justo.

MESMO MOTORISTA: se você planeja passar algum tempo no mesmo lugar, pode ser interessante obter o telefone de um motorista para sempre fazer transferências com ele; no final, você pode ter alguma confiança e os preços podem ser melhores (ou pelo menos Não perca tempo pechinchando!)

| TRANSPORTE DE ALUGUEL NA SRI LANKA

É uma opção que está ganhando cada vez mais força, e é viajar para um destino no seu próprio ritmo, sem depender de horários ou transporte público; é sempre recomendável! Agora, você deve levar em consideração certos critérios. Primeiro de tudo, o que devo alugar?

  • Aluguel de motos: sempre apoiamos! Essencial para destinos costeiros, mas também para passear por áreas montanhosas. O preço é geralmente de 800 a 1.000 rúpias por dia.
  • Aluguel Tuctuc: perfeito se você quiser ter seu próprio veículo durante toda a viagem. Existem mais e mais empresas onde você pode alugar seu próprio tuctuc. Aparentemente, é bem simples pegar o jeito, mas fique de olho na estrada! Fizemos um guia sobre como dirigir na Índia que pode ser aplicado no Sri Lanka sem problemas.
  • Aluguel de táxi com motorista: é uma maneira interessante de viajar no Sri Lanka se você tiver alguns dias e um orçamento confortável. Nós nunca fizemos isso, mas assumimos que os preços estarão em torno de € 15 a 20 por dia.

Como chegar a Colombo do aeroporto

A maneira mais rápida é pegar o ônibus. Você deve sair pela porta à esquerda e continuar até sair do aeroporto. Do outro lado da estrada é o ponto de ônibus que leva a Colombo. O preço do ônibus é de Rs 110 e leva cerca de 45 minutos para chegar à estação de Pettah. De lá, você pode pegar um tuctuc para o seu destino final.

Pin
Send
Share
Send