Dia 11: CUZCO: TAMBOMACHAY, PUKAPUKARA, QENQO, CRISTO BLANCO E SACSAYHUAMAN

Depois das horas em que dormimos hoje, é completamente normal que antes das 6 da manhã estamos prontos para comer o mundo e mais hoje que tenhamos um dia dos mais completos Visitas perto de Cuzco: Tambomachay, Pukapukara, Qenqo, Cristo Blanco e Sacsayhuaman.
Às 7 da manhã, já estamos tomando café da manhã na Casa Andina Cuzco Plaza, com vistas incríveis da cidade.

Vistas de Cuzco a partir da sala de café da manhã da Casa Andina Cuzco Plaza

Hoje é o primeiro dia em que realmente tomamos café da manhã com fome desde que alcançamos uma altura considerável, por isso tomamos com mais calma do que o normal, tentando não ir muito rápido e isso é ruim.

Depois do café da manhã, vamos direto para o Município de Cusco que abre às 8 da manhã e lá compramos nosso bilhete turístico por 130 soles cada que nos permitirá fazer o Visitas perto de Cuzco: Tambomachay, Pukapukara, Qenqo, Cristo Blanco e Sacsayhuaman e nos próximos dias mais alguns lugares.
O Bilhete Turístico de Cusco é um bilhete que lhe permite entrar e visitar 16 pontos turísticos localizados na cidade de Cuzco, onde chegamos ontem.
Este documento fornece acesso apenas aos diferentes locais que aparecem no bilhete e não inclui serviços adicionais, como guias, transporte ou outros.
Os lugares incluídos no Bilhete Turístico de Cuzco são: Museu de Arte e Mosteiro de Santa Catalina, Museu Municipal de Arte Contemporânea, Museu Histórico Regional, Museu Site de Qoricancha, Museu de Arte Popular, Centro Qosqo de Arte Nativa (Danças Folclóricas) , Monumento a Pachacuteq, Saqsaywaman, Qenqo, Pukapukara, Tambomachay, Tipon, Pikillacta, Miradouro Pachacuteq e na área de Vale Sagrado: Pisac, Ollantaytambo e Chinchero.
É claro que querer visitar muitos lugares no Peru não é especialmente barato, portanto, comprar o Bilhete Turístico de Cuzco é a melhor opção para economizar algumas solas, fazendo o Visitas perto de Cuzco: Tambomachay, Pukapukara, Qenqo, Cristo Blanco e Sacsayhuaman.
Ele Preço do bilhete turístico de Cuzco é:
Geral 130 solas (aproximadamente 43 dólares 32,50 euros)
Estudantes 70 solas (aproximadamente 23 dólares ou 17,50 euros)
Geral Promocional para Turismo Interno 70 solas
Alunos Promocionais de Turismo Interno 40 soles
Residentes residentes e não residentes de Cusco Entrada gratuita mediante apresentação de documento de identidade
Os estudantes devem apresentar um documento original válido (Cartão Universitário, Cartão do Instituto Pedagógico, etc).
O lugares onde você pode comprar o bilhete turístico de Cusco eles são:
Galerias de turismo COSITUC na Avenida El Sol, ao lado do banco de crédito) de segunda a sábado das 08:00 às 18:00 e aos domingos das 08:00 às 13:00.
Sítios arqueológicos incluídos no bilhete turístico das 07:00 às 18:00 (não é recomendável aguardar para adquiri-lo aqui, pois não há estoque garantido ou equipe que frequente a venda de ingressos regularmente. É preferível comprá-lo com antecedência no centro de Cuzco, na Avenida El Sol.
Filiais da OFEC na Calle Garcilaso, s / n (segunda a sábado das 08:00 às 17:00 e domingo das 08:00 às 20:00).
Você pode reservar aqui o bilhete turístico específico para a área de Cusco ou o Vale Sagrado.

A idéia que temos é ir até Tambomachay em combi e, a partir daí, começar a caminhar, viajando pelo resto sítios arqueológicos em torno de Cuzco.
Isso levará cerca de três horas, embora intuamos que haverá mais, considerando que paramos para tirar fotos até as moscas. Pegamos essa idéia no diário de viagem de María de Callejeando por el Mundo para o Peru e acreditamos que pode ser a melhor maneira de conhecer alguns dos lugares mais impressionantes do Peru.
Outra boa opção para aprender mais sobre a história é reservar essa visita guiada em espanhol, na qual você viaja por Cuzco e suas 4 ruínas.
E assim fazemos. Depois de ter em mãos o Bilhete Turístico de Cuzco, pegamos um táxi na mesma Avenida del Sol que, por 4 soles, nos deixa na rua Recoletos, na parada dos combis Mr. Del Huerto (algumas vans brancas e azuis com o nome marcado), ao lado do mercado de Rosaspata, onde nos disseram que o você combina Tambomachay.

Mercado de Rosaspata, à espera do combi para nos levar a Tambomachay

Esperamos cerca de 5 minutos até que uma das vans apareça, com o nome Sr. del Huerto e, por 1 sol por pessoa, partimos para Tambomachay, que será a primeira parada hoje.
O dia amanheceu bastante nublado e fresco, apesar de cruzarmos os dedos, esperamos que, com o avanço do dia, o sol esteja presente e permita-nos apreciar os arredores de Cuzco com um bom dia.
Poucos minutos antes das 9 da manhã, já estamos na entrada de Tambomachay, a mudança deixa você em frente e depois de mostrar nossos ingressos, acessamos sozinhos para visitar as primeiras ruínas do dia.

Entrada para Tambomachay

Tambomachay Está protegido a cerca de 300 metros da estrada principal. Este site consiste em uma incrível pilha cerimonial de pedra esculpida que canaliza a água cristalina de uma fonte através de algumas fontes que ainda funcionam hoje.

Tambomachay

É popularmente conhecido como o "Banho dos Incas" e a teoria o conecta com o culto à água dos Incas.

Visualizações Tambomachay

Pilha de pedra cerimonial em Tambomachay a partir de outra área do recinto

Embora tenhamos começado o dia, já podemos intuir que essa parte da viagem, talvez a mais cultural, esteja se revelando incrível.
Depois de um tempo visitando Tambomachay em total solidão, deixamos o recinto e descemos um pouco, atravessando a rua, seguimos em direção a Pukapukara, localizado no lado esquerdo da estrada, onde chegamos em 5 minutos.

Vistas de Pukapukara da estrada

Na entrada de Pukapukara, não nos é pedido o bilhete turístico, pois não há ninguém, então lá vamos nós, cada vez mais impressionados, com tudo o que temos a oportunidade de viver hoje em dia na viagem ao Peru.

Entrada de Pukapukara

Pukapukara

Pukapukara, de acordo com a luz do momento, parece ser rosa, daí o nome, que significa "fortaleza vermelha". Embora fosse provavelmente um pavilhão de caça, um posto de guarda ou uma parada de passageiros.

É composto por alguns quartos na parte inferior, uma despensa e um aterro superior com vistas panorâmicas.

Reserve os passeios e excursões com melhor classificação em espanhol de Cuzco pelos viajantes:
- Visita guiada a Cusco e suas 4 ruínas
- Excursão ao Vale Sagrado dos Incas
- Excursão a Machu Picchu
- Excursão a Moray e as minas de sal de Maras
- rota de 2 dias ao longo da Trilha Inca

- Muitas mais excursões e passeios aqui

Aqui em Pukapukara é quando começamos a conhecer pessoas que vêm em grupos organizados e ver como eles estão avançando, apesar de serem orientados e fazer paradas com as explicações correspondentes.
As pessoas que vimos entrando em Tambochamay quando estávamos saindo e agora as vemos saindo de Pukapukara, quando ainda não viajamos por todo o site.
Sem dúvida, um guia nesse tipo de lugar é uma opção muito boa, mas, ao querer fazer essas visitas em poucas horas, acreditamos que falta o mais importante, uma essência que é impossível perceber acontecendo tão rapidamente.
A partir de Pukapukara, vamos para Qenqo seguindo a estrada e após cerca de 40 minutos, vemos um desvio para Saqsaywaman, mas, de acordo com as orientações que lemos nesta rota, temos que continuar e não segui-la, para não precisar voltar mais tarde para ver essas ruínas, pois desde Saqsaywaman, a única opção para visitar Qenqo é voltar pela estrada.

Estrada Cuzco Estrada Qenqo

Estradas ao redor de Cuzco

Demoramos 1 hora para ir de Pukapukara a Qenqo, desfrutando de uma bela paisagem e de uma estrada com muita atmosfera, que recomendamos que você viaje, pois é uma maneira diferente de conhecer esta área de Cuzco.

Paisagens a caminho de Qenqo

A descida é feita sem muito esforço e apenas para as paisagens que vemos vale a pena. Sem dúvida, esta é a melhor opção que pudemos tomar, esquecendo a corrida de táxi que tínhamos proposto no início quando organizamos a viagem.

Aproximando-se do Qenqo

Chegamos a Qenqo e depois de mostrar nossa passagem turística e ver que daqui a atmosfera começa a ser mais animada para os turistas, entramos.

Entrada para Qenqo

O nome dessas ruínas pequenas, mas fascinantes, significa "ziguezague". É uma enorme rocha calcária coberta de nichos, degraus e relevos simbólicos extraordinários, que incluem uma série de canais em zigue-zague que certamente deram nome ao local.

Vistas deslumbrantes sobre Qenqo

É possível que esses canais tenham sido usados ​​para lançamentos de chicha ou sabgre. Se você pode rastejar até o topo, existe uma superfície plana usada para cerimônias, na qual existem gravuras de um puma, um condor e uma chama.

Corredores zingaguianos em Qenqo

Também podemos visitar um tipo incrível de caverna subterrânea, com altares esculpidos em rocha.

Altar esculpido em pedra em Qenqo

Estamos quase uma hora visitando Qenqo, não apenas apreciando este belo enclave, mas também vistas incríveis de Cusco.

Vistas de Cuzco a partir de Qenqo

Aqui nos encontramos novamente com grupos organizados com o que normalmente, neste tipo de lugares, temos o nosso maior e o menor, já que eles são plantados em frente aos lugares mais importantes e ali que ocupam todo o local até que a explicação do guia termine .
Algo que achamos de imenso desrespeito, não pelas próprias pessoas, mas pelo guia que acreditamos que deveria fazer a visita com elas e, em seguida, fazer as explicações pertinentes, deixando todos para acessar e conhecer os lugares Com a tranquilidade e o respeito que eles merecem.
Dito isto, voltamos ao "nosso caminho" e preparamos o caminho para Saqsaywaman, as ruínas mais impressionantes ao redor de Cuzco.
Demora 15 minutos para ir de Qenqo a Saqsaywaman e ao longo do caminho, encontramos vistas espetaculares de Saqsaywaman e do Cristo Branco, localizadas quase ao lado.

Vistas de Saqsaywaman e do Cristo Branco da estrada

Antes de entrar em Saqsaywaman, aproveitamos a oportunidade para comprar água e um saco de batatas por 4 solas e, depois de mostrar novamente nossa passagem turística, entramos no local arqueológico mais notável de Cusco.
Assim que começamos a andar na calçada, ficamos impressionados com o que temos à nossa frente.

Saqsaywaman vistas da entrada

O nome longo de Saqsaywaman significa "falcão satisfeito". É intuição que Saqsaywaman fosse enorme, embora atualmente apenas 20% da estrutura original possa ser vista.
Logo após a conquista, os espanhóis desmontaram muitas das paredes para aproveitar os blocos de pedra na construção de suas próprias casas em Cuzco, deixando os maiores e mais impressionantes tanques.

Muros de Saqsaywaman

O site consiste em três áreas bem diferentes. O mais impressionante é a majestosa fortificação de 3 níveis, com entrada e saída.
Uma de suas pedras pesa trezentas toneladas. Pachacutec, o nono Inca, imaginou Cuzco na forma de um puma e construiu essas 22 paredes em zigue-zague de Saqsaywaman como se fossem os dentes do felino.

As muralhas também formam um mecanismo defensivo eficaz, uma vez que forçou os agressores a expor seus flancos quando atacaram.

Blocos de pedra incríveis em Saqsaywaman

Apreciando Saqsaywaman

À frente fica a colina chamada Rodadero, com muros de arrimo, pedras polidas e uma série de bancos de pedra requintadamente trabalhados, conhecidos como "Trono do Inca".

Rodadero em Saqsaywaman

Na época, destacavam-se três torres dessas muralhas, mas atualmente restam apenas as fundações, mas os 22 metros de diâmetro da maior, Muyuc Marca, dão uma idéia de como era em outros tempos.
Sem dúvida, Saqsaywaman, é apenas comparável a Machu Picchu e que ainda não fomos, mas apesar de tudo o que pudemos ver, intuímos que não veremos nada assim até chegarmos à "jóia do Peru".

Saqsaywaman

Saímos de Saqsaywaman após o meio-dia e seguimos direto para o Cristo Branco, que fica bem em frente ao local arqueológico, embora tenhamos que enfrentar uma breve subida da colina para acessar a área.
Demora cerca de 10 minutos para subir e aqui podemos ver a falta de ar devido à altitude Não podemos esquecer que estamos a 3800 metros e isso mostra.

Chegando ao Cristo Branco

Mas as vistas incríveis que temos daqui em Cuzco nos mostram por que a cidade é chamada de "umbigo do mundo". Eles são, sem dúvida, uma das melhores vistas que já tivemos de uma cidade.

Vistas de Cuzco a partir do Cristo Branco

Quando olhamos para o relógio e vemos que são quase duas da tarde, decidimos que é hora de voltar a Cusco, pois ainda estamos a cerca de 2 quilômetros de distância e, embora a estrada esteja toda ladeira abaixo, ainda temos um bom trecho Até você chegar à cidade.
Obviamente, fazemos isso com visualizações impagáveis, para que meia hora seja curta.
Chegamos à Plaza de Armas e depois de ter feito o Visitas perto de Cuzco: Tambomachay, Pukapukara, Qenqo, Cristo Blanco e Sacsayhuaman Em um dia acreditamos que ganhamos um bom almoço, certo? 😉
Recomendado este passeio a pé Tambomachay, Pukapukara, Qenqo, Cristo Blanco e Sacsayhuaman por viajantes de rua. Uma das melhores maneiras de conhecer os arredores de Cuzco.

Informações mais práticas para preparar sua viagem ao Peru

- 10 lugares essenciais para visitar no Peru
- 10 lugares essenciais para visitar em Cusco
- Como chegar a Machu Picchu de Cusco
- 10 dicas essenciais para viajar para o Peru
- O melhor seguro de viagem para o Peru

Vamos direto ao Deva Restaurant para comer, um restaurante recomendado em muitos fóruns como um dos melhores para comer porquinho da índia em cuzco.
Pedimos um prato de cobaia com rocoto, um prato de peito de carne feito com molho de amendoim, mais coca e cerveja e uma sobremesa de trilogia por 123 soles.

Comendo cobaia em Cuzco

Antes de comer, Edy, nosso garçom, nos convida a entrar na cozinha para ver como eles cozinham o porquinho-da-índia, que é colocado em uma panela com uma pedra por cima e nos dá uma lição magistral de culinária peruana.

Cozinha do Restaurante Deva

Devemos dizer que até agora estamos totalmente surpresos com a gentileza de todos, em nenhum momento nos sentimos inseguros, como lemos que poderia acontecer no guia Lonely e em vários fóruns. Sem dúvida, a insegurança existirá, mas não com os níveis afirmados em alguns lugares.
Diríamos até que o serviço e o atendimento aos turistas e clientes são os melhores que tivemos até agora em qualquer uma de nossas viagens.
Acabamos de comer às quase quatro da tarde, sim, depois de uma área de trabalho bastante longa, dando-nos uma boa homenagem depois Visitas perto de Cuzco: Tambomachay, Pukapukara, Qenqo, Cristo Blanco e Sacsayhuaman.
E daqui, com energia 100% carregada, retornamos às ruas de Cuzco, onde caiu uma chuva leve, para visitar a Catedral.
Pagamos 25 solas por pessoa e entramos para fazer o passeio indicado pelo guia que levamos como fiel companheiro de nossas viagens.
Deve-se dizer que os ingressos são caros no Peru e, na maioria dos lugares, nem sequer dão uma brochura com a história, mas isso não pode ser uma desculpa para não conhecer nenhuma das maravilhas que podemos encontrar no Peru.
A Catedral de Cuzco é uma das mais bonitas que já vimos. Uma visita que vale muito a pena.

Plaza de Armas em Cusco

Após a visita e são quase 6 horas da tarde, vamos à Casa Andina Cuzco Plaza por um momento para deixar algumas compras que fizemos e às 6:30 vamos dar um passeio, relaxar, sem câmeras, por uma cidade que se apaixonou por nós.
Passamos o resto da tarde entre caminhadas, compras de última hora, café e um cappuccino no Starbucks por 19 solas na rua Loreto, que nos deram as boas-vindas no primeiro dia em que chegamos a Cuzco, o que acrescentou que acabamos de comer. às 4 da tarde, eles nos fazem ir para o hotel às quase 9 da noite, sem querer jantar.
Hoje é hora de refazer as mochilas, retirar uma pequena e preenchê-la com novos "sonhos" pelas próximas 2 noites.
Amanhã começamos o caminho que nos levará ao gelo no Peru, Machu Picchu.

Sacsayhuaman

Vistas de Cuzco

Dia 12: CUZCO - PISAC - OLLANTAYTAMBO - AGUASCALIENTES