Praias de desembarque na Normandia

Pin
Send
Share
Send

Dia 2: CAEN - PRAIAS DESEMBARCO (Pointe du Hoc, Praia de Omaha, La Cambe, Arromanches, Baterias de Longues) - MONT SAINT MICHEL

Sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Hoje, o alarme soa às 6h30 da manhã. Como sempre, sempre contamos que, quando um alarme soa nesse momento, geralmente é um sinal de que estamos viajando e nos avisa que é hora de começar a tocar! E hoje com mais razão. Conheceremos as praias de desembarque da Normandia.
Recolhemos nossas malas e, depois de fazer o check-out no Hôtel La Fontaine, carregamos o carro e damos uma volta por Caen na esperança de encontrar uma lanchonete aberta para recarregar nossas baterias antes de continuar com o nosso tour da Normandia.
A queda neste momento não mostra seu rosto mais amigável e nos deixa querendo aquecer o estômago porque não encontramos uma lanchonete ou um bar aberto onde podemos tomar café da manhã, tão determinados a não perder muito mais tempo, decidimos que vamos nos segurar da nossa bolsa de super, compramos ontem no caminho para as falésias de Étretat e tomaremos café da manhã na primeira parada que fizermos.


Depois de percorrer algumas ruas próximas ao hotel em Caen, retornamos ao carro, conectamos nosso GPS e colocamos a nossa primeira parada hoje: Pointe du Hoc
Hoje é o dia de ir Praias da Normandia e absorva especialmente uma história que encanta quem gosta um pouco desse tópico.
Pointe du Hoc fica a cerca de 40 minutos de carro de Caen na N13.
Hoje temos um dia muito claro, que esperamos que permaneça durante todo o dia, para que possamos desfrutar da Praias de desembarque na Normandia, embora a temperatura não fique completamente quente, pois vemos que o termômetro não excede 15 graus.
Não sabemos se a falta de café ou o desejo que tivemos de começar o tour da Normandia, estávamos errados com o GPS e terminamos em Omaha Beach, outro dos pontos que tivemos que visitar hoje no tour de Praias da Normandia.
O erro foi o melhor cenário que poderíamos imaginar para o café da manhã improvisado que fazemos.
Com essas opiniões, quem precisa de uma cafeteria?


Tomando café da manhã na praia de Omaha, com vistas incríveis! Praias de desembarque na Normandia

Nosso carro na praia de Omaha. Praias de desembarque na Normandia

As Praias de desembarque na Normandia Eles foram o cenário da maior operação militar da história.
O codinome dos desembarques do Dia D era "Operação Overlord" e hoje teremos os cenários em que tudo isso aconteceu diante de nós.
Um pedaço da história ...


Praia de Omaha Praias de desembarque na Normandia

Na manhã de 6 de junho de 1944, um enxame de barcos, que faziam parte de uma frota de mais de 6.000 navios, chegou ao Praias da Normandia e dezenas de milhares de soldados dos EUA, Reino Unido e Canadá, juntamente com outros países, entraram em território francês.
A maioria das 135.000 tropas aliadas atacou ao longo de 80 quilômetros de praias ao norte de Beyeux, cujos codinomes eram: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.
Os desembarques do Dia D resultaram na Batalha de Normandia, o que resultaria na libertação da Europa da ocupação nazista.
Nos 76 dias de luta, os Aliados sofreram 210000 baixas, das quais 37.000 corresponderam aos mortos.
Acredita-se que as vítimas alemãs totalizaram 200.000 e outros 200.000 soldados alemães foram feitos prisioneiros.
A batalha mais brutal do dia D ocorreu 15 quilômetros a noroeste de Beyeux, nos 7 quilômetros de costa entre Vierville-sur-Mer, St. Laurent-sur-Mer e Colleville-sur-Mer, conhecida como Praia de Omaha.
Hoje existem poucas indicações da carnificina que ocorreu em 6 de junho de 1944, exceto por um navio que levava os tanques para terra e 1 quilômetro a oeste, os bunkers da posição-chave alemã WN62.
Perto do estacionamento de St. Laurent, um memorial marca a localização do primeiro cemitério militar dos EUA em território francês.


Monumento comemorativo em Omaha Beach

Detalhes do Omaha Beach Memorial

Após esse primeiro impacto, ter um cenário tão brutal diante de nós Desembarque da Normandia e mesmo com o coração encolhido pelo pedaço de história que acabamos de enfrentar, retornamos ao carro alugado na Normandia, para chegar à segunda visita de hoje: Pointe du Hoc.

Chegamos em pouco mais de 10 minutos e, assim que estacionamos, descobrimos que o céu ficou subitamente cinzento, parece que ele quer nos lembrar que a história deste lugar não merece ser explicada com fundo azul ...
Às 7h10 de 6 de junho de 1944, 225 membros de um comando do exército americano sob o comando do tenente-coronel Rudder escalaram os penhascos de 30 metros em Pointe du Hoc, onde os alemães tinham uma bateria de enormes peças de artilharia, perfeitamente posicionadas lançar projéteis nas praias de Omaha e Utah.
Mas o que Rudder e seus homens não sabiam é que as armas haviam sido transferidas para o interior e passaram os dois dias seguintes repelindo ferozes contra-ataques alemães.
Quando foram libertados em 8 de junho, 81 deles morreram e 56 outros ficaram feridos.


Pointe-du-Hoc. Praias de desembarque na Normandia

Hoje, o recinto, que a França entregou ao governo dos EUA em 1979, parece o mesmo de meio século atrás.
O chão ainda está cheio de crateras causadas por bombas, e o posto de comando alemão e vários locais de cimento para artilharia ainda estão de pé, cheios de buracos de bala e enegrecidos por lança-chamas.


Crateras causadas por bombas em Pointe-du-Hoc

Informações mais práticas para preparar sua viagem à Normandia

- 10 lugares essenciais para ver na Normandia
- 10 dicas essenciais para viajar para a Normandia


Pointe-du-Hoc. Praias de desembarque na Normandia

Local de cimento de Pointe-du-Hoc

Detalhes ... Pointe-du-Hoc. Praias de desembarque na Normandia

Vistas de Pointe-du-Hoc. Praias de desembarque na Normandia

De frente para o mar, a praia de Utah, que se estende um pouco perpendicular às falésias, fica a 14 quilômetros à esquerda.


Penhascos de Pointe-du-Hoc. Praias de desembarque na Normandia

Pointe-du-Hoc. Praias de desembarque na Normandia

É difícil estar em um lugar com tanta história e não considerar muitas coisas que não deixariam a humanidade em um bom lugar.
Nunca gostamos de "colocar" em nossos diários de viagem muita história, sempre dizemos que para isso já existem os guias, mas hoje no Praias de desembarque na Normandia É impossível não.
A história é o verdadeiro protagonista deste tour da Normandia e acreditamos que desta vez merece um espaço neste diário de viagem.


Pointe-du-Hoc. Praias de desembarque na Normandia

Nos despedimos de Pointe-du-Hoc com alguns raios de sol que iluminam as crateras causadas pelas bombas.
Talvez alguns raios de esperança ...


Raios de esperança em Pointe-du-Hoc. Praias de desembarque na Normandia

Durante toda a visita, não olhamos o relógio por um momento, mas quando vamos pegar o carro, vemos que já faz quase uma hora; portanto, sem nos divertir muito, reconectamos o GPS e colocamos o seguinte ponto como destino: Alterar
La Cambe fica a cerca de 10 minutos de carro de Pointe-du-Hoc e, assim que você chega ao estacionamento, depois de algumas voltas, por acharmos difícil encontrar o local, verificamos que, mesmo no mês de agosto, Normandia Não é exatamente um lugar quente.
O dia ficou um pouco cinza e as temperaturas caíram, envolvendo assim todos os cenários do Praias de desembarque na Normandia de uma cor acinzentada que lembra sempre a cor da história que aconteceu aqui.
Perto de Le Cambe, exatamente onde estamos agora, encontramos o cemitério alemão, onde mais de 21.000 soldados alemães caídos descansam durante a campanha de Normandia, em grupos de dois ou três por sepultura.


Cemitério Alemão de Le Cambe

Entrada do cemitério alemão de Le Cambe

Não há bandeiras ou inscrições notáveis, cada sepultura carrega uma placa simples que mal se projeta do chão.


Cemitério Alemão de Le Cambe

Preto e branco no cemitério alemão de Le Cambe

Detalhe de uma sepultura no cemitério alemão de Le Cambe

Cemitério Alemão de Le Cambe

No centro do cemitério, há uma cruz maltesa, ladeada por duas figuras hesitantes que simbolizam os pais de soldados cujos corpos estão enterrados em fileiras regulares por todo o complexo.


Cruz de Malta no cemitério alemão de Le Cambe

Cemitério Alemão de Le Cambe

Cemitério Alemão de Le Cambe

Andamos pelo cemitério sem falar mal. Por mais de 45 minutos, cruzamos apenas algumas palavras, para deixar claro, entre nós, que não somos e nunca seremos capazes de entender essas coisas acontecendo.
À medida que viajamos por ela, um sentimento semelhante ao que vivemos em Hebron, na Palestina, nos invade, onde não conseguimos nem tentar entender esse pedaço da história.
Deixamos o cemitério alemão de Le Cambe em silêncio e retornamos ao carro pensando na próxima visita que temos ... O Cemitério Militar Americano ...
É muito claro que hoje a turnê do Praias de desembarque na Normandia eles nos lembram a cada passo que damos o que o homem é capaz de fazer.
Lemos que o cemitério alemão fechava às 5 da tarde e você não podia entrar, mas quando fomos para o estacionamento, vemos que ao lado da entrada principal, onde fica o portão, o resto do recinto não é cercado nem tem segurança; portanto, se você chegar mais tarde, acreditamos que você pode acessar sem problemas ...
Retornamos à praia de Omaha, para chegar ao cemitério militar americano, localizado nas falésias com vista para a praia.
À medida que a manhã avança, começamos a cruzar com muitos turistas que imaginamos seguir o mesmo caminho que nós através do Praias de desembarque na Normandia.
No cemitério americano, temos algum problema para estacionar, embora no final e depois de algumas voltas, possamos fazê-lo entre algumas das muitas caravanas que atravessamos durante o passeio.
Durante todo o passeio pelo Praias da Normandia não paramos de atravessar com muitas caravanas que vemos novamente nos seguintes pontos em que estamos parando ...
Antes de chegar ao cemitério americano, caíram algumas gotas que fizeram o dia esfriar um pouco mais do que gostaríamos, mas que em nenhum momento diminui o desejo que temos de continuar com esse passeio pela cidade. Praias de desembarque na Normandia.
Antes de entrar no cemitério americano, temos que passar por uma sala de exposições, onde também precisamos passar por um arco de segurança, antes de entrar no cemitério.
A 17 quilômetros a nordeste de Bayeux, em Colleville-sur-Mer, encontramos o Cemitério Americano, o maior cemitério da América do Norte na Europa.
Ele ficou famoso por aparecer nas cenas introdutórias do filme Save Soldier Ryan e contém os túmulos de 9387 soldados americanos e um memorial para outro 1557 cujos restos nunca foram encontrados.


Cemitério americano

Praia de Omaha do cemitério americano. Praias de desembarque na Normandia

As simples cruzes brancas, com alguma estrela de David intercalada, formam filas intermináveis ​​cercadas por uma grande área de grama cuidadosamente cuidada.


Cemitério americano. Praias de desembarque na Normandia

Preto e branco no cemitério americano

O cemitério domina um grande monumento memorial com colunas de semicírculo em torno de uma estátua dedicada ao espírito da juventude americana.


Monumento ao Memorial do Cemitério Americano

Perto é um lago e uma pequena capela. Existem três sepulturas com caracteres dourados por terem recebido a Medalha de Ouro do Congresso.


Cemitério americano

Túmulos Niland Brothers, no filme, Ryan Brothers, no cemitério americano

Flores no cemitério americano

Cemitério americano

Antes de irmos ao estacionamento, encontramos uma família espanhola que chama nossa atenção não apenas pelo tom de voz, muito mais alto que o do resto das pessoas, mas porque duas das crianças / adolescentes que frequentam o grupo Eles carregam várias armas nas mãos e se escondem entre as cruzes brancas dos túmulos que fingem atirar.
Se a atmosfera até agora em todo o passeio do Praias da Normandia Foi quase solene, esse momento, marcado na íntegra por esse fato, nos faz reconsiderar a finalidade desse tipo de passeio de acordo com o tipo de viajante ...
Não somos quem julgar ninguém, mas, naquele momento, e agora transmitindo o que sentimos, não fomos capazes de evitar contar esse fato específico ...
No caminho para a saída, voltamos ao ponto de vista que nos deixa com vistas incríveis da praia de Omaha!


Praia de Omaha do cemitério americano. Praias de desembarque na Normandia

Enquanto caminhamos em direção à saída, percebemos que levamos conosco os mesmos sentimentos que tivemos em Mauthausen, na Áustria. Existem certos lugares que são "difíceis de visitar", mas que sem dúvida você precisa saber.
Antes de partirmos, retornamos à área de controles de segurança e visitamos a exposição dedicada ao maior desembarque anfíbio da história.
Por volta das 12h30, estamos a caminho de Arromanches, onde a primeira coisa que queremos fazer é ir a um restaurante que vimos recomendado em muitos fóruns de viagens.
Neste momento, a temperatura subiu um pouco e está muito melhor do que esta manhã, quando começou a chuviscar.
Estacionamos bem no estacionamento em frente à praia e, sabendo que a maré baixa começava às 12 da manhã, aproveitávamos antes de comer, para ter certeza de ir à praia para tirar as fotos e não perder a oportunidade de comer! 😉
Para permitir o descarregamento da grande quantidade de mercadorias de que o exército invasor precisava sem ter que tomar nenhum dos portos do Canal da Mancha, que estavam muito bem definidos, os Aliados instalaram portos provisórios pré-fabricados em frente a dois dos Praias de desembarque na Normandia, cujo nome de código era Mulberry.


Vista para a praia de Arromanches. Praias de desembarque na Normandia

Eles consistiam em 146 enormes cubos de concreto que foram rebocados da Inglaterra e afundaram para formar um quebra-mar semicircular, no qual seções flutuantes da ponte estavam ancoradas. Nos três meses após o dia D, o Mulberries facilitou a descarga de cerca de 2,5 milhões de homens, 4 milhões de toneladas de equipamentos e 500.000 veículos.


Arromanches Praias de desembarque na Normandia

Arromanches Praias de desembarque na Normandia

Detalhes em Arromanches. Praias de desembarque na Normandia

O porto erguido em Omaha foi completamente destruído por uma tempestade violenta apenas duas semanas após o Dia D, mas o segundo, Port Winston, ainda pode ser visto perto de Arromanches.
Na maré baixa, é possível chegar a muitos quarteirões da praia.


Blocos em Arromanches

Arromanches Praias de desembarque na Normandia

Detalhe dos blocos de Arromanches

Após este ataque à praia, aproveitando a maré baixa, vamos para a rua principal, onde encontramos muitos restaurantes, bares ...
Arromanches é muito parecido com Étretat, onde estávamos ontem e, no final, depois de uma caminhada, sentamos no Le Bistro, onde pedimos um menu de 18 euros, que inclui os famosos moules avec frites e uma pizza, além de bebidas e cafés por 37 euros.


Comer em Arromanches

Comer moules e batatas em Arromanches

Depois de encher bem a barriga, voltamos aos trilhos, para visitar a cidade de Arromanches e visitar algumas lojas de souvenirs.


Lojas de lembranças em Arromanches

Praticando mergulho no centro de Arromanches !!

A esta hora da tarde, parece que Arromanches está mais calmo e a última parte da visita será feita sozinha ...
As melhores vistas de Port Winston e Gold Beach são da colina a leste da cidade, onde fica uma estátua da Virgem Maria.


Escalada para Arromanches Hill

Ao subir e virar a cabeça, vemos que temos diante de nós a imagem que vimos tantas vezes nos livros ... e que agora podemos apreciá-las pessoalmente.


Vistas de Arromanches !!

Arromanches !!

Quando descemos da colina, começa a brilhar e vemos que o céu fica com uma cor acinzentada que anuncia a tempestade, mas o que mais nos surpreende é que a maré subiu a tal ponto que já chega a meia praia.
Depois de dar outro passeio pelas ruas principais de Arromanches, colocamos nosso último ponto de parada no GPS Praias de desembarque na NormandiaLongues-sur-Mer.
O estacionamento nesta parte da França está verificando se não é caro. Em Arromanches, do meio-dia às 4 da tarde, pagamos 3,60 euros.
Sem parar para chover, seguimos em pouco mais de 10 minutos e estacionamos em Longues-sur-Mer.
Parecia que havia parado de chover no caminho, mas novamente visitamos aquele chimichimi que deixa muito claro o que eles sempre nos disseram sobre Normandia: nunca para de chover ...
Estamos um pouco perdidos e, quando chegamos a Longues-sur-Mer, deduzimos que não estamos no lugar certo, então olhamos na vila, as baterias de Longues assinam e continuamos na praia, onde encontramos a última parada que faremos hoje às Praias de desembarque na Normandia.
Antes de sair do carro, começa a chover novamente e, vendo que a intensidade aumenta, não saímos do carro e aproveitamos a oportunidade para tomar um café quente em uma posição na entrada.
Vendo que o litro não deve parar de chover, mas isso diminuiu um pouco, nos armaremos de coragem e visitaremos o local onde as baterias estão.
Os enormes bunkers dos canhões alemães de 152 mm foram projetados para atingir alvos a cerca de 20 quilômetros de distância.


Baterias des Longues

Baterias des Longues

Meio século depois, as gigantescas peças de artilharia permanecem onde estavam, em seus colossais locais de cimento. São as únicas armas de grande calibre que restam Normandia.


Vistas das baterias des Longues

A chuva para de vez em quando, mas não é nada, portanto a visita não é agradável e fazemos isso rapidamente.
Às 5 e logo voltamos ao carro depois de tomar outro café por 1,50 euros, seguimos para o Mont Saint Michel! Uma das grandes razões para isso viagem à Normandia.
Nós pensamos que levaria 45 minutos para chegar, mas quando colocamos o GPS nos marca 1 hora e 40 minutos, então chegaremos ao Mont Saint Michel às 6:30 da tarde, com hora de fazer o check-in e ir para o Monte para vê-lo pela primeira vez à noite ...
Esperamos que o clima melhore um pouco e nos permita hoje e amanhã visitar essa “cereja no topo do bolo”.


Caminho do Monte Saint Michel

"Caminho do Monte Saint Michel"

Nos últimos 45 minutos, chegamos à A84 que nos leva diretamente ao Mont Saint Michel, um dos nossos sonhos de viagem ...
Hoje, temos nosso hotel em Mont Saint Michel, em Beauvoir, uma cidade a 5 km do Mont Saint Michel que nos permite chegar em poucos minutos e não pagar os preços exorbitantes dos hotéis no centro do coração.
O nosso GPS leva alguns minutos para localizar o hotel e, quando o encontramos, estacionamos e fazemos o check-in, descansamos por alguns minutos e, pouco antes das 7 da tarde, pegamos o carro novamente para seguir para Mont Saint Michel


- Reserve uma excursão ao Mont Saint-Michel em espanhol a partir de Paris

Da estrada e sem esperar, ele aparece bem na nossa frente e, embora estejamos a uma distância em que não podemos ver nenhum detalhe, apenas a silhueta, cortando o horizonte, nos lembra que em poucos minutos, teremos sorte de enfrentar um dos nossos "sonhos de viajar".


Mont Saint Michel, destacando-se no horizonte ...

Mont Saint Michel

Chegamos à área de estacionamento, já que agora você tem que estacionar nesta área e com alguns serviços de transporte acesse o site do Mont Saint Michel.
O estacionamento das 7 da tarde até as 2 da manhã é gratuito; dessa vez, nos livramos do estacionamento pago!
As indicações para acessar a zona dos ônibus estão muito bem sinalizadas e em cerca de 10 minutos estamos plantados na entrada do Mont Saint Michel. Há ônibus a cada 3 minutos e, antes de chegar ao ponto final da viagem, pare em mais 3 áreas, coincidindo com a área de restaurante / hotel na entrada do Mont Saint Michel.
Esse mesmo caminho, caminhando, leva cerca de 40 minutos e a idéia é fazê-lo amanhã de manhã dessa maneira.


Na entrada do Mont Saint Michel

Assim que saímos do ônibus, não podemos desviar o olhar do Monte Saint Michel, embora, ao mesmo tempo, não possamos desviar o olhar do grande "trabalho" que está sendo feito nas instalações e nos arredores.


Obras em Mont Saint Michel

À medida que avançamos, em direção à entrada, encontramos um grupo de pessoas, com câmeras de televisão, como um concurso, que vemos como um cara do "Pekin Express" ... Hoje, teremos um dia completo!


Gravando um concurso no Mont Saint Michel

À medida que avançamos, decidimos que, esta tarde, está muito nublado; amanhã, pela primeira vez, retornaremos para tirar fotos da baía de Mont Saint Michel e hoje faremos apenas um primeiro contato para aproveitar este lugar especial.


Entrada do Mont Saint Michel

Começamos a subir a rua principal, cheia de gente, embora sejam quase oito da tarde e pensávamos que, a essa hora da tarde, teríamos o Mont Saint Michel para nós.


Ruas do Mont Saint Michel

Tínhamos uma idéia muito diferente do que estamos descobrindo, pensávamos que o “interior” do Mont Saint Michel seria muito maior e que levaria mais tempo para percorrer todas as suas pequenas ruas, mas, ao subirmos, vemos aquela parte da rua principal e Alguns paralelos, não teremos mais para onde ir.


Lojas no Mont Saint Michel

Depois de percorrer as ruas cheias de lojas, cafés, restaurantes ... chegamos à Abadia do Mont Saint Michel, que fecha às 7 da tarde, então hoje não podemos visitá-la.


Abadia do Monte Saint Michel

Abadia do Monte Saint Michel

Tiramos muitas fotos desta área do Mont Saint Michel, mas a luz não acompanha muito, então, depois de nos divertirmos nessa área, fazemos um passeio pelas paredes, incluindo um dos pontos de vista com vistas deslumbrantes da baía .


Vista para a Baía de Mont Saint Michel

Vistas do Mont Saint Michel

Luzes e sombras no Mont Saint Michel

À medida que os minutos avançam no relógio e intuímos que ele começará a pôr-do-sol, começamos a voltar para a porta principal, embora desta vez o façamos pela rua paralela à principal, que atravessa as paredes externas do Mont Saint Michel.


Vistas da Abadia do Monte Saint Michel

São quase nove da noite, então vamos direto para encontrar um lugar para jantar e não pensamos nisso, quando quase chegamos à entrada do Mont Saint Michel, vamos ao restaurante Le Confiance, onde pedimos dois menus crepe para 12 pessoas. euros cada.
Não por não experimentar os famosos crepres !!


Jantando no restaurante Le Confiance em Mont Saint Michel

E agora as sobremesas no Le Confiance em Mont Saint Michel

A verdade é que o Mont Saint Michel é menor do que pensávamos e não é que ficamos desapontados, mas realmente esperávamos um pouco mais ... especialmente nos arredores, do que vê-los na maré baixa (apenas nesta semana não há marés) folhas descobrimos todo o trabalho que estão fazendo e não favorece o ambiente espetacular em que estamos.
Às 9h30, saímos do restaurante e pensamos que, depois de um dia cansativo, a melhor coisa a fazer é voltar com o transporte gratuito para o estacionamento e, antes de chegar, parar em uma das paradas intermediárias, onde há um mirante e podemos tire algumas fotos à noite ...


Partindo de Mont Saint Michel

Mas é isso que planejamos fazer, porque, quando saímos e vimos a luz que estava naquele momento na baía, não conseguimos evitar entrar e, além de ter vistas espetaculares, tirar todas as fotos que pudéssemos.


Pôr do sol incrível no Mont Saint Michel

Começa o crepúsculo no Mont Saint Michel

À medida que os minutos avançam, o céu começa a escurecer e as luzes que acendem no Mont Saint Michel dão lugar a vistas deslumbrantes.


Mont Saint Michel

Vistas deslumbrantes do Mont Saint Michel
>"
Pôr do sol no Monte Saint Michel

Crepúsculo em Mont Saint Michel

E assim, até as 22 horas, pegamos o ônibus na entrada do Mont Saint Michel e em menos de 10 minutos ele nos levou de volta ao estacionamento.


Reflexões do Mont Saint Michel

Dizer adeus ao Mont Saint Michel

Entrar no parque de estacionamento do Mont Saint Michel à noite é uma aventura. Não há luz em todo o recinto e temos que usar a luz móvel para encontrar nosso carro após várias voltas.
É claro que foi gratuito por causa da hora em que chegamos e o serviço de transporte é gratuito ... por isso não reclamamos muito too
Antes de retornar ao nosso hotel em Mont Saint Michel, o Hotel Chambres les Salles, dirigimos um momento até o ponto de vista que está na metade do caminho e que agora é passável para veículos particulares, mas vemos que as fotos não parecem boas demais , então colocamos o GPS de volta e vamos direto para o hotel, que hoje, quase 12 horas da noite, é hora de deitar e descansar e, acima de tudo, continuar sonhando ...


Mont Saint Michel

Cores surpreendentes em um pôr do sol no Mont Saint Michel
Dia 3
MONT SAINT MICHEL - ST. RUIM - DINAN - VAL DE REUIL

Pin
Send
Share
Send