ESTRADA ATRAVÉS DA AUSTRÁLIA SUDESTE. FASE 6: GRANDE ESTRADA DO OCEANO

O Great ocean road Não é apenas um dos mais belos trechos de estrada da Austrália, é um dos mais belos do mundo e, finalmente, chegou a hora de conhecê-lo. Neste post, contaremos todas as informações necessárias para preparar e desfrutar de uma viagem por este pequeno pedaço da Austrália e, é claro, todas as coisas que você tem que ver e fazer na Great Ocean Road. Para nós, foi a sexta etapa da viagem pelo sudoeste da Austrália. Você pode ver as outras etapas nesses links: Etapa 1 / Etapa 2 / Etapa 3 / Adelaide / Etapa 4 / Etapa 5.

No momento, estes são os principais dados:

Informações do Palco

Ponto de partida: Portland

Ponto final: Melbourne

Km totais: 522 km

Dias: 3 dias

• Dia 20: Portland - Doze Apóstolos (202 km)
  • Dia 21: Doze Apóstolos - Apollo Bay (105 km)
  • Dia 22: Apollo Bay - Melbourne (215 km)

OK mas o que exatamente é a Geat Ocean Road? É uma estrada panorâmica que passa de Torquay para Allansford, construído por veteranos da Primeira Guerra Mundial. Ao longo de sua 243 km você passará por falésias impressionantes, por áreas florestais cheias de curvas, por aldeias de surfe e mais algumas surpresas.

Antes de lhe contar mais sobre a Great Ocean Road, vamos lhe contar algumas coisas:

1- Embora as pessoas normalmente viajem de Melbourne, nós fizemos isso na direção oposta: chegando do oeste, já que essa aventura faz parte de uma muito maior ... nossa viagem pelo sudoeste da Austrália, que começamos em Perth.

2- Demora 3 dias (2 noites) para concluir esta rota e, embora seja verdade que a maioria das pessoas faz isso em um dia, garantimos que há muitas coisas para ver e fazer e que nos faltava (pelo menos) meio dia mais Também é verdade que viajamos devagar, fazendo pausas e aproveitando as paradas.

Agora deixamos vocês com nosso diário de viagem 🙂

Dia 20Portland - Doze Apóstolos

Nosso dia começou com duas paradas que nada têm a ver com a Great Ocean Road (mas, como estávamos passando por lá ...) Conversamos sobre o Reserva de vida selvagem de Tower Hill e Warrnambool. O primeiro é um lugar sem dúvida bonito e que, no entanto, nos decepcionou um pouco. Vimos na Internet que essa reserva natural é cheia de fauna local (emas, cangurus, cangurus, coalas), mas a única coisa que vimos foi um emu que circulava entre turistas à procura de comida. Também é verdade que existem vários passeios diferentes e que, entre o primeiro clique e o clima (começou a chover), decidimos continuar com o percurso.

Warrnamboolem vez disso, gostamos muito, embora passássemos apenas um café da manhã memorável e mais alguns minutos explorando a área do cais. O desejo de chegar à Great Ocean Road era grande, então partimos e logo chegamos à pequena cidade de Allansford, onde esta famosa estrada começa e decidimos pular a parada ... é que queríamos chegar à chicha da rota, o que os demais dizem ser mais bonita do que uma pizza fresca do forno ...

E se valesse a pena chegar! Primeiro nós visitamos Baía da ilha, um conjunto de vistas panorâmicas do oceano, falésias escarpadas e rochas que se projetam da água. Observa instantaneamente que o local é tão bonito quanto perigoso ... as correntes são brutais e o fundo do mar rochoso tem sido o pesadelo dos navegadores há anos, não à toa que esta área de Victoria é conhecida como "Costa dos Naufrágios". Mas ei, bonita é inegavelmente. Além disso, é onde começa a parte mais interessante da Great Ocean Road, que em cerca de 30 km nos leva a descobrir maravilhas como:

Peterborough, uma cidade tranquila que nos conquistou pela praia. Havia um vento muito forte e ainda parecia bonito, eu nem quero imaginar em um dia ensolarado e calmo (há uma espécie de piscina natural no lado leste).

A gruta, uma caverna natural simplesmente espetacular, que pode ser acessada por uma escada de madeira.

Loch and Gorge, talvez a praia mais famosa da Great Ocean Road (onde retornaríamos no dia seguinte).

Ponte de Londres, um imenso arco de pedra que, há não muitos anos atrás, era uma ponte natural (sim, caiu no mar e adivinhe: dois turistas ficaram na parte que estava de pé! Imagine o susto !!).

E, claro ... Doze Apóstolos, um dos lugares mais bonitos e famosos da Austrália que, ao vivo, impressiona muito mais do que na foto (também impressiona a quantidade de ônibus turísticos e principalmente a quantidade de chineses, minha mãe, metade de Pequim esteve aqui!). Chegamos pouco antes do pôr do sol, mas entre o dia estava cinzento e entre as rajadas brutais de vento, decidimos voltar aqui no dia seguinte.

Passamos a noite no Apostles Camping Park & ​​Cabins (US $ 35 com eletricidade), um parque de campismo com vistas deslumbrantes sobre o vale.

No geral, foi um ótimo dia, o que nos deixou cartões postais como estes:

E está:

Dia 21Doze Apóstolos - Apollo Bay

A idéia era acordar muito cedo, não tanto para ver o nascer do sol que - com certeza - seria um show inesquecível, mas com a idéia de não ter que compartilhar esse paraíso natural com centenas de outros turistas. Como nosso acampamento ficava a poucos quilômetros dos Doze Apóstolos, chegamos muito cedo (= não acordamos muito cedo) e dessa vez pudemos desfrutar dos Doze Apóstolos com um pouco de sol (que, para começar, não é dos Doze e, é claro, eles não são Apóstolos )

Existem vários pontos de vista e caminhos (todos fáceis e rápidos) que permitem aproveitar todas as perspectivas possíveis.

Eu, os Doze Apóstolos e meu rosto, pisamos em um cocô e sentimos o cheiro

Também decidimos voltar alguns quilômetros e descer até a praia de Loch and Gorge, que muitos apontam como uma das mais bonitas do país.

Ótimo, sim, mas veja com quem tivemos que compartilhá-lo:

Assim que percebi que aqueles pontos na praia que estavam por toda parte não eram uma praga de algas, mas que eram uma espécie de grillaracha (meio grilo, meia barata), saí de lá e continuei assistindo o show do no alto da escada, esperando que os feios não comessem Rober.

E por falar em escadas ... outra atração imperdível é a do Gibston Steps, a alguns passos que o levam a outra praia perto dos Doze Apóstolos.

Feito isso, começamos: a idéia era chegar à Apollo Bay à tarde. Passávamos a noite lá e queríamos chegar cedo para explorar a cidade, que é considerada uma das mais bonitas da rota. Mas antes de atravessarmos as florestas de eucalipto (vimos coalas nas árvores!), Pelo ponto de vista ocasional que dava para as praias selvagens e decidimos parar na Maits Rest Rainforest Walk, uma caminhada de cerca de 20 minutos que percorre parte de uma floresta super fotogênica.

* Se você tiver tempo (e 4x4 ou mesmo um carro e não uma enorme caravana), é altamente recomendável entrar no Parque Nacional Great Otway. Começamos a percorrer uma de suas estradas e, alguns quilômetros depois, decidimos voltar quando o barulho da van parecia simular um terremoto de 794762 graus. Melhor não jogar. Então, mudamos uma cachoeira para muitas colinas e ovelhas (e ei, também não gostamos dela).

Apollo Bay Acabou sendo o que esperávamos: uma pequena vila tranquila, onde você pode passar algumas horas surfando, caminhando na praia ou tomando um café ou um peixe com batatas fritas em um restaurante na rua principal. Na praia, encontramos gaivotas loucas, que gritavam com o próprio reflexo da água e dois filhotes que, entre mergulhar na água e cavar na areia, tinham um cano (embora receamos que, devido a tanta escavação, eles vieram para a Espanha através da Espanha). centro da terra).

Outro grande sucesso foi ficar no Apollo Bay Eco YHA, um albergue limpo, confortável e ecológico. Faz parte da cadeia de albergues YHA, a maior da Austrália e usamos muito ao longo de nossa viagem. É assim que agrada 🙂

• Preços: a partir de US $ 33 por noite, por pessoa.
  • Localização: 5 Pascoe St, Apollo Bay

Dia 22Apollo Bay - Melbourne

Acordamos um pouco tristes: hoje era o último dia dessa viagem e não conversávamos apenas sobre a Great Ocean Road ... depois de três semanas descobrindo os encantos da costa sudoeste da Austrália, chegávamos a Melbourne, o fim de nossa primeira jornada Austrália Isso significava dizer adeus a Chipy, a super van que nos acompanhou nas últimas semanas. Que pena! Mas ... ainda temos muito o que ver e fazer aqui na Austrália, e este é apenas o fim do primeiro capítulo.

Durante o último dia visitamos Kennet River, uma área muito famosa por uma colônia bastante abundante de coalas em liberdade. Se você ainda não viu, pode ser um bom lugar. Mas é claro que, como a conhecemos, todas as agências de turismo e as excursões de Melbourne sabem que certamente param por aqui. Chegamos em breve e estávamos sozinhos a princípio; então chegou um grupo de turistas chineses que não demorou muito para se aproximar dos papagaios para tocá-los e alimentá-los, gritar e bater palmas para acordar! Você precisa deixar os animais em paz galera! Para vê-los, basta estacionar no Kafe Koala e subir a Gray River Road, sempre olhando para cima.

O melhor do dia foi parar e apreciar o último café da manhã na van: colocamos nossa mesa e cadeiras do lado de fora, para ter a melhor vista do mundo, preparamos ovos com tomate, pão e comemos alguns doces de coco. Nós até pensamos em mudar com um caminhão de comida ali para vender café e bolos para todos os turistas da Great Ocean Road. Claro que vamos alinhar XD

O tempo estava chegando (nós também tivemos que limpar a van, preparar a mochila e gravar vídeos mostrando como funciona) e, portanto, não tivemos escolha a não ser ver a última parte da Great Ocean Road a toda velocidade. E foi uma pena, já que tanto Lorne como Aireys Inlet com seu farol e Anglesea Eles tinham uma cerveja (então você sabe ... não sente falta deles), mas ei, você não pode ver tudo e sempre tem que deixar algo para ter um motivo para voltar.