ESTRADA ATRAVÉS DA AUSTRÁLIA SUDESTE. ETAPA 2: ALBANY - ESPERANCE

Pin
Send
Share
Send

Chegamos a Perth com uma tremenda ilusão de conhecer a Austrália da estrada. Alugamos uma van e iniciamos a rota que nos levaria a Melbourne, percorrendo três estados: Austrália Ocidental, Austrália do Sul e Victoria. Nós já falamos sobre o nosso primeiro estágio, agora vamos nos próximos 4 dias, o segundo estágio do nosso roadtrip em van pelo sudoeste da Austrália: de Albany a Esperance.

No momento, estes são os principais dados:

Informações do Palco

Ponto de partida: Albany

Ponto final: Esperance

Km totais: 606 km

Dias: 4 dias

  • Dia 5: Albany - Rio Pallinup (145 km)
  • Dia 6: Rio Pallinup - Munglinup (259 km)
  • Dia 7: Munglinup - Esperance (143 km)
  • Dia 8: Esperance - Lucky Bay (59 km)

Dia 5Albany - Rio Pallinup


A idéia inicial deste quinto dia de viagem foi passá-lo, pelo menos principalmente, na praia de Pequena praia, além de Albany. O dia ficou nublado e, ao contrário do anterior, desta vez não economizou, na verdade estava brilhando às vezes. Então mudamos o plano: da praia para o biblioteca... apartamento, hein? Nem visitamosA lacuna, uma plataforma pendurada 40 metros acima de um penhasco, antes de Albany, embora o maior problema nesse caso tenha sido o 13AUS da entrada do Parque Nacional Torndirrup, onde está localizado.

Na verdade, precisávamos de algumas horas de conexão com laptops, embora a velocidade do Wi-Fi público nos desse apenas para responder a alguns e-mails, alguns comentários e atualizar as redes sociais. É uma verdadeira odisséia encontrar redes abertas que ofereçam velocidades de conexão decentes, já aconteceu conosco na Nova Zelândia, devemos nos aconselhar!

Albany É uma cidade com um certo charme. Ainda são 4 ruas íngremes que terminam na baía, depois de cruzar os trilhos do trem, mas as casas originais construídas lá por 1800, alguns pequenos parques (com placas de aviso de cobras, não esqueça que você esquece que você está na Austrália), um museu gratuito sobre a história da WA e outro com alguma importância sobre ANZAC, o NationalANZAC Center (24AUS), a réplica do navio Amizade, que trouxe os primeiros colonos brancos (e alguns animais) de Sydney para estabelecer uma colônia no extremo oeste da Austrália, e um bom punhado de igrejas. Acabamos em um deles, sim! Nós dizemos a você ...

O ANZAC eles eram um exército formado por tropas australianas e neozelandesas que foram formadas para lutar pela primeira vez na guerra de Gallipoli (Egito) no IGM em 1915. Além do poder militar, a importância dessa união é simbólica, de fato o Dia ANZAC (25 de abril) em que esta batalha é comemorada valoriza o "espírito ANZAC" de superação, companheirismo e coragem, dos quais os australianos se sentem tão orgulhosos. Mais informação

Estávamos nos protegendo da chuva quando vimos um enorme cartaz muito sugestivo "Dia da panqueca" O que foi realmente sugestivo foi o velho que convidou você para vir, não porque era atraente em si (não temos predileção especial pelos yayos), mas pelo prato com panquecas e morangos com creme nas mãos. Não vimos um plano melhor naquele dia chuvoso do que tomar um café da manhã diferente, cercado por idosos no centro esportivo de uma igreja anglicana. É uma tradição que se repete todo Mardi Gras, o último dia antes da Quaresma. Não pense que estamos nos tornando religiosos, não sabemos como dizer não a um velho amoroso (OK, você nos pegou, somos loucos gananciosos). A propósito, a panqueca com café nos custou 3.50AUS.

Aproveitamos nossa passagem por Albany para substituir a geladeira no Couves, compre cerveja como se não houvesse amanhã, dê-nos alguns chuveiros quentes grátis em banheiros públicos, compre roupas super baratas e encha o depósito do nosso Chipy.

Tinha dito roupas super baratas? Sim, na Austrália existem lojas onde você pode encontrar roupas muito baratas. Em Albany, existem dois lado a lado: Target e Best e Less, onde por 21AUS (cerca de 13 €) compramos: 4 calcinhas, 2 cuecas, 2 camisas, 1 maiô e 1 boné.

Queremos continuar ganhando terreno no mapa, para continuar na nacional 1 na direção leste e inserir a chamada "mato”, Essa parte da Austrália se separou da costa, mas não tão longe quanto o interior. Assim, chegamos a uma área de descanso, o "Parada para descanso no rio PallinupOnde passamos a noite com mais 3 autocaravanas. Até agora tivemos sorte, por 5 noites não encontramos nenhum assassino louco com genes criminosos ... Jogamos madeira! O que aparentemente nos visitou hoje à noite são as raposas gigantes, não que as tenhamos visto, é que as lemos em um comentário recente do aplicativo Wikicamps. Vimos apenas corvos!

Dia 6Rio Pallinup - Munglinup


Se você olhar um mapa da população da Austrália assim, notará que ele está concentrado em áreas costeiras, especialmente no lado leste. Quando você viaja pelo país por suas estradas, esse fato se torna muito mais evidente: afastar-se do mar significa afastar-se dos sinais de vida, a paisagem muda completamente e a sensação é de que você mudou seu país (ou planeta) sem sequer ter ouvido falar sobre isso. Estamos na íntegra BUSH. Poderíamos chamar o mato como "a semi zona":

  • Semi-deserto: é uma terra marrom seca e árida, mas cheia de arbustos baixos e eucalipto. As paisagens são novas para nós.
  • Semi-habitado: Você pode percorrer quilômetros e quilômetros sem ver nenhuma cidade e, de repente, há um conjunto de casas no meio do nada e o ônibus escolar que entra para deixar as crianças.
  • Semi-carboneto: as estradas tornam-se pesadas, longas e retas de asfalto cinza, nas laterais uma linha de terra marrom e depois o verde dos arbustos. A única coisa que faz você voltar a pensar é nos caminhões de três reboques, na chamada "estrada de trem" ou nos grupos de galahs bicando nos ombros.

E para 4 gatos que viajam aqui, não é necessário fazer rodovias de quatro faixas, portanto, escolha estradas pavimentadas de mão dupla (na Austrália, é muito o que dizer), onde não vamos mais do que 80 km / h, mas você Vamos viver a paisagem, parar os olhos nos detalhes, aproveitar a viagem.

Lemos que oBaía de Bremer É um ótimo lugar, com praias magníficas e belas paisagens. Mas garoto, o que você quer que eu lhe diga, com o tempo que estava e considerando que o desvio estava a cerca de 80 km para percorrer e o mesmo para retornar, decidimos passar.

Com a mente absorvida em centenas de pensamentos (cri cri), alcançamos o Munglinup RoadhouseAparentemente, aqui você pode passar a noite sem ser incomodado ou multado. É um daqueles lugares que os caminhoneiros usam para descansar um pouco, carregar o tanque do caminhão e descarregar o seu, conversar por alguns minutos com a vendedora (ou seja, qual dos dois tem mais necessidade de conversar) e, em alguns casos, para dormir As rodovias também são bons lugares para fazer o currículo se você é da WHV e deseja acumular bons dólares.

Chegamos no meio da tarde, quando o sol se pôs, mais pessoas vieram, incluindo alguns italianos super legais com quem compartilhamos um churrasco E algumas cervejas. Ao contrário da Nova Zelândia, na Austrália, os churrascos (que ainda são placas de metal aquecidas com botijões de gás) são mais difundidos e gratuitos! Alguns mais sujos, outros mais limpos ...

Aqui também havia alguns nômades cinzentos, como são chamadas as avós aposentadas que, cansadas da rotina, pegam suas caravanas e viajam pelo país sem pressa, no seu próprio ritmo, às vezes com seus animais de estimação, e sempre querendo compartilhar algumas palavras com você. Dizem que é um estilo de viajar para pessoas mais velhas, nós amamos (aquele espírito jovem que percorre nossos corpos!). Na verdade, é uma excelente opção para conhecer seu país, descobrir lugares que você viu na televisão ou ouviu no rádio e nunca pensou que iria pisar nele, e também é uma maneira muito barata! Existem muitos parques de campismo gratuitos para passar a noite (com mais ou menos instalações), parques de caravanas muito mais bem preparados para preços acessíveis, gasolina barata e estradas em bom estado. Apenas dois perigos? Atropelar os cangurus e acabar enganando você (a viagem, não os cangurus) ... é um estilo de viagem que se torna viciante (viagem eu digo, não corro cangurus).

A propósito, não vimos pessoas aborígines desde que deixamos Perth. O sentimento é que não há integração, eles são simplesmente parte da sociedade. Falaremos sobre esse tópico em um post específico.

Dia 7Munglinup - Esperance


Antes de chegar a Esperance, há um desvio para viajar Eleven Mile Beach Road, uma estrada panorâmica que passa por algumas praias e miradouros muito legais em grandes falésias, o ponto mais espetacular é sem dúvida o Praia de Eleven Mile. Embora a primeira parada não seja nem mais nem menos que a Lago rosa, que era rosa em algum momento no passado, mas aparentemente desapareceu e agora tem uma cor indescritível. Coisa de algas ...

Praia de Eleven Mile

Embora o sol volte a brilhar, o vento é terrível e desta vez deixamos o banheiro para outra ocasião. Mas, para constar, como praia, a que mais convida ao banheiro por estar protegida por uma baía é Praia do crepúsculo. Nem é um lugar ruim para preparar um sanduíche.

No dia seguinte, descobrimos que hoje um turista espanhol resgatou um nadador que correntes marinhas Eles pegaram enquanto ele pegava algumas ondas com sua prancha em uma praia de Esperance. Além dos tubarões, das águas-vivas e dos crocodilos de água salgada, o verdadeiro perigo das águas na Austrália são suas correntes imprevisíveis e inesperadas (as "rasga“), Que em 2016 matou 116 pessoas.

Também visitamos a biblioteca Esperance e recebemos um grande presente: o livro “Down Under ”de Bill Bryson, que estamos lendo em espanhol no Kindle. E apenas para 2AUS! Um imperativo para quem está preparando uma viagem para a Austrália.

Esta noite ficamos no Bathers Paradise Caravan Park (39AUS duas pessoas em um lote com eletricidade) e lá encontramos dois tipos desses arquivos que, quando vêem que alguém abre uma cerveja sozinha, se aproximam para fazer companhia. Um ex-motorista de caminhão que nos disse que os piores na estrada não são cangurus, são vacas selvagens que podem destruir você meio caminhão e um fazendeiro aposentado que desapareceu sem nem perceber. As pessoas na Austrália geralmente são abertas e amigáveis, com uma naturalidade sincera e curiosas para saber como é o seu país ou qual será o seu próximo destino.

Dia 8Esperance - Ponta Delgada


Acordamos cedo pensando que seria noite, mas aqui amanhece às 5:24 da manhã! Às 6 horas, já estávamos na estrada para conseguir um dos poucos lugares liberados no acampamento de Lucky Bay Chegamos às 7 da manhã e, surpresa, não fomos os primeiros! Ok, demoramos alguns segundos e, às 8 horas, ou já tínhamos nosso consagrado enredo, estamos ansiosos! Mas você precisa nos entender, esse lugar merece isso e muito mais ... é, sem dúvida, o melhor de todos os parques de campismo onde ficamos até agora.

O preço é 11AUS por pessoa, mais 13AUS por veículo para a entrada no Parque Nacional. Há um passe de 4 semanas para todos os parques nacionais do WA por 46AUS (de carro), mas ainda temos alguns dias antes de cruzar a fronteira (literal) e entrar no Sul da Austrália. No entanto, se você quiser visitar vários (como o que dissemos antes do Parque Nacional Torndirrup), pode ser interessante.

→ Mais informações sobre preços de parques nacionais em WA

O parque nacional é o Cape Le Grand, onde você pode desfrutar de várias praias bonitas, trilhas para todos os gostos e boa forma e, é claro, é muito famosa por sua fauna. Sim, é aqui que opraia onde os cangurus vagam livremente * _ * É a praia que o acampamento dá diretamente, os cangurus vivem nas florestas baixas que se encontram nos arredores e, ocasionalmente, andam pela praia para comer um pouco de algas marinhas. Além dos cangurus por aqui, cobras cobras, cuidado!

Outro animal que estávamos entusiasmados em conhecer de perto foi o emu, uma espécie de avestruz muito semelhante a um dinossauro, e vimos duas vezes! Dois espécimes pretos impressionantes, com olhos alaranjados, estavam se perguntando do lado da estrada e em frente aoEsperance Stonehenge (uma réplica em tamanho real, um tanto estranha) O que esses dois caras fizeram com rostos de sobaos na época? "Aproveite a Austrália, copão!"

Também vimos uma gaivota. Ok, não é muito exótico, mas não me diga que ela não é bonita e que ela não sabe posar.

Pin
Send
Share
Send