ROTA DE MERZOUGA A MEKNES (VALE DO RIO ZIZ, AZROU E IFRANO)

Pin
Send
Share
Send

O palco de hoje seria o mais longo de toda a nossa turnê pelo Marrocos. Deixaríamos para trás o deserto Erg Chebbi em Merzouga para atravessar o Ziz Valley para o norte e rumo à cidade imperial de Meknes. Passamos por belas paisagens e visitamos as cidades de Azrou e Ifrane. Aqui nós dizemos como foi.

O que deve ter sido um dia de transição, sem muitos choques, acabou se tornando quase em uma rota de safari! Vimos camelos no deserto, peixinhos na fonte Meski, cabras e burros peludos constantemente nos dois lados da estrada, cruzamos uma área de cães selvagens (embora parecessem muito majestosos) e acabamos vendo macacos de Gibraltar na floresta de cedros Azrou. Mas vamos em partes ...

A partir de Merzouga começamos a rota para Erfoud, deixando alguns quilômetros à nossa esquerda Risani, que deveria naquele momento celebrar seu famoso mercado. Eles nos disseram que é o único local onde o mercado é realizado 3 vezes por semana (terça, quinta e sábado) e onde os habitantes de até 300 vilarejos vizinhos se reúnem para vender e trocar seus produtos. Deve ser uma visão que vale a pena ver!

Mas temos alguns quilômetros pela frente e não faríamos a primeira parada até que um ponto de vista sobre um belo palmeiral, onde compramos um geode muito legal. Você já estará familiarizado com os vendedores de fósseis e geodos naturais, já que toda essa parte do Marrocos está cheia desses tesouros. Muitos habitantes locais vão procurá-los, assim como outros na Espanha, buscam cogumelos e depois os vendem para turistas (ou mesmo on-line). Se você está se perguntando se elas são verdadeiras, parece-nos (obviamente NÃO geodos coloridos), de fósseis de trilobita a rochas de cristal.

Antes de chegar a Er Rachidia, o aldeia de Meski. Flui um fonte natural (a fonte Bleue) em uma bela paisagem. Lemos que a água sai quente, embora a tenhamos tocado e, em vez disso, estava fria. Mas o lugar é um oásis de paz. Este canal, onde os moradores vão lavar suas roupas, termina em uma piscina (espero que a água não seja a mesma), onde você pode tomar um banho refrescante. Há um bar ali para fazer uma parada e reabastecer energia.

Embora a atração real da N13 seja a própria estrada que circula entre os Ziz Valley, onde o rio está cavando uma fenda enorme, embora nessa época do ano pouco seja a água que cai. Mas o panorama é brutal. Existem vários pontos de vista onde contemplar o Ziz Valley, no ponto em que o rio produz uma foice espetacular (logo antes de uma ponte). Alguns também são passados Ksur e Kasbahs ao longo do caminho, eles ainda tornam a rota mais épica.

O estrada N13 é aquele que atravessa Marrocos de norte a sul, através do centro do país, e notamos como o circulação (carros e caminhões, como ônibus turísticos) é maior do que nas outras estradas que fizemos nos dias anteriores. Mas não há pressa e as condições do asfalto não são ruins.

Se tivermos que atravessar o país, também teremos que atravessar cordilheira mais famosa: o Atlas. Fazemos isso pela passagem da montanha Tizi n'Taghaumt, 1907 metros de altura e, finalmente, o termômetro do carro indica temperaturas agradáveis ​​neste momento! Aproveitamos a passagem pela cidade moderna de Midelt comer (estamos um pouco saturados com tagine e cuscuz, então toda pizza, não nos julgue que estamos no Marrocos há duas semanas).

Concluímos é a primeira parte da rota entre Merzouga e Meknes em Azrou, uma pequena cidade no Atlas Médio com uma atração principal: a floresta de cedro e os macacos grátis (as espécies de macacos barbary ou macaco de Gibraltar, um bastardo não é legal). Na mesma estrada antes de chegar a Azrou, você começará a ver sinais avisando que poderá encontrar macacos moendo no meio da pista. E assim é ...

Azrou está cercado por uma extensa floresta de cedros, onde você pode fazer caminhadas. Existem vários operadores locais que os oferecem e, se você tiver tempo e vontade, temos certeza de que é uma experiência bonita. Se você tiver apenas uma manhã, como nós, recomendamos que você se concentre em visitar o Cedar Gouraud, a mais antiga da região, com mais de mil anos! Para chegar lá, é melhor pegar a estrada direta da cidade, queríamos fazer um loop começando no ponto em que os macacos selvagens estão na estrada, mas encontramos um caminho SOMENTE aceitável em 4 × 4 (passamos, mas cagamos vivos) ) Nós apontamos o caminho ruim no mapa abaixo. Além do cedro, haverá mais alguns macacos e lugares para organizar as refeições.

Também lemos que Azrou tem um medina bastante interessante, obviamente não no nível de Fez ou Meknes, mas onde falta um pouco será uma experiência muito local.

Nosso plano era dormir em Azrou e fazer as visitas no dia seguinte, após o que seguimos em direção a Ifrane, a "Suíça do Marrocos". Se Azrou é uma cidade berbere com história suficiente, Ifrane foi construída pelos franceses em 1928 para criar um local de férias de inverno. Tem cerca de 1.700 metros de altura, por isso neva muito aqui no inverno, tornando-o um dos destinos de esqui mais populares do Marrocos. O que chama a atenção ao atravessar suas ruas imaculadas é a sua casinhas, ao mais puro estilo europeu. Vamos de edifícios de adobe a casas com telhados de duas águas e pequenos jardins. Acabamos de chegar à sua principal atração, a estátua do leão de Ifrane (um pouco feio, por que negar) e ande um pouco.

Esta estátua tem uma história curiosa, não sabemos se é real. Dizem que foi esculpida na Segunda Guerra Mundial por um prisioneiro alemão para obter liberdade. E por que o leão? Toda essa área já foi habitada por leões, por isso é uma maneira de lembrar o passado.

A partir daqui, seguimos para Meknes. Também visitaremos Volubilis e Mulay Idris neste mesmo dia, mas informaremos separadamente.

Aqui deixamos o mapa da rota entre Merzouga e Meknès (através do vale do Ziz), com os pontos mais importantes. Foram 393 km entre Merzouga e Azroumais 162 km entre Azrou e Meknès, fazendo visitas a Ifrane, Volubilis e Mulay Idris.

Esta foi a nossa rota de carro do deserto Erg Chebbi em Merzouga, para Meknes. Visitamos o vale do rio Ziz e fizemos visitas às cidades de Azrou e Ifrane. Você já fez esse mesmo itinerário? Está faltando algo para recomendar?

Economize em sua viagem

Passagens aéreas Barato para Marrocos: bit.ly/2lLTv8O

Alojamento Barato em Marrocos: bit.ly/2p2aoNc

Fique comAirbnb e consigaDesconto de 25 €: aqui

Actividades em espanhol no Marrocos: bit.ly/2l71f53

Alugue um carro com os melhores descontos: bit.ly/2xGxOrc

Compare preços no aluguel de van: bit.ly/2IFbMeB

Seguro de viagem IATI com um5% de desconto: bit.ly/29OSvKt

Livros e guias de viagem: amzn.to/2lIrtLx

Todos os nossos artigos sobre Marrocos

Pin
Send
Share
Send