ESCALA E ESCALA ... SIGIRIYA E PIDURANGALA

Pin
Send
Share
Send

Já lhe dissemos que estávamos mochilando em Dambulla ... embora o objetivo desta etapa não fosse suas cavernas, mas visitar a Pedra do Leão de Sigiriya e a montanha de Pidurangala, que tanto os amigos dos viajantes de rua como os destinos sem destino nos haviam aconselhado ... o problema?

Já se sabe que a paixão de Lety por trekking, caminhada e esportes é igual à de um gato em direção à água! Será que nossos heróis alcançaram o objetivo ou as queixas de Lety fizeram Rober e Jordi se suicidar se atirando da montanha?

Vamos em partes homem que se eu lhe disser agora não há gosto!

PARTE UM: ESCALANDO UM LEÃO (Sigiriya)

Um dos símbolos mais famosos do Sri Lanka é um leão ... e eu não falo de cerveja Lion Borrachin! Eu falo de Rocha do leão, uma montanha sagrada de cerca de 370 m, que deve seu nome à forma de um leão, embora possa muito bem ser chamada de "pedra da escada", já que as escadas que você precisará subir para chegar ao topo são muitíssimas.

A estrada é linda, embora com o calor você provavelmente tenha que parar para tomar energia (ou para admirar os velhos que escalam a montanha em chinelos de praia e chapéu de lã).

Ao chegar a uma escada em espiral, você saberá que está próximo ao Moças de Sigiriya. Não espere que você não esteja esperando garotas bonitas em carne e osso ... as donzelas são pinturas, famosas por serem uma das mais bonitas do Sri Lanka, embora mais do que olhemos para as cores e a qualidade das pinceladas, olhemos para algo com suspeita redondo ... E sem cirurgia estética! Como é possível?

Não me diga que os olhos não são redondos!

Rober e Jordi olhando em volta dos olhos

Mas não há tempo para perguntas que apenas andamos pela metade! Continuamos subindo escadas até chegar ao famoso garras de leão onde, é claro, ele tira uma foto de salto (bem, Lety, como sempre, não pula a tempo ou sai do chão ... o que vamos fazer!) e sem (quase) perceber que já fizemos quase todo o caminho.

Bem, acreditávamos nisso antes de ver as escadas que nos esperam (se você tiver vertigem se preparar!) Embora sem muitas complicações (se não tivermos um japonês descendo a escada estreita na direção oposta), podemos chegar ao topo, onde a primeira coisa que fazemos é sentar e relaxe ... embora em frente à montanha de Piduragala nos lembre que hoje pode ser "o dia em que escalarmos duas montanhas".

Até Jesús Calleja teria orgulho de nós.

PARTE DOIS: APRENDIZES ALPINISTAS-MASOCHISTAS (Pidurangala)

O homem é o único animal que tropeça duas vezes na mesma pedra, por isso não apenas subimos a montanha da Rocha do Leão, mas também com a injeção de adrenalina que decidimos ir para o cume de Pidurangala! Felizmente, a entrada não doeu tanto quanto a do vizinho, embora quem nos dissesse que pagaríamos duas vezes por dia para subir escadas ?!

Começamos o caminho que atravessa um mosteiro budista e entramos na floresta: a sensação de calma e tranquilidade toma conta de nós, como é a natureza terapêutica! Com um pouco de "SSS" (sorte, sacrifício e suor, bleah) chegamos ao (quase) cume, onde vemos uma bela estátua de um Buda mentiroso, nunca invejei tanto uma estátua!

Também não há tempo para inveja, porque sabemos que a parte difícil ainda está por vir: a última parte deve ser escalada, e desta vez não se trata de escadas, mas de rochas. E peça pedras! A princípio, nem sequer consideramos que o caminho é o caminho certo, mas era. Temos força de onde não sabemos (não foi muito bem sucedido comer apenas um roti de coco!) E escalamos como três macacos, que mesmo com um redbull (você sabe, isso lhe dá alaaaas) teríamos feito melhor!

E existe a nossa recompensa: diante de nós, entre o verde infinito da selva do Sri Lanka, a Pedra do Leão olhando para nós. E pensar que apenas algumas horas antes de chegarmos lá!

Nós conseguimos! O momento é tão mágico e espiritual que não resistimos à tentação de pedir a um menino francês a casca de laranja que ele estava comendo para nos fazer alguns dentes ... perfeitos!

Hoje ele nos ensinou várias coisas:

  • Se você quer algo, tente, não importa quanto lhe custe!
  • A água tem um gosto melhor quando você está com muita sede.
  • Os velhos do Sri Lanka gostam de escalar as montanhas com chinelos e um chapéu de lã.
  • É sempre o momento certo para uma sessão de atolamentos.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

SIGIRIYA

Como chegar

Na rodovia Dambulla-Habarana, há ônibus locais que o levam a Sigiriya a cada 30-45 minutos (pegue o caminho certo, que leva à saída para Sigiriya). Custa cerca de 20 ou 30 rúpias, dependendo de onde você o levar. Deixe na encruzilhada para a Lion Rock, a menos de um quilômetro da entrada que caminha perfeitamente. Para retornar, os ônibus partem até as 18h00.

Preço

São 30 dólares ou 3.900 rúpias.

Visita

Você passa primeiro por alguns jardins e depois sobe os degraus de pedra entre os terraços, até chegar à escada em espiral que leva aos famosos afrescos. Desce e volta a subir, agora por escadas de metal no lado da montanha, até chegar ao topo. No total, sobe em cerca de 1 hora, ficando quieto e fazendo paradas. Água essencial!

PIDURANGALA

Como chegar

Você pode entrar em tuktuk no Lion Rock, calcular cerca de 200 rúpias. Ou como nós ... ande! São 2 km, a praça Lion's Rock está cercada e uma curva à esquerda é tomada. Na estrada está sinalizada.

Preço

300 rúpias, não descartamos que continuemos a subir, na verdade, apostaríamos nossas economias em fazê-lo. Atualização 2019: na verdade, fomos informados de que subiu para 500R :-p

Visita

Há alguns passos que esperam por você, mas vale a pena! Você primeiro passa por um mosteiro de onde você tem que subir uma escada de pedra (olho que existem dois, você deve pegar o mais longe, se tiver dúvidas, pergunte na bilheteria). Você sobe por um longo tempo na sombra da floresta até a última parte, o que é mais complicado porque você precisa escalar algumas rochas. Parece-lhe que não é o lugar certo, embora se você continuar em frente, comece a cair (as pedras estão à esquerda). Se conseguirmos ... você também!

Pin
Send
Share
Send

Vídeo: Tagaytay road trip. Philippines Week 2 (Abril 2024).