O QUE VER E FAZER EM BELGRADO

Pin
Send
Share
Send

Em algum lugar, lemos que Belgrado tem a fatídica honra de ser a cidade que foi destruída e reconstruída na maioria das vezes. Ao longo da história, ele teve que renascer de seus escombros mais de 40 vezes. Seu lugar estratégico, entre o mundo do oeste e o leste, entre os territórios do norte e do sul, não permitiu a Belgrado desfrutar de um período contínuo de paz em sua longa existência e seus habitantes tiveram que se adaptar.

É normal que seu caráter, tanto da cidade quanto daqueles que carregam seu sangue, seja grosseiro, frio, sério, cauteloso ... Suponho que o fato de que nas famílias que cada uma das gerações anteriores lutou em uma batalha, o humor é agrícola de uma certa maneira. Embora talvez por essa mesma razão, considerando a vida efêmera, que pode ser tomada da noite para o dia, Belgrado tem a reputação de ser uma cidade importante em termos de vida noturna.

BAIXO TEMPERAMENTO!

Chegamos de Sarajevo, onde aprendemos mais sobre a recente Guerra dos Balcãs, e talvez seja por isso que, no início, fechamos a Sérvia e sua capital, Belgrado, talvez para não espalhar mais o terror dos últimos anos. E realmente não é fácil poder olhá-la nos olhos sem se sentir um pouco intimidado, bandeiras com suas águias balançando a cada passo, edifícios mantidos em ruínas após os atentados da OTAN em 99 para lembrar (ou se convencer) de que nem sempre são eles os bandidos, barracas com piscadelas para Tito, Putin, até o grupo paramilitar Chetnik ...

Também não vimos muita iniciativa para transformar Belgrado em um exemplo de progresso e aprimoramento, o que provavelmente é, ou explorar suas reivindicações turísticas para atrair visitantes, o que significa que as expectativas que tínhamos não eram demais. No entanto, na maioria dos casos em que isso acontece, acaba sendo surpreendente, Belgrado não foi exceção. É verdade que a cidade tem um temperamento forte que às vezes assusta um pouco, mas gostamos de lugares com personalidade e se algo ficou claro para nós, é que a capital da Sérvia tem muita personalidade.

Dica: Uma boa maneira de conhecer a cidade é fazendo este passeio, que fala de seu passado comunista.

VISITA DO DIA

Belgrado tem uma grande extensão, mas o centro pode ser facilmente percorrido em poucas horas. Fizemos a pé nos primeiros dias e de bonde (número 2) no último, que não demos por mais!O que ver e fazer em Belgrado? Estes são os lugares que recomendamos que você visite:

  • Knez Mihailova Street: É a principal artéria do centro de Belgrado e é considerada uma das ruas pedestres mais bonitas da Europa Oriental. Em seu quilômetro de comprimento que liga a Praça da República a Kalemegdan, estão localizados alguns dos edifícios mais importantes da cidade.
  • Kalemegdan: Era uma fortaleza ocupada por quase todos os impérios importantes: celtas, romanos, bizantinos, godos, hunos, ávaros, austro-húngaros e turcos, diz-se que todas as forças importantes a defenderam ou destruíram ocasionalmente. Hoje é um dos parques da cidade, embora anteriormente não abrigasse uma árvore, para que ninguém pudesse se esconder atrás dela.
  • O Monumento Victor: é o símbolo da cidade. Foi erguido em 1928 pelo escultor Ivan Mestrovic, considerado o maior da Iugoslávia, e representa a força do povo sérvio para se recuperar de cada batalha. Devemos entender o contexto: durante a Primeira Guerra Mundial e a ocupação austro-húngara, 1,3 milhão de sérvios foram mortos, 60% da população da época.

  • Praça da República: É o ponto de encontro de Belgradens. Nele está a estátua equestre do príncipe Mihailo, líder da libertação da Sérvia do controle otomano. Está apontando para o sul, lembrando a direção dos territórios que foram reconquistados após a ocupação turca. No entanto, era um lugar muito desagradável, porque ali os turcos penduravam os corpos dos reacionários como um aviso.
  • Catedral de São Miguel Arcanjo: do século XIX e com uma enorme torre sineira. O interior é ricamente decorado. Perto está a residência da princesa Ljubica.
  • Fonte Çukur: eles dizem que em 3 de junho de 1862 Sava Petkovic, um aprendiz de lojista de apenas 13 anos, foi coletar água na fonte por ordem de seu professor. Quando o jarro estava quase cheio, três turcos o abordaram por trás, ordenando que ele se retirasse, ao qual o garoto recusou. Soldados turcos enfurecidos e feridos de orgulho atacaram Sava, matando-o. Esse fato se espalhou por todo o resto da cidade e pelo país e causou a revolta da Sérvia contra a ocupação turca e a libertação final do país. Em 1931, esta fonte foi feita em memória de Sava e de todos aqueles que lutaram pela liberdade.

  • O antigo e o novo Tribunal: também usado como residências reais. Salienta a arquitetura do Antigo, considerado um dos mais importantes da arte sérvia. Este palácio é o protagonista de um dos capítulos negros da história de Belgrado, quando, na noite de 28 de maio de 1903, ele sofreu um ataque de oponentes do regime e matou o rei Aleksandar e sua esposa Draga e os jogou da varanda na segundo andar.
  • Parlamento: símbolo da instabilidade dos governos sérvios e das contínuas mudanças políticas. O edifício é imponente estrutural e ornamentalmente, no entanto, existe um halo de mistério: foi construído em um cemitério romano e foi dito que uma maldição caiu sobre ele, dizendo que o rei Aleksandar Karadjordjević seria morto após sua conclusão. Mal não estava no caminho certo, o rei foi morto, mas dois anos antes de o trabalho terminar.
  • Igreja de San Marcos: É uma das maiores igrejas de Belgrado e realmente impõe sua fachada.

  • Edifício da Televisão Nacional da Sérvia: Ele foi atacado pelos atentados da OTAN de 1999 por ser considerado uma das ferramentas fundamentais com as quais Milosevic espalhou sua propaganda, e agora permanece em ruínas. No ataque, 16 trabalhadores morreram que, aparentemente, não foram intencionalmente alertados sobre o perigo e, portanto, foram usados ​​como "mártires" da causa sérvia. Está localizado atrás da igreja de San Marcos.
  • Outras ruínas do ataque da OTAN: Para terminar a Guerra do Kosovo, a OTAN decidiu bombardear lugares estratégicos na Sérvia de Milosevic, incluindo a capital Belgrado. Os ataques ocorreram continuamente entre 24 de março e 10 de junho de 1999, terminando com prédios e infraestrutura militares, mas também com hospitais, igrejas, escolas ... Um dos exemplos mais claros é o prédio do ministério da defesa, na rua Kneza Miloša.

  • Templo de San Sava: a maior igreja ortodoxa dos Balcãs, com sua enorme cúpula com 82 metros de altura. Sua construção não foi simples devido a guerras, pobreza e governo comunista, na verdade o interior é praticamente vazio, o que dá uma sensação muito estranha!
  • Kalenic Market: o maior mercado local da cidade, onde a vida cotidiana está concentrada todas as manhãs, adoramos esses lugares! Há outro menor mais próximo do centro, o Zeleni Venac market.
  • A Feira Velha (o antigo recinto de feiras): o que foi construído como um parque de diversões e um local para amostras se tornou um inferno na Segunda Guerra Mundial. Com a ocupação nazista, esse espaço foi habilitado como um dos maiores Campos de concentracao Europa Central (mais de 100.000 pessoas passaram), onde 48.000 judeus, sérvios e ciganos perderam a vida. Após a libertação, o governo comunista não quis reabilitar esse espaço e hoje restam apenas as ruínas da antiga feira.

VISITA NOITE

  • Skadarlija: é considerado o Montmartre de Belgrado. Os boêmios e pensadores da cidade se reuniram em suas ruas de paralelepípedos, hoje a vida noturna está concentrada, com bares e terraços bem decorados, comida local e preços acessíveis (para ser a área mais moderna).
  • Banco do Danúbio: com local para as últimas e boas possibilidades.
  • Ribera del Sava: do outro lado do rio, há bons lugares para jantar e festejar.
  • Se você quiser, pode se inscrever neste pub crawl (um passeio que leva você a visitar diferentes bares e conhecer novos amigos).

BELGRADO DE VIAGEM

Existem várias maneiras de fazê-lo, embora, como sempre, recomendamos seus próprios pés. Existe um aplicativo chamado "Belgrado falandoIsso explica os pontos mais importantes da cidade. Use o GPS e a câmera móvel para reconhecer onde você está e iniciar a explicação. Se você prefere alguém de carne e osso, pode participar de qualquer passeios a pé gratuitos (Grátis, grátis não são, se você gostou de deixar uma dica no final) que acontece às 11h e 16h e passeia pelo centro de Belgrado em 1,5 horas.

Às sextas e sábados à tarde, a chamada circula "Bonde chamado Belgrado“, Um bonde gratuito que leva você a alguns dos pontos de interesse da cidade. Dura 60 minutos e sai da vizinhança do zoológico (ao lado de Kalemegdan). Mas se, como nós, você não tem a possibilidade de usá-lo, o bonde número 2 Faz um passeio pelo centro de Belgrado bastante interessante (se não quebrar, como aconteceu conosco!). O preço é de 150 dinares e você pode comprar o bilhete no bonde.

Você também pode fazer cruzeiros no Danúbio, eles são altamente recomendados. Isso custa 20 €.

ONE ESCAPE

Se você tiver vários dias em Belgrado e quiser sair das ruas, poderá ir à cidade vizinha de Zemun, atravessando o rio Sava e seguindo o Danúbio. É uma antiga vila de pescadores com muita história e edifícios interessantes. O mercado da manhã tem muita atmosfera e os terraços e restaurantes ao lado do rio são um bom lugar para jantar tranquilamente. A especialidade aqui é peixe defumado. Para chegar lá, você pode pegar o ônibus 15 ao lado do mercado Zeleni Venac, embora também existam muitos outros ônibus.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

  • Como ir de Belgrado para Sarajevo de ônibus: de trem não há possibilidade desde que a conexão foi removida em 2013. De ônibus, existem duas opções, a Eurolines, que sai da estação central de ônibus "Autobuska stanica Sarajevo" (ao lado da estação de trem) todos os dias às 6 da manhã. O preço é de 46.000 marcos (cerca de € 24). Existem outras empresas que partem da rodoviária ao lado do aeroporto "Autobuska stanica Istočno Sarajevo" durante a manhã e pelo mesmo preço. Para chegar lá, você precisa pegar o bonde até a última parada e depois táxi.
  • Como ir de Sarajevo a Belgrado de ônibus:A melhor opção é ir de microônibus, mais rápido, com pick-up no seu alojamento em Sarajevo, eles o deixam onde você quiser em Belgrado e mais barato! Custa 20 € por pessoa e leva aproximadamente 5 horas. Os horários são geralmente no início da manhã (entre 5 e 6) e à tarde por volta das 3. Existem duas empresas que fazem esse serviço: Gea Tours e Terra Travel. É melhor pedir a alguém em sua acomodação para ligar para confirmar a reserva. O motorista é pago e pode ser feito em euros ou em dinar.
  • Onde dormir em Belgrado: Fizemos isso no Mosaic Hostel, no centro de Belgrado.
  • Como se deslocar em Belgrado: Se você for usar o transporte público em várias ocasiões, está interessado em comprar o cartão de transporte. Custa 250 dinares apenas o cartão, que você precisará recarregar com saldo para as suas viagens. Se você fizer assim, o preço da viagem custa 90 dinares. Pode ser adquirido em qualquer um dos muitos quiosques da cidade e em todas as principais paradas de ônibus e bonde. Se você for pegar o transporte público a tempo, pode pagar diretamente no ônibus / bonde, o preço é de 150 dinares. Os tickets permitem que você use qualquer mídia por 90 minutos.

Pin
Send
Share
Send