10 lugares essenciais para visitar em Salamanca

Pin
Send
Share
Send

Após esta lista de lugares para visitar em Salamanca, você não perderá nada de importante em uma das cidades universitárias mais bonitas da Europa.
Com um centro histórico repleto de maravilhas arquitetônicas e uma excelente atmosfera estudantil, Salamanca fará você se apaixonar à primeira vista quando pisar em sua fantástica Plaza Mayor, de onde você poderá iniciar uma rota a pé que o levará a conhecer todas as jóias da cidade, como a Catedral, o Universidade ou o Convento de San Esteban, para terminar em uma taberna comendo uma boa mesa de presunto ibérico.

Com base na experiência de nossa visita à cidade, considerada uma das melhores excursões de Madri, fizemos esta seleção de lugares essenciais para ver em Salamanca. Começamos!

1. Plaza Mayor

A Plaza Mayor, localizada no coração do centro histórico, é uma das praças mais bonitas da Espanha e uma das lugares para visitar em Salamanca Com mais charme.
De estilo barroco, construído entre 1729 e 1756, a praça é um quadrilátero imperfeito, no qual se destacam seus arcos semicirculares e os edifícios históricos que cercam a cidade e entre os quais você não pode perder seus edifícios mais importantes, como os pavilhões reais, San Martín e Pretineros, a Prefeitura e a cafeteria do centenário Novelty, onde os grandes artistas da cidade se conheceram.
Outra característica desta praça são os medalhões localizados entre os arcos que representam figuras ilustres da cidade e reis antigos.
Recomendamos percorrer a Plaza Mayor em diferentes momentos do dia e sentar em um dos terraços para tomar uma bebida enquanto desfruta de uma excelente atmosfera em que turistas, moradores e estudantes se misturam.

Praça principal


2. Universidade de Salamanca

A Universidade, fundada em 1218 por Alfonso IX, é a mais antiga do mundo hispânico, incluindo a Espanha, e outra das lugares essenciais para ver em Salamanca.
Este edifício histórico tem um belo exterior de estilo plateresco, cheio de elementos decorativos esculpidos em pedra, entre os quais a figura de um sapo no topo de uma caveira é surpreendente, o que eles dizem que você deve ver se quiser passar nos exames.
Dentro da universidade, onde personagens como Miguel de Unamuno ensinaram e tiveram alunos como Hernan Cortes, fica o prédio das Escolas Principais, que inclui várias salas de aula, o claustro e a antiga biblioteca.
Se você não quiser pagar os 10 euros que a entrada custa, pode se aproximar do prédio das Escolas Menores, onde os estudos de bacharelado foram ministrados e onde está localizada a famosa pintura "O céu de Salamanca".
Horário de visitação: de segunda a sábado, das 10h às 20h. Aos domingos, fecha às 14h.

Universidade de Salamanca

3. A Catedral

Uma das melhores coisas para fazer em Salamanca É para entrar na Nova Catedral que permite chegar dentro da Catedral Velha.
O fato incomum de ter duas catedrais na mesma cidade é o produto de ter construído uma nova catedral entre os séculos XVI e XVIII que iria substituir a antiga, mas que finalmente foi decidido continuar de pé.
A nova catedral, construída em estilo gótico tardio, é a segunda maior da Espanha e impressiona com sua torre sineira de 110 metros de altura e a fachada externa, conhecida como Puerta de Ramos, onde você pode ver vários elementos decorativos esculpidos em pedra entre os isso surpreende uma figura de astronauta ou um dragão com um sorvete, com o qual o escultor queria fazer uma piscadela para a cidade.
Ao entrar em seu interior, você verá inúmeras capelas entre as quais se destaca a Capela Principal, além do Coro e do Altar Principal e da parede sul da Nova Catedral, você pode acessar a antiga Catedral, outra das lugares mais bonitos para visitar em Salamanca.
Esta igreja construída entre os séculos XII e XIV, em estilo românico e gótico, possui dentro de um belo retábulo principal e várias capelas antigas, como San Martin e Santa Bárbara.
Horário de visitação: de segunda a sábado, das 10h às 20h, de abril a setembro. O restante dos meses fecha às 18h.

Catedral Velha, um dos lugares para visitar em Salamanca

4. Casa das Conchas

La Casa de las Conchas é um imponente palácio construído no final do século XV e outro dos edifícios o que ver em Salamanca mais incrível
Na fachada e no interior deste palácio, é possível ver a combinação dos estilos gótico, renascentista e mudéjar. Uma das características dessa combinação de estilos são as mais de 300 conchas da fachada que dão nome à casa e que, de acordo com um lenda, sob uma delas as jóias dos antigos proprietários estão escondidas.
Além de tirar fotos de seu exterior, vale a pena entrar de graça no interior para ver seu belo pátio.
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, sábados das 9h às 14h e domingos fechados.

Uma das maneiras mais interessantes de visitar a cidade, conhecendo sua história e curiosidades, é reservar este passeio completo com um guia em espanhol ou este passeio gratuito de Salamanca grátis!

Casa das Conchas

5. Pomar de Calixto e Melibea

O Huerto de Calixto e Melibea é um pequeno espaço de jardim verde que foi palco de encontros de amor dos protagonistas de O Celestino, título com o qual a Tragicomédia de Calisto e Melibea de Fernando de Rojas se tornou popular.
Além de ser um local inspirador de obras literárias, este jardim bem cuidado, localizado na antiga muralha da cidade, é perfeito para se proteger do calor e relaxar com vistas da parte superior da catedral.

Pomar de Calixto e Melibea

Nosso hotel recomendado em Salamanca

A melhor área para ficar em Salamanca é a cidade velha, onde todos os pontos de interesse da cidade estão concentrados. Um hotel localizado em uma localização perfeita para explorar a cidade é o Hotel Melibea, localizado a 200 metros da Universidade e a 600 metros da Plaza Mayor.
Além de sua excelente localização, este hotel possui um terraço e jardim, café da manhã de qualidade, estacionamento e um dos melhores preços da cidade.
Para mais informações sobre os melhores hotéis e bairros, consulte este post sobre onde ficar em Salamanca.

6. La Clerecía, um dos lugares para visitar em Salamanca

O Clero ou Colégio Real da Companhia de Jesus é o melhor ponto de vista e outro dos lugares para visitar em Salamanca.
Este edifício, localizado em frente à Casa de las Conchas, possui uma escola com um belo claustro e uma igreja com fachada de três corpos e um interior no qual se destacam o Retábulo e a Sacristia.
Para ver melhor este retábulo e o interior da igreja, você pode subir as Torres de la Clerecía, de onde você terá vistas magníficas da cidade velha da parte mais alta.
Horário de visitação: todos os dias de março a novembro, das 10h às 20h. O restante dos meses fecha às 18h.

Salamanca a partir de La Clerecía

7. Palácio da Salina e San Boal

Um dos nossos edifícios favoritos o que ver em Salamanca É o Palácio Salino de estilo plateresco e construído em 1538.
Esta mansão imponente tem uma fachada decorada com medalhões e um belo pátio interior de duas alturas apoiadas por arcos e com vários elementos decorativos em capitéis e mísulas.
Outro dos palácios a visitar em Salamanca é o de San Boal, do século XV, com uma impressionante fachada esculpida e um belo pátio renascentista.
Horário de visita Palacio de la Salina: de terça a domingo, das 11:30 às 13:30 e das 18:00 às 21:00
Horário de visita Palacio de San Boal: segunda a sábado das 18:00 às 21:30 Domingos e feriados das 11h às 14h e das 18h às 21h.

Palácio Salina

8. Puente Prefeito del Tormes

Atravessar a Puente Mayor del Tormes, uma antiga ponte romana construída na segunda metade do primeiro século, é outra das melhores coisas para fazer em Salamanca.
Esta ponte de pedra de mais de 300 metros foi reconstruída e reparada ao longo dos séculos por diferentes inundações do rio Tormes e tentativas de demolição.
No início da ponte está a estátua mais antiga da cidade, na forma de um javali de pedra e uma estátua de metal representando El Lazarillo de Tormes, na qual é mencionado o javali.

Ponte principal de Tormes

9. Convento de San Esteban

O convento de San Esteban, pertencente à ordem dominicana e construído entre 1524 e 1610, é um dos edifícios mais bonitos para visitar em Salamanca.
O exterior impressiona com sua fachada decorada em estilo plateresco, com uma decoração abundante esculpida em pedra na qual se destaca o martírio de Santo Estêvão e dentro do impressionante claustro de dois andares e da igreja com vários cantos encantadores, como a Sacristia, o Coro , o retábulo e a escadaria Soto.
Uma opção interessante para conhecer a história deste convento e a de Las Dueñas, é reservar essa visita guiada em espanhol, que inclui a entrada desses dois monumentos.
Horário de visitação: todos os dias das 10h às 14h e das 16h às 18h de novembro a março. O restante dos meses fecha às 20h.

Convento de San Esteban, um dos lugares para ver em Salamanca

10. Casa Lis

A Lis House, uma mansão modernista localizada acima da antiga muralha que circundava a cidade na Idade Média, é a última recomendação da lista de lugares para ver em Salamanca.
Este edifício construído em 1905 tem na fachada sul formada por duas galerias de vidro e ferro, sua grande jóia.
No interior, você pode visitar o Museu Art Nouveau e Art Dèco, que abriga uma magnífica coleção de bonecas de porcelana, e um amplo pátio coberto por um espetacular vitral.
O preço do bilhete é de 4 euros e, por 6 euros a mais, você pode reservar esta visita guiada para aprender mais sobre a história da casa e seu museu.

Horário de visitação: todos os dias das 11h às 20h, de 15 de março a 15 de novembro. O restante dos meses funciona de terça a sexta-feira, das 11h às 14h e das 16h às 19h, aos sábados e domingos, das 11h às 20h.

Lis House

Se você vai passar a noite na cidade, recomendamos que você caminhe sob os postes das ruas da cidade velha para ver todos os pontos mencionados na lista com poucas pessoas.
Outra alternativa é reservar essa visita para os melhores lugares iluminados da cidade ou esse passeio de mistérios e lendas, ambos localizados entre os passeios mais valorizados pelos viajantes que visitam a cidade.

Como chegar a Salamanca de Madri

A maneira mais comum de chegar a Salamanca é saindo de Madri de transporte público ou carro.
O trem de alta velocidade ALVIA deixará você em uma hora e meia por 25 euros em Salamanca da Estação Chamartín de Madri. Você pode reservar os ingressos com antecedência aqui, para evitar a falta de assentos, especialmente se você viajar na alta temporada, nos finais de semana ou nos feriados.
Outra opção seria pegar o ônibus da empresa Avanza que sai da Rodoviária Méndez Alvaro South e leva uma hora a mais para chegar a Salamanca do que o trem, por um preço semelhante.
Tanto a estação de ônibus quanto a estação de trem ficam a cerca de 15 minutos a pé do centro histórico ou a 5 minutos de ônibus.

Outra maneira mais interessante que lhe permitirá conhecer melhor a história da cidade e não perder nada importante para visitar em Salamanca é reservar esta excursão a Salamanca de ônibus com um guia em espanhol e que inclui a visita a Ávila, outro dos pontos essenciais para ver na Espanha.

Para mais informações sobre a transferência, você pode consultar este post sobre como chegar a Salamanca saindo de Madri.

Se você quiser ajudar-nos a completar a lista de os 10 lugares para visitar em Salamanca, adicione o seu nos comentários.

Pin
Send
Share
Send

Vídeo: Vlog Espanha Salamanca (Abril 2024).