O que ver em Fez em um dia

Pin
Send
Share
Send

Dia 4: FEZ: Medina (Fez El-Bali), Bab Bou Jeloud, Madraza el-Attarine, Madrasa Bou-Inania, curtumes, lugar como Seffarine ...

Ontem, nos encontramos com a equipe do Riad Ibn Khandoun, que tomava café da manhã às 8h30 da manhã. Já ontem vimos que, embora a vida na cidade comece cedo, a Medina e o meio ambiente não começam a acordar antes das 10 horas, então decidimos tomar o café da manhã um pouco mais tarde e, assim, descansar um pouco que não é ruim depois do dia inteiro que tivemos ontem depois de visitar Volubilis de Meknès.


Descemos para o café da manhã no salão do riad que reservamos graças a PSPTravel e depois de um café da manhã de campeões, revisamos o planejamento de hoje, apontando todos os pontos dos lugares que queremos visitar, anotando-os em nosso CityMaps2Go e às 9 da manhã já estamos nas ruas de Fez, prontos para nos reconciliarmos com ela após o mal experiência de ontem

Tomando café da manhã no riad de Fez

A primeira coisa que fazemos é seguir em direção a Bab Bou Jeloud, que é o portal mais importante da Medina e de onde partem as ruas mais famosas: Talra Kbira e Tala Saguira.
Uma boa opção para ter um bom primeiro contato com a Medina é reservar uma visita guiada em espanhol ou que inclua uma visita panorâmica.

Bab Bou Jeloud

Tomamos Talra Kbira e não precisamos de mais do que alguns metros para retornar ao Marrocos pelo qual nos apaixonamos no primeiro dia em que o conhecemos.

Imagens da Medina de Fez

Medina de Fez

Sim, é verdade que em várias ocasiões nos perguntam se precisamos de um guia, alegando o quão difícil é nos orientar na Medina, mas no momento eles nos deixam ir quando dizemos que não nós precisamos

Informações mais práticas para preparar sua viagem a Fez

- 50 coisas para ver e fazer em Fez
- As 5 melhores excursões de Fez
- 10 lugares essenciais para ver em Marrocos
- 10 dicas essenciais para viajar para Marrocos

A poucos metros de Bab Bou Jeloud nós conhecemos o Madrasa Bou Inania, a escola teológica mais espetacular de Fez, onde entramos por 10 dirhams por pessoa.

Madrasa Bou Inania

Temos que dizer que em Fez existem vários lugares emblemáticos para visitar, mas a melhor coisa sobre Fez é passear, como na maioria das cidades marroquinas, e se perca. Para nós, é necessário conhecer o melhor de Marrocos.

Medina de Fez

Continuamos Talra Kbira, embora às vezes seja impossível não entrarmos nas ruas paralelas, cruzando com moradores, burros, cheiros e cores que gradualmente nos reconciliam com Fez.

Ruas da Medina de Fez

Aproveitamos a oportunidade para comprar 4 cartões postais com selos por 54 dirhams e chegamos ao Madrasa el-Attarine onde também entramos por 10 dirhams por pessoa.

Madrasa el-Attarine

Neste ponto da rua, estamos ao lado do Mesquita Kairaoine, que abriga a universidade mais antiga do mundo e é o centro espiritual de Fez e mesmo de todo o Marrocos. Aqui nos aproximamos, apesar de não podermos acessar e não sermos muçulmanos, embora você possa tirar uma foto de fora.

Mesquita e Universidade de Kairaouine

Estamos muito atraídos pelo fato de que, depois do que lemos sobre Fez e sua Medina e o que aconteceu conosco ontem à noite, esperávamos que teríamos que nos livrar das pessoas e a verdade é que nada está mais longe da realidade. Podemos andar ao nosso capricho sem que ninguém nos oprima, talvez tenhamos que ver o tempo, já que no momento é baixa temporada, mas segundo a nossa experiência, podemos dizer que a Medina de Fez não é nada impressionante.
Chegamos à Praça Seffarine, seguindo os sinais de cores diferentes (elas indicam de acordo com os monumentos e souks de cores, palácios e jardins andaluzes, Fez el-Jdid, o distrito andaluz ou o Circuito Artesanal) que as autoridades de Fez colocaram na Medina para os turistas se orientarem. Isso nos ajuda muito a chegar a esse lugar onde mudamos totalmente o ambiente, conhecendo mais pessoas locais e o barulho do metal batido.

Praça do Saffarine

Cenas de um canto da Praça Saffarine

Nesse momento, deixamos um pouco de planejamento que tínhamos para esta manhã e começamos a nos perder nas ruas adjacentes à cidade. Praça do Saffarine até encontrarmos um sinal que indica a curtumes.
Nós não pensamos sobre isso e continuamos até que um homem nos diga para entrar em sua barraca para subir ao terraço.
Fazemos isso e depois de alguns passos, lá estamos, de frente para o Curtumes famosos de Fez.

Curtumes de Fez

Detalhes dos curtumes de Fez

Reserve os passeios e excursões com melhor classificação em espanhol de Fez pelos viajantes:

- excursão de 2 dias ao deserto de Merzouga
- Visita guiada a Fez e visita panorâmica
- Excursão a Chefchaouen
- Excursão a Volubilis, Mulay Idrís e Meknes
- Visita guiada à Medina de Fez
- Mais excursões e passeios aqui

Depois de centenas de fotos e nos colocarmos bem, vemos qual será nosso próximo objetivo, um terraço bem na frente de onde você tem o melhores vistas dos curtumes de Fez.
O homem que nos acompanhou até o terraço nos mostra a loja, no máximo 5 minutos e, sem encontrar o que queremos, um portfólio para colocar documentos, saímos sem gastar um dirham para acessar o terraço.
Seguimos a rua onde estamos, vire à direita e depois à esquerda e entre os becos chegamos à outra loja onde repetimos a operação com o raminho de hortelã no nariz, mesmo que não seja realmente necessário. O cheiro não é insuportável ou, pelo menos, não nos parece, embora certamente estar em 17 graus também ajude.
As vistas daqui são impressionantes, certamente o melhor de todos os terraços com vista para os curtumes.

Curtumes atrás das grades

Os famosos curtumes de Fez

Há muitas fraudes sobre Fez, como o mau tratamento que dão aos turistas, perseguindo-os para vender, esgotando com a insistência em guiá-lo através da Medina, cobrando para guiá-lo aos preços exagerados dos curtumes. Ontem nos conhecemos em primeira mão, mas isso não significa que possamos generalizar o contrário. Tivemos uma experiência ruim, mas hoje Fez nos mostrou que esse era um caso isolado e é nossa obrigação contar, mas, acima de tudo, não supor que, por esse fato isolado, todos sejam assim.

Vista para os curtumes de um terraço

Cores em curtumes

Tingir com açafrão

Depois das 12:30 da manhã, retornamos às ruas da Medina de Fez para nos perdermos novamente por suas ruas cheias de cores.
Enquanto passeamos pelas ruas, somos atingidos por um lugar que vemos, o Restaurante Sekaya em que o cartel anuncia vistas da Medina de Fez.
Assim que chegamos ao último andar, ao terraço, entendemos o anúncio e precisamos acrescentar que pode ser o melhores vistas da Medina de Fez que podemos ter

Vistas de Fez do restaurante Sekaya

Pedimos um espetacular tajine de frango, além de carne com ameixas secas, coque, água e cafés por 160 dirhams. Sem dúvida a melhor comida que fizemos nesta viagem a Casablanca, Meknès e Fez.

Tagine de frango com limão no restaurante Sekaya

Vistas espetaculares da Medina de Fez e comida deliciosa. Sem dúvida, se puder, não perca.
Saímos do restaurante depois das duas horas da tarde e dizemos que é hora de voltar a andar, dessa vez perdendo-se nas ruas menos percorridas da Medina e partimos, se conseguirmos.

Cores na Medina de Fez

Este é o autêntico Fez. Recomendamos que você saia das ruas principais, onde há mais pessoas e turistas, e se perca nas ruas adjacentes, não apenas pelo que pode ver, mas também pelo contato local.

Tronos de noivas na Medina de Fez

Medina de Fez

Perdido na Medina de Fez

Sem perceber, chegamos a Bab guissa, o portão mais ao norte da Medina, muito próximo ao Túmulos de Benimérines ou Merinides o lugar onde queríamos ver como o pôr do sol caiu sobre Fez.
Então, como ainda são 3h30 da tarde, escolhemos ir para o Palais Royal para ver suas famosas 7 portas.
Tomamos um pequeno táxi que nos deixa lá por 13 dirhams e tomamos um bom banho de foto e saímos das intrincadas ruas da Medina.

Portas do Palais Royal de Fez

Às 16h30, retornamos para pegar outro petit taxi para nos levar de volta ao Túmulos de Benimérines ou Merinides para apreciar o pôr do sol sobre Fez.
Vale a pena chegar aqui para apreciar o pôr do sol com vistas incríveis da cidade.

Túmulos de Benimérines ou túmulos de merinides

Pôr do sol sobre Fez

Sem dúvida, a melhor despedida de um dia que nos mostrou que nem todas as impressões são boas ou todos os preconceitos válidos.
Lemos em algum lugar que o pôr do sol nesta área de Fez era chocante e não mentiríamos para você, as vistas são muito boas, mas também podemos dizer que a pessoa que escreveu isso certamente não teve um dia muito bom. O tempo livre, definitivamente vem, mas não como algo essencial.
Quando o sol se põe, começamos a descer e voltamos a Bab guissa em 10 minutos para voltar à Medina, desta vez a caminho do nosso riad, onde descansamos alguns minutos antes de voltar para o jantar.
Hoje estamos exaustos, por isso decidimos não entrar na Medina novamente e optamos por jantar no Restaurante Café RSif, com um terraço panorâmico onde pedimos um sanduíche e uma pizza mais água e suco de laranja por 130 dirhams.

Jantando em Fez

São 21:00 quando voltamos ao nosso Riad para passar nossa última noite em uma das cidades mais bonitas do mundo, Fez.

Curtumes de Fez

Dia 5: FEZ: Bab Bou Jeloud, Medina (Fez El-Bali), Talra Kbira, Tala Saguira ... - AEROPORTO DE FEZ - BARCELONA

Pin
Send
Share
Send