Lago Namtso no Tibete

Dia 12: Lhasa - Lago Namtso no Tibete

Hoje tivemos que acordar mais cedo do que o normal, pois ficamos com Pasang às 7 horas para ir ao lago Namtso, no Tibete, um dos lugares que mais queríamos conhecer nesta viagem e que finalmente podemos aproveitar hoje.
Depois de um banho e um café rápido, deixamos o Tashitakge Hotel Lhasa, para conhecer Pasang e começar a visita de hoje. A viagem de carro será de aproximadamente 5 horas de ida e volta, já que o Lago Namtso, embora esteja a apenas 270 quilômetros de Lhasa, existem muitos radares de velocidade na estrada, portanto a rota é estendida, tanto para o dobro do tempo que levaria em qualquer estrada espanhola.
Aqui, pelo que eles nos dizem, os controles de velocidade são muito comuns, além dos radares. Estes, como podemos ver hoje no caminho para Lago Namtso no Tibete, são um tanto raros, por assim dizer.
Você chega a um ponto na estrada em que há um pequeno escritório onde é entregue um papel e em que há um cartel no qual são indicados os minutos necessários para percorrer os próximos x quilômetros. Até agora, tudo poderia ser lógico, se não fosse pelas equivalências, que são totalmente exorbitantes, do estilo ter que percorrer 30 quilômetros em 65 minutos, em uma estrada adequadamente pavimentada, sem curvas, na qual se poderia ir perfeitamente para 70-80. quilômetros por hora.
É por esse motivo que, em muitas ocasiões, o viagens de carro no Tibete elas se tornam infinitas, embora com a imensa sorte para nós, turistas, de podermos deliciar-nos com as incríveis paisagens e cenas que estão acontecendo enquanto viajamos por essa terra incrível.

Assim que deixamos a cidade, tomamos a estrada paralela à estrada por onde chegamos a Lhasa no Trem das Nuvens, há quase uma semana, de onde desfrutamos de paisagens deslumbrantes, pontilhadas por pequenas cidades, o que torna Este início da viagem é um momento único.

Trem das nuvens

As montanhas ainda estão nevadas e parecem de merengue, dando-nos imagens realmente incríveis, que nos fazem não separar a vista das janelas do carro durante toda a jornada, além de confirmar o que já pensávamos : Somente para essas paisagens vale a viagem ao Tibete.
Nós fazemos a primeira parada em rota de Lhasa para Namtso Lake no Tibete quando são 9h30, em uma área onde há banheiros, onde aproveitamos a entrada e muito mais depois de beber água suficiente para combater o mal da altitude, especialmente a partir de hoje, chegaremos a 5000 metros Nos próximos dias, iniciaremos a rota pelo Tibete.

Paisagens incríveis a caminho do Lago Namtso

Neste ponto, já estamos a 4300 metros e 0 graus, o que notamos em nosso corpo, tanto por causa do frio quanto da sensação de cansaço depois de caminhar por alguns minutos, tentando caminhar rodeados por essas paisagens incríveis e vistas espetaculares com as montanhas nevadas de os arredores.

No momento, a doença da altitude não está nos afetando muito, embora notemos alguma fadiga e fadiga, apesar de ter dormido por 5 noites em Lhasa, a 3650 metros. E é que, como lemos e eles nos recomendaram, não é aconselhável deixar de estar alerta aos sintomas, pois eles podem aparecer a qualquer momento, mesmo que você já tenha alguns dias de adaptação.
Continuamos a viagem, sempre rodeados de paisagens que não esqueceremos, por isso, às 11 da manhã, chegamos ao local onde é necessário comprar os ingressos para acessar o Lago Namtso, que Pasang compra enquanto passamos a licença e o controle de passaportes e Tre o outro lado nos espera com o carro.

Controles para entrar na área do lago Namtso

A partir deste momento começa uma subida entre montanhas nevadas, impressionante, onde passamos pela passagem de Lakenla a 5186 metros de altura e depois descemos para o lago Namtso, localizado a 4718 metros.
Como esperado, neste ponto da viagem, você precisa parar para ver as vistas e desfrutar da altitude máxima em que estivemos tão longe nesta viagem.

Lakenla Pass

A essa altura do dia, nosso corpo continua se comportando muito bem, embora eu (Vanessa) tenha um leve cansaço que me faça me mover um pouco mais devagar e, acima de tudo, tenha um cuidado especial para fazer esforços e continuar bebendo a água para ficar tão hidratada possível.

Começa a descida ao lago Namtso

Chegamos a Lago Namtso no Tibete às 12 horas, momento em que Pasang e Tre nos deixam na área para aproveitá-lo por mais de uma hora, depois de nos dar as explicações e, acima de tudo, nos alertar sobre a altitude em que estamos e a necessidade de facilitar as coisas para evitar problemas.

Lago Namtso no Tibete ou Nam Co, um lago tibetano sagrado com quase 5000 metros de altura

Ele Lago Namtso no Tibete É o segundo maior lago de água salgada da China e também é considerado pelos tibetanos como um dos três lagos sagrados. Com algo com mais de 70 quilômetros de comprimento e 30 de largura e 7000 metros de altura em algumas das montanhas que a cercam, essa é uma das paisagens mais incríveis que já vimos até agora.
Do estacionamento, onde há um banheiro, sem portas e ao turco, além de vários restaurantes e pequenas lojas, nas quais vendem até pequenas garrafas de oxigênio, que vemos usando vários turistas, de onde uma pequena ladeira é baixada, de que já está começando a ver o lago Namtso ao fundo.

Lago Namtso no Tibete

Deve-se dizer que de qualquer área as vistas são excelentes, mas devemos ter em mente que o lago é imenso, por isso vale a pena focar em algumas áreas e aproveitá-las ao máximo, para evitar ter que correr de um lado a outro.

Não precisamos de mais de um minuto na praia para confirmar o que pensávamos. Ele Lago Namtso no Tibete É pura natureza.
Pelo que tínhamos lido, o derretimento começa em meados de abril e, nesse momento, deve estar praticamente livre de gelo, mas somos contra as previsões, com a maior parte do lago congelado, tirando-nos algumas imagens que não esperávamos e Temos que confessar, eles são um grande presente para nós.

Lago Namtso no Tibete

Devido à altitude, não podemos esquecer que o lago tem 4700 metros e passa por uma passagem superior a 5000 metros; é aconselhável fazer essa saída quando você estiver alguns dias em Lhasa, desde a inclinação de mais de 1000 metros não é uma piada.

No Lago Namtso no TibeteHá cinco pequenas ilhas, que Pasang nos diz, anos atrás, peregrinos ocupados, que atravessaram o lago congelado no inverno, para passar o verão ali, esperando o lago congelar novamente no novo inverno, para atravessá-lo novamente e voltar para o continente
Hoje isso é proibido pelas autoridades, então essas pequenas ilhas são completamente desabitadas.

Lago Namtso no Tibete

Embora o lago esteja congelado, devemos estar cientes de que estamos no meio da estação de degelo; portanto, algumas áreas onde a água começa a circular e outras onde o gelo começa a rasgar com o peso começam a ser vistas.
Diante disso, é altamente recomendável ir com muito cuidado e evitar as fotos típicas pulando, algo que vemos faz outros turistas, arriscando-se primeiro a sofrer as consequências da doença da altitude e depois a cair na água se o gelo eventualmente quebrar.

Frente a Lago Namtso no Tibete há o pequeno mosteiro Thasi Dor, que você verá tanto no estacionamento quanto no próprio lago, onde alguns monges vivem hoje.

Mosteiro Thasi Dor

Depois de pouco mais de uma hora na área, desfrutando de paisagens incríveis, decidimos que chegou a hora de comer. É neste momento que nos lembramos de Pasang e de suas recomendações para trazer algo para comer. Não apenas por causa dos lugares que vimos na área e que acreditamos que não gostaríamos muito, mas também pela possibilidade de nos sentarmos em frente ao local. Lago Namtso no Tibete e faça um piquenique em frente a uma das paisagens mais incríveis do mundo.

Lago Namtso no Tibete

São 2:30 da tarde quando terminamos a visita ao Lago Namtso no Tibete para voltar a Lhasa e fazemos uma visita à cidade para visitar o Mosteiro de Tshurpu, que está a caminho.

Lembre-se de que qualquer viajante estrangeiro que queira viajar para o Tibete deve fazê-lo por meio de uma agência (é impossível viajar de graça para o Tibete), adicionando a um grupo ou em particular e tendo, antes de entrar no Tibete, uma rota fixa, que a agência terá enviado e deve ser aprovada pelas autoridades chinesas.
Para obter o visto e todas as permissões, é necessário que esse itinerário seja aprovado pelas autoridades. Também não é possível modificar o itinerário em tempo real, algo muito importante a ser lembrado, pois forçará você a ter clareza sobre o que deseja visitar desde o primeiro momento, pois, com base nisso, a agência gerenciará as permissões.
No nosso caso, viajamos com o Guia da China, que conseguiu todas as permissões após criar um itinerário personalizado em conjunto, com um guia em espanhol e que nos levou a desfrutar como nunca imaginamos esse lugar mágico.

Mas são quase cinco horas da tarde, quando estamos a alguns quilômetros de distância, quando encontramos um monumental engarrafamento no meio da estrada, devido a um grande colapso devido à quantidade de caminhões, o que faz com que nossos planos comecem a truncar, e que estamos em colapso e desempregados e com o tempo não parece muito bom.
No final, é depois das 6 da tarde e, como não avançamos, Pasang nos propõe fazer uma mudança e remover do passeio o Mosteiro de Tshurpu, onde não chegaremos durante o tempo e visitaremos o Mosteiro de Sakya, o dia em que vamos ao acampamento A Base do Everest, que pelo que nos diz, é impressionante.
Aceitamos com prazer essa mudança de planos, então ligue para a agência para confirmar essa alteração e verificar se temos as permissões de acesso e, com tudo confirmado, temos outra para retirar os lanches que nos restam, além dos que levam Pasang e Tre e fazer um pequeno piquenique na estrada até que finalmente, quando são 19 horas, começamos a circular para que "normal", para chegar a Lhasa quando são quase nove da noite.

Sendo desta vez e vendo que o dia está bastante claro, contra a previsão do tempo, pedimos que você nos deixe diretamente na área do Times Square Mall, para jantar lá e aproveite a oportunidade para tirar as fotos noturnas do Palácio de Potala.
E dito e feito, embora o jantar que tínhamos planejado tenha mudado para algo mais rápido, um menu no KFC e a verdade é que hoje não estamos com muita fome depois das horas em que estivemos no carro e na altitude, então Após este jantar improvisado, quando são 22 horas e, como já é noite fechada, partimos para o Palácio de Potala, a pouco mais de 1 km de onde estamos.

Seguimos o mesmo caminho que fizemos ontem em Lhasa, excluindo o Potala kora e começando nossa visita à beira do lago em frente ao Potala e onde a noite nos deixa uma visão verdadeiramente espetacular, com o incrível Palácio de Potala refletido no agua

Palácio de Potala

A partir daqui, continuamos a Grand Plaza, onde não há ninguém no momento, e onde, como nesta manhã, podemos tirar fotografias em total solidão, algo que precisamos dizer é apreciado e muito mais em um lugar como este.

Palácio de Potala da Grand Plaza

Seguimos o caminho até a montanha Yaowang, o ponto de vista incrível, onde desfrutamos de vistas incríveis do Potala, que não saberíamos se são ainda mais impressionantes do que aquelas que pudemos apreciar ontem de manhã.

Potala from Montanha Yaowang

Palácio de Potala

São aproximadamente 11 da noite quando decidimos que chegou a hora de voltar ao Tashitakge Hotel Lhasa e mais depois do dia que estamos tirando hoje, então precisamos olhar para trás pela última vez e tirar a que provavelmente é a última imagem. nós temos o Palácio Potala ao anoitecer ...

Tentamos parar um par de táxis, mas não temos sorte, diretamente por não querer parar ou por não se entenderem, já que quem para, diretamente quando mostramos o endereço do hotel nos diz para não assinar, então escolhemos perguntar Um tuk tuk que nos leva ao hotel. Após alguns minutos de negociação, nos quais vários motoristas intervêm, ele nos diz que nos leva por 30RMB, que, contando que estamos a aproximadamente 2 km e meio do hotel e o tuk tuk não é motorizado, mas sim uma bicicleta, encontramos uma bicicleta. Preço mais do que razoável.
Então, depois de 20 minutos, e dando uma gorjeta de 20RMB depois de ver o esforço que fizemos, chegamos ao nosso hotel e nossa cama, que nos espera de braços abertos para nos abrigar até amanhã, dia em que iniciaremos o rota pelo Tibete que nos levará ao acampamento base do Everest, com o qual realizaremos outro de nossos sonhos de viagem.

Dia 13: Rota do Tibete de carro: Palácio de Lhasa - Tsedang - Yungbulakang