A cidade de Machu Picchu em um dia

Dia 13: AGUASCALIENTES - MACHU PICCHU - OLLANTAYTAMBO

São quatro da manhã e chegou o dia em que realizaremos um sonho. Um daqueles sonhos que vimos em livros e documentários desde que éramos crianças e que finalmente chegou a hora de vê-lo com nossos próprios olhos, hoje teremos diante de nós o cidade de Machu Picchu.
Ontem à noite, fomos dormir no Hotel La Pequena Casita às 22h, com o barulho do rio Aguascalientes que temos em frente ao nosso quarto. O rio fica cheio e entre pedras, de modo que o barulho é ensurdecedor e nos faz sentir, se possível, muito mais próximos do gelo que coroará essa viagem ao Peru de graça.
Hoje de manhã acordei várias vezes percebendo um leve som de chuva. No final, às 3.38 da manhã, para ser exato, não pude mais resistir e fui direto para a janela.
O que vi me deixou menos pensativo e um pouco nervoso. Está chovendo. Então, fazendo novos planos para mim ainda chovendo hoje, volto para a cama, incapaz de pegar o sonho.

Não posso deixar de pensar que hoje, aquilo que sempre nos ajuda com o tempo, não pode falhar.
E assim passam os minutos até às quatro horas, o alarme soa e puxamos a cama diretamente em direção à janela: parou de chover. O sorriso em nosso rosto é um poema.
Vamos limpar e consertar a mochila que deixaremos no albergue até esta tarde que retornaremos de nossa visita ao cidade de Machu Picchu em um dia e pegue o trem para Ollantaytambo.
O café da manhã começa às 5h, então é hora de tomar café da manhã alternadamente na fila o mais rápido possível no ponto de ônibus. ônibus que leva de Aguascalientes até a cidade de Machu Picchu, que ontem, quando chegamos a Aguascalientes, pegamos os ingressos para antecipar o horário.
Quando são 5h15 da manhã, vou à fila para fazer a mudança e há tantas pessoas que a fila chega quase à porta do hotel e Roger está quase no início, então ele diz que prefere não tomar café da manhã e esperar que ele saia. O primeiro ônibus por alguns minutos.
E em 5 minutos, às 5h20 da manhã, somos montados no primeiro ônibus que nos leva direto à cidade de Machu Picchu.

Lembre-se de que há um número limitado de ingressos para ver Machu Picchu e eles se esgotam rapidamente, então você deve fazer a reserva com a maior antecedência possível. Além disso, como aconteceu conosco e muitos viajantes nos explicaram, a compra pelo site oficial costuma ser problemática, pois os cartões não peruanos cometem erros de pagamento. Com isso em mente, uma boa opção é reservar aqui o bilhete oficial para a Cidadela Perdida de Machu Picchu.

Ônibus de Aguascalientes para Machu Picchu

A escalada é incrível, embora a escuridão e o nevoeiro não nos permitam ver para onde estamos indo, mas talvez seja isso que faz essa incrível subida.
Ao longo do caminho, encontramos muitas pessoas com suas frentes que sobem e que certamente tem que ser uma experiência incrível.
Chegamos a posto de controle da cidade de Machu Picchu, onde temos que mostrar o passaporte e a entrada às 5h50 da manhã, dez minutos antes de abrirem e estamos a poucos metros de um sonho.

Poucos minutos antes das seis, as portas se abrem e passamos pelo posto de controle, onde passaportes e passagens nos olham, mas não as mochilas como havíamos lido.
Começamos a subida, que tudo deve ser dito que, neste momento e com algumas horas de sono, se cansa um pouco e, ainda por cima, chove, as pedras deslizam muito, então nos cansamos um pouco mais do que o esperado.
Finalmente chegamos à casa do guardião e o vemos: na nossa frente, coberto de neblina e apenas se mostrando um pouco, muito ligeiramente, quase inestimável.

A cidade de Machu Picchu escondida atrás do nevoeiro

É incrível. Uma daquelas sensações que sabemos que nunca esqueceremos e que, embora pareça atual, nos deixa totalmente apaixonados pelo lugar.
Aproveitamos a oportunidade para tirar algumas fotos, tentando fazer uma diferença entre as pessoas quando começa a chover novamente.
Nós não podemos acreditar. Isso só nos dá tempo de voltar para a cabine do guardião e nos proteger, esperando a chuva diminuir e nos dar uma trégua.
E, embora pareça mentira, passamos as próximas duas horas e meia. A chuva se torna intensa e o nevoeiro cobre tudo. Acho que estamos tão surpresos que nem acreditamos nisso.
Quando há alguns minutos para as 9 da manhã e vendo que a chuva deixou sua intensidade para dar lugar à garoa, Roger é incentivado e decidimos descer para visitar as ruínas.
Embora não tenhamos o melhor clima que pensávamos e o nevoeiro não seja o melhor aliado da cidade de Machu Picchu, decidimos que devemos visitar o máximo possível, caso o tempo piore.
A visita a A cidade perdida dos incas de Machu Picchu é o glacê de qualquer viagem ao Peru e até à América Latina, que com uma localização espetacular se torna o sítio arqueológico mais conhecido do continente e talvez do mundo..

Informações mais práticas para preparar sua viagem ao Peru

- Como chegar a Machu Picchu de Cusco
- 10 lugares essenciais para visitar no Peru
- 10 dicas essenciais para viajar para o Peru
- O melhor seguro de viagem para o Peru

Esta cidade imponente passou despercebida pelos conquistadores espanhóis e foi praticamente esquecida até o século XX.
Na alta temporada, do final de maio ao início de setembro, são permitidos no máximo 2500 visitantes por dia, por isso recomendamos que você compre seus ingressos com antecedência para não correr o risco de ficar sem eles.

Ruínas da cidade de Machu Picchu

Se formos diretamente para as ruínas a partir do acesso direto e não através da cabine do Funeral Rock Guardian um grande terraço é atravessado para um belo complexo formado por 16 banhos cerimoniais conectados, que em cascata, são distribuídos entre as ruínas acompanhadas por lances de escada.

Banhos cerimoniais na cidade de Machu Picchu

Logo acima dos banheiros, você vê o única construção circular da cidade de Machu Picchu, o Templo do Sol, uma torre curva que se estreita até o ápice e abriga algumas das mais belas obras de pedra de Machu Picchu. Aparentemente, foi usado para fins astronômicos.

Reserve os passeios e excursões com melhor classificação em espanhol de Cuzco pelos viajantes:
- Excursão a Machu Picchu
- rota de 2 dias ao longo da Trilha Inca
- Ótima rota de 4 dias pela Trilha Inca
- Excursão ao Vale Sagrado dos Incas

- Muitas mais excursões e passeios aqui

No interior, há um altar e uma janela trapezoidal, curiosamente perfurada, com vista para o local.
Você não pode entrar no templo, mas pode vê-lo de cima, das escadas que descem e ficam à esquerda da cabine do Guardião.

Templo do Sol em Macchu Picchu

Debaixo do Templo do Sol há uma caverna de rocha natural bastante escondida e na qual os cortadores de pedra incas esculpiram cuidadosamente um altar escalonado e nichos sagrados. É conhecido como o Túmulo Real, embora nenhum corpo tenha sido encontrado aqui.

Túmulo real na cidade de Machu Picchu

Subindo as escadas que permanecem acima dos banhos cerimoniais, você alcança um aterro com pedras espalhadas que antes eram usadas como pedreira. No final da escada, vire à direita e depois de passar pela pedreira, você chega ao home run Praça Sagrada.

Praça quadrada em Machu Picchu

No lado oposto, há um pequeno ponto de vista, com uma parede semicircular que oferece vistas espetaculares da Cordilheira de Vilcabamba e o rio Urubamba ao pé.
Os outros três lados da praça sagrada são cercados por edifícios importantes.
Ele Templo das Três Janelas Oferece vistas deslumbrantes da praça através das três enormes janelas trapezoidais que dão nome a este edifício.

À direita, você pode ver o Templo Principal, cujo nome vem da solidez e perfeição de sua construção. No canto de trás do templo, há uma rachadura causada porque a terra cedeu e não por causa da ineficiência dos construtores de Machu Picchu.

Machu Picchu

Templo principal de Machu Picchu com algumas rachaduras causadas pelo cedimento da terra

Em frente ao templo principal, encontraremos o casa do sumo sacerdote. Atrás, mas conectado ao Templo Principal é o pequena sacristia com numerosos nichos lindamente acabados, que eles aparentemente usavam para guardar objetos cerimoniais, além de um banco de pedra esculpida.

Ruínas de Machu Picchu

Atrás da sacristia há uma escada que sobe um pequeno monte até o santuário mais famoso de Machu Picchu, o Intihuatana, traduzido como "poste de amarração do sol" e refere-se ao pilar de pedra esculpida que muitas vezes foi confundido com um relógio de sol e fica no topo da colina de Intihuatana.
Os astrônomos incas foram capazes de prever solstícios usando os ângulos deste pilar.

Intihuatana ou posto de amarração do sol

Nos fundos do Intihuatana há outra escada que desce até a Praça Central, que separa o setor cerimonial de Machu Picchu dos setores industrial e residencial, não tão bem acabados quanto o restante das construções que vimos até agora.
No extremo inferior da Praça Central, encontraremos uma área chamada grupo Prisões, que é um complexo de células e passagens, localizado acima e abaixo do solo.

Entre as construções de Machu Picchu

A peça mais valiosa deste conjunto é o Templo do Condor, que mostra a escultura de um condor e um fundo de rochas naturais que parecem asas estendidas.

Machu Picchu

Depois de sempre viajar sob o nevoeiro e em alguns momentos uma chuva leve nas áreas mais importantes e conhecidas da cidade de Machu Picchu, seguimos em direção a Centro de Controle para subir o Huayna Picchu.

Posto de controle para escalar o Huayna Picchu

Aqui temos que dizer que, apesar de comprarmos os ingressos com antecedência e ao mesmo tempo que compramos o que nos deu acesso a Machu Picchu, hoje eles confirmam que não é o dia mais apropriado para fazê-lo, pois, devido à chuva, a subida não é segura e com o nevoeiro que está lá, provavelmente uma vez lá em cima não vemos nada.
Além do fato de não termos sido convencidos a fazê-lo, faltou apenas esse comentário da pessoa na bilheteria para deixar esse "glacê" para outra ocasião.

Opiniões das pessoas que, apesar das recomendações, ascendem a Huayna Picchu

Depois disso e quando são quase 13 horas, decidimos que é hora de sair para comer alguma coisa, descansar e ir ao banheiro.
Trazemos algo para comer nas mochilas, mas é preciso dizer que, embora pareça a coisa mais estranha do mundo, somos apresentados por todos os grupos organizados e pessoas que atualmente estão visitando Machu Picchu, por isso precisamos descansar e descansar, mesmo que estejam Alguns minutos fora do recinto.

Comer no único restaurante / bar, exceto o hotel, fora do complexo de Machu Picchu

Depois de comer um par de sanduíches com batatas por 51 solas e adicionar 10 solas para o café, sem as bebidas que já trouxemos, voltamos a entrar no recinto de Machu Picchu por volta das duas horas, na esperança de aproveitar um pouco mais esse lugar incrível .
E quando começamos a subir novamente e vemos que quase não há pessoas e que o céu está muito claro, nos reconciliamos com aquele Machu Picchu que vimos esta manhã cheio de pessoas e grupos organizados que nos deixaram de mau gosto apesar de tudo. Ansioso para apreciá-lo ao máximo.

Visualizações Machu Picchu

Diante de uma das maravilhas do mundo, Machu Picchu

Temos cerca de duas horas e meia até as quatro da tarde, para que tenhamos que retornar ao posto de controle para pegar o ônibus que nos retorna a Aguascalientes para pegar o trem do qual já temos os bilhetes às 17,27 para Ollantaytambo, o local onde ficaremos hoje, para não perder tempo e pretendemos dedicar esse tempo a apreciar a paisagem e as vistas com um céu muito mais claro.

O céu começa a clarear em Machu Picchu

Essas 2 horas e meia voam voltando para a Cabana do Guardião e de volta para visite as ruínas da parte superior de Machu Picchu.
Nesse momento, tivemos que decidir se fizemos o caminho para a Ponte Inca ou Inka Punt ou voltamos a percorrer as partes mais importantes das quais ainda não tínhamos terminado a manhã e escolhemos essa última opção e agora, vendo-a à distância, acreditamos que não estivemos errados.

Imortalizando Machu Picchu

Machu Picchu entre o nevoeiro

Após essa reconciliação e o que ela representa para nós, que é ver as coisas de maneira positiva, podemos dizer que tivemos a grande sorte de estar aqui e viver Machu Picchu envolto em um nevoeiro e em um ambiente que provavelmente não teríamos vivido em um dia ensolarado.
Você tem que olhar para o lado positivo de tudo, certo? E mais quando estamos viajando.
Então, passamos essas últimas horas até as quatro da tarde em que pegamos o ônibus novamente e desfazemos a estrada que percorremos esta manhã às 5h30 da manhã na chuva e voltamos a Aguascalientes.

Cidade de Aguascalientes

Pegamos a mochila do Hotel La Pequena Casita e os minutos que restam até o nosso trem de Aguascalientes para Ollantaytambo Aproveitamos a oportunidade para passear pelo mercado e pelas ruas de uma cidade que parece resultar da necessidade turística de Machu Picchu.

Mercado de Aguascalientes

São 17.27 quando o trem sai a tempo e hoje, com alguma luz do dia, podemos aproveitar a primeira parte da viagem nos vendo cercados por paisagens incríveis.

Trem de Aguascalientes para Ollantaytambo

E além de uma música de fundo andina que torna a jornada uma delícia, não como ontem, quando tocamos como música de fundo os gritos de um grupo de estudantes 😉
Quando viajamos por meia hora, um garoto fantasiado sai dançando e levando as pessoas para dançar danças tradicionais no meio do vagão. Embora não seja algo de que gostemos especialmente, dá um toque original a essa jornada que já fazemos na escuridão.
Chegamos a Ollantaytambo às 19 horas e apenas olhamos para o teto do trem, que é feito de vidro, e vemos que uma inundação está caindo. É claro que hoje é o nosso dia especial no Peru e que não vamos nos livrar da chuva ou terminar um dia como hoje.
Assim que saem, eles nos oferecem uma táxi para Cuzco de Ollantaytambo e aproveitamos a oportunidade para pedir preços para amanhã em táxi de Ollantaytambo para Salineras de Maras, Chinchero e Moray terminando em Cuzco, quais são os lugares que ainda temos que visitar.
Eles começam a nos pedir 180 solas que conseguimos diminuir para 150 depois de um pouco de discussões. Este foi o único lugar no Peru onde pudemos negociar um táxi.
Esse mesmo cara com quem estamos lidando com a excursão de amanhã nos aproxima do hotel por 5 soles e, quando vamos pagar, ele nos diz que não tem troco, então dizemos que vamos ao hotel Tikawasi Valley e ele nos faz o comentário que pedimos hotel para confirmar que 150 soles por entre Ollantaytambo e Salineras de Maras, Chinchero e Moray terminando em Cuzco Com uma duração de cerca de 4 ou 5 horas é um bom preço.
Ele colocou o doce na boca, então fazemos isso e quando perguntamos no vale de Tikawasi, onde ficaremos hoje à noite, eles nos dão um preço de 140 soles por 6 horas de passeio, deixando-nos um preço mais baixo do que o motorista de táxi.
Então, quando vamos pagar o menino, dizemos a ele e, embora ele nos deixe cair para 140 solas, dizemos que lamentamos, mas já fechamos o hotel para ver que ele nos deu um preço melhor.

A noite chega a Ollantaytambo

E entre o check-in e o descanso de alguns minutos, eles nos dão oito à noite, então fomos a uma pizzaria que fica quase ao lado do hotel e é recomendada entre os melhores restaurantes de Ollantaytambo, onde pedimos pizza, um prato de carne, cerveja mais coque para 61 solas.
E quando são quase dez da noite, é hora de dormir depois de um dia incrível.
Hoje está claro que vamos sonhar. Será com Machu Picchu.

Incrível Machu Picchu

Nas ruínas de Machu Picchu

"Os sonhos só morrem se o sonhador morre"

Após este dia e esta visita a Machu Picchu e, embora não possamos deixar de dizer que é um lugar incrível e especial, também queremos enfatizar algumas coisas que pensamos depois de saber o que é e o que cerca a cidade de Machu Picchu:
O Peru é muito mais que Machu Picchu, sem dúvida.
Para um Machu Picchu sem guias ou grupos organizados e com acesso mais limitado.
Para um Machu Picchu com serviços mínimos de acordo com o local e o preço dos ingressos

Dia 14 - OLLANTAYTAMBO - SALINERAS DE MARAS - MORAY - CHINCHERO - CUZCO